Carreira

19/03/2020

Última atualização: 31/10/2022

Conheça o Desafio FM2S

Construir um exército de alunos engajados e com sede de aprender é uma tarefa difícil, mas muito importante para escolas de Educação à Distância. Considerando esse contexto, a FM2S propõe uma forma divertida de promover a motivação com um desafio: a Gamificação. Mas, primeiro, vamos entender o assunto. A Gamificação consiste em uma metodologia de aprendizagem que vem ganhando cada vez mais espaço, podendo ser aplicada não só ao contexto educacional, mas também a tarefas do dia a dia. Seu diferencial? Uma abordagem competitiva e criativa. Apesar de inovadora, não é difícil colocar a gamificação em prática. 

O que é a Gamificação da FM2S?

Afinal, existem formas simples de criar jogos que envolvam e engajem alunos ou colaboradores de uma empresa. Através do acúmulo de pontos, por exemplo, é formada uma competição saudável em que os desafiantes mais rápidos, mais empenhados e mais assertivos são celebrados pelas suas vitórias. Essa é uma técnica que funciona com crianças e é cada vez mais usada com adultos, o que comprova que a gamificação é eficaz e motivadora.

Quais são os benefícios da Gamificação?

Outro objetivo muito importante colocado em evidência é a aproximação com o aluno proporcionada pela metodologia. Isso ocorre porque a gamificação fortalece o relacionamento entre eles e a empresa – no caso, a FM2S – e consequentemente aumenta a vontade de permanência no processo de aprendizado. Afinal de contas, isso está diretamente relacionado aos objetivos pessoais de cada aluno, pensando em concluir os cursos e obter certificados importantes para sua carreira profissional. Além disso, porém, o impacto do programa de jogos e competições pode atingir outros níveis. É esperado da década passada e o começo da década atual, que cada vez mais as pessoas se relacionem através das redes sociais. Afinal elas têm, hoje, infinitas formas de contato com pessoas de perto e de longe. Quer dizer que outras pessoas podem estar a par de suas conquistas, o que incentiva e mostra os benefícios da gamificação para seus amigos. As pessoas de que temos influência também são aquelas interessadas em nosso sucesso, por isso postar sobre aquele curso que  você terminou, ou mostrar alguma lição aprendida, se torna mais gratificante e também ajuda as pessoas ligadas a você a tomar coragem e investir em seus próprios objetivos profissionais ou pessoais.

Qual a importância da Plataforma EaD na Aprendizagem?

Pode-se afirmar que a plataforma de EaD está rompendo com o paradigma tradicional de ensino, pois consegue apresentar um novo modelo de “sala” de aula, em que diferentes ferramentas tecnológicas contribuem para o processo de formação. No entanto, apesar de uma plataforma de ensino à distância expandir consideravelmente as opções metodológicas de aprendizagem, ela deve ser complementada e gerenciada de forma moderna, atual e dinâmica. Isto é, ao invés de elaborar um curso calcado 100% em videoaulas expositivas e tediosas, o curso pode ser desenvolvido a partir de um ambiente multimídia movimentado e interativo, com dinâmicas, quizzes e Materiais de Apoio. Outro aspecto central desse tipo de plataforma é a presença de um ambiente em que os alunos possam discutir, competir e dividir seus aprendizados. Esse espaço funciona para a construção coletiva do saber, fator importantíssimo para o estudante desenvolver a sua própria linha de raciocínio e enriquecer ainda mais sua bagagem. Assim, a plataforma de gamificação é o complemento ao ensino EaD. Até porque a criação de um espaço para comunicação e troca de experiências é um bom indício de que a plataforma está no caminho para ser um ambiente de estudo ideal.

Que tipo de plataforma faz isso?

É o tipo de plataforma disponível 24 horas, todos os dias da semana. Ou seja, disponível para todos os tipos de alunos, em todas as fases de sua aprendizagem: ideal para quem trabalha em casa, pega transporte público, ou simplesmente reserva um momento do dia para focar nas aulas e aprender gradativamente. A esse tipo de plataforma denomina-se Responsiva, e ela conta com um sistema divertido e fácil de utilizar.

Jogo ou Desafio?

O conteúdo dos jogos é referente ao aprendizado inerente ao conteúdo dos cursos da FM2S e eles são distribuídos em diferentes categorias. São eles de Educação, Engajamento e Geração de Conteúdo. Assim, da mesma forma que o aluno recebe pontos por acertar uma pergunta referente a um curso, ele também pode pontuar por interagir com os outros participantes, ou mesmo por compartilhar nas redes sociais um conteúdo importante que aprendeu. Mas se todos os desafiantes são alunos da FM2S, em que consistirão os desafios? A cada dia, semana e mês os desafios mudam. Para que o jogo seja interativo e inovador, os desafios são muito diferentes entre si. Cada conteúdo aprendido nos cursos à distância pode ser testado. Por isso é muito importante que, quanto aos cursos de interesse, o aluno possa assisti-lo na íntegra. Mas também mais que isso: que assistam aulas sobre temas específicos sem a obrigação de fazer o curso todo. Principalmente porque os cursos da FM2S são consideravelmente abrangentes, em sua maioria podem abordar assuntos interessantes em apenas uma aula ou módulo. Portanto, para completar algum desafio em si, o desafiante aprenderá especificamente sobre o tema em pauta, não necessitando se aprofundar em assuntos pelos quais não tem alto interesse. No final, o desafio ainda ajuda a diversificar o aprendizado e funciona como ferramenta de revisão para os alunos que já finalizaram os cursos. Outra opção, ainda, é a realização dos desafios de interesse: assim, os conteúdos das perguntas serão daqueles que o desafiante tem como objetivo aprender.

Estimulando a competição através da Gamificação

Um ranking foi criado com a intenção de aumentar o espírito competitivo entre os desafiantes. Ao mesmo tempo, ele pode ser usado como índice de qualificação dos alunos vencedores. Estes, no final de cada programa, serão recompensados não só com os elogios relativos a seu mérito, mas também em seu processo de aprendizado. De cada vencedor que tenha passado por todos os desafios, é esperado que tenha uma técnica especial para aprender o conteúdo. Assim, a recompensa final tem como objetivo otimizar ainda mais o desenvolvimento dos alunos, ou seja, visa sempre a um objetivo maior.

Como funciona o sistema de pontos do Desafio?

A geração de pontos é essencial para acompanhar o andamento do programa com os desafiantes. O sistema também ajudar a garantir aos participantes o direito a recompensas. Durante o período do Desafio, os alunos podem recolher recompensas individualmente, da forma como preferirem, de acordo com as instruções da plataforma. Elas também são relacionadas ao processo de aprendizado e seus valores variam. Para garantir que o jogo seja justo e motivacional, as recompensas estão disponíveis em diferentes quantidades. Logo, à medida que os alunos realizam os desafios e colecionam pontos, eles podem fazer o pedido da recompensa desejada.