10 dicas para se tornar um líder melhor
Como se tornar um bom líder?
Como você descreveria um líder forte? Em um estudo, qualidades de liderança como assertividade, adaptabilidade, inteligência e conscientização foram citadas como as mais importantes. Mas, o que torna um líder melhor?
Há algumas pesquisas que mostram claramente que os líderes transformacionais - líderes que são positivos, inspiradores e que fortalecem e desenvolvem seguidores - são líderes melhores. Além disso, eles são mais valorizados pelos seguidores e têm equipes de melhor desempenho.
Então, o que você pode fazer para abraçar essas valiosas qualidades de liderança e se tornar um líder mais forte e eficaz? Líderes transformacionais são geralmente descritos como entusiastas, apaixonados, genuínos e energéticos. Esses líderes não estão apenas preocupados em ajudar o grupo a atingir suas metas; eles também se importam em ajudar cada membro do grupo a atingir seu pleno potencial.
Considere algumas das dicas a seguir para se tornar um líder melhor e pense em maneiras pelas quais você pode implementar essas estratégias em sua vida diária.
1. Comece entendendo seu estilo de liderança
Entender seu atual estilo de liderança é essencial. Quais são os seus pontos fortes? Quais áreas precisam de alguma melhoria? Uma maneira de começar a avaliar suas habilidades é fazer esse teste de estilo de liderança para ter uma ideia geral de como você lidera.
Depois de ter concluído o teste, leia sobre as principais características do seu estilo dominante. Essas qualidades ajudam ou atrapalham sua liderança? Assim, depois de determinar quais áreas precisam de algum trabalho, você pode começar a procurar maneiras de melhorar suas habilidades de liderança.
2. Incentive a criatividade
A estimulação intelectual é uma das qualidades de liderança que definem a liderança transformacional. Os seguidores precisam ser encorajados a expressar sua criatividade. Líderes eficazes devem oferecer novos desafios com amplo apoio para atingir esses objetivos.
Uma maneira de promover a criatividade é oferecer desafios aos membros do grupo, certificando-se de que os objetivos estão ao alcance de suas habilidades. O objetivo desse tipo de exercício é fazer com que as pessoas ampliem seus limites, mas não desanimem as barreiras ao sucesso.
3. Servir como um modelo
A influência idealizada é outro dos quatro componentes-chave da liderança transformacional. Líderes transformacionais exemplificam os comportamentos e características que eles encorajam em seus seguidores. Pois, tem atitudes positivas em relação aos desafios relacionados ao trabalho. Como resultado, os membros do grupo admiram esses líderes e trabalham para imitar esses comportamentos.
Se você quiser se tornar um líder melhor, trabalhe na modelagem das qualidades que gostaria de ver nos membros de sua equipe.
4. Ser apaixonado
Você procuraria alguém por orientação e liderança se não se importasse verdadeiramente com os objetivos do grupo? Claro que não! Grandes líderes não estão apenas focados em fazer com que os membros do grupo terminem as tarefas. Eles têm uma genuína paixão e entusiasmo pelos projetos em que trabalham.
Você pode desenvolver essa qualidade de liderança pensando em maneiras diferentes de expressar seu zelo. Deixe as pessoas saberem que você se importa com o progresso delas. Quando uma pessoa compartilha alguma coisa com o resto do grupo, não se esqueça de dizer-lhe o quanto você aprecia essas contribuições.
5. Ouça e Comunique-se efetivamente
Outra importante qualidade de liderança transformacional envolve o foco no fornecimento de comunicação individual com os membros do grupo. Assim, bons líderes devem expressar sincero cuidado e preocupação com os membros de seu grupo verbal e não verbalmente.
Ao manter as linhas de comunicação abertas, esses líderes podem garantir que os membros do grupo se sintam capazes de fazer contribuições e receber reconhecimento por suas conquistas.
6. Ter uma atitude positiva
Líderes transformacionais têm uma atitude otimista e otimista que serve como fonte de inspiração para os seguidores. Pois, se os líderes parecerem desencorajados ou apáticos, os membros do grupo provavelmente também se tornarão sem inspiração.
Mesmo quando as coisas parecem sombrias e seus seguidores começam a sentir-se desanimados, tente manter-se positivo. Contudo, isso não significa ver as coisas através de óculos cor-de-rosa. Significa simplesmente manter um senso de otimismo e esperança diante dos desafios.
7. Incentive as pessoas a fazer contribuições
Deixe que os membros da sua equipe saibam que você aceita suas ideias. Líderes que incentivam o envolvimento de membros do grupo são frequentemente chamados de líderes democráticos ou participativos. Enquanto eles mantêm a palavra final sobre todas as decisões, eles encorajam os membros da equipe a assumir um papel ativo na criação de ideias e planos.
A pesquisa mostrou que usar um estilo de liderança democrática leva a um maior comprometimento, mais solução criativa de problemas e maior produtividade.
8. Motive seus seguidores
Líderes transformacionais também fornecem motivação inspiradora para encorajar seus seguidores a entrar em ação. Claro, ser inspirador nem sempre é fácil. Felizmente, você não precisa de discursos motivacionais para despertar os membros do grupo.
Algumas ideias para inspiração de liderança incluem ser genuinamente apaixonado por ideias ou objetivos, ajudar os seguidores a se sentirem incluídos no processo e oferecer reconhecimento, elogios e recompensas pelas realizações das pessoas.
9. Ofereça recompensas e reconhecimento
Outra qualidade importante de um bom líder envolve saber que oferecer reconhecimento e recompensas eficazes é uma das melhores maneiras de ajudar os seguidores a se sentirem valorizados e felizes. Também pode não ser surpresa que pessoas felizes tenham um desempenho melhor no trabalho.
De acordo com as pesquisadoras Teresa Amabile e Steven Kramer, os líderes podem ajudar os membros do grupo a se sentirem mais felizes, oferecendo ajuda, removendo barreiras ao sucesso e recompensando os fortes esforços.
10. Continue tentando novas coisas
Quem diz que a liderança é um relacionamento unidirecional? Ao trabalhar para desenvolver algumas dessas qualidades de liderança, não se esqueça de olhar para seus seguidores em busca de feedback e inspiração.
Preste atenção às coisas que foram eficazes no passado e esteja sempre atento a novas formas de inspirar, motivar e recompensar os membros do grupo.
Lembre-se, tornar-se um líder melhor é um processo contínuo. Assim, quanto mais experiências você tiver e quanto mais desafios enfrentar, mais crescerá.