Top 6

25/11/2019

Última atualização: 31/10/2022

6 personalidades de destaque em negócios

Sabemos que resiliência, persistência e trabalho duro são algumas qualidades que a maioria dos grandes nomes de sucesso empresarial possui, mas quais seriam as outras habilidades que não estão em nosso alcance visual e que contribuíram para o sucesso dessas pessoas? Confira agora 6 personalidades destaque em negócios. Existem muitos empresários de sucesso que, através de ideias inovadoras e muito esforço, culminaram em sucesso no mercado, conquistando clientes através de produtos ou serviços de excelência. Além disso, ressaltaremos quais foram as habilidades e as competências que levaram essas pessoas ao sucesso. Já reparou como é importante reconhecer e ser reconhecido pelo nosso trabalho? Pois esse é justamente o nosso objetivo. Trouxemos aqui algumas personalidades da mídia e empresários de sucesso que também se especializaram ou usaram de alguns conceitos que envolvem metodologias como Lean Manufacturing, Six Sigma, Kaizen, Agile, Liderança e muitas outras. Vamos conhecê-los?

Walt Disney

Quarto filho de Elias Disney, fazendeiro e empreiteiro, e de Flora Call, professora, Walt Disney viveu boa parte de sua infância e adolescência em Missouri. Foi pioneiro em animação, filmes de desenhos animados e criador de personagens de desenhos animados, como Mickey Mouse e Pato Donald. Mas o que Walt Disney e o Lean, por exemplo, têm em comum? Muito mais do que você possa imaginar! O pai de Mickey, Minnie ou Branca de Neve era um pensador Lean consumado muito antes da metodologia se tornar conhecida. Ele também usou técnicas de gerenciamento visual do Lean e muita criatividade para montar uma equipe exemplar, implantou elementos do plano para cada líder de equipe e verificou o progresso com ferramentas do Lean. Hoje, o processo de melhoria contínua da Disney é baseado no famoso método Lean Management do PDCA de Edwards Deming. Aproveite para conferir a estratégia criativa da Disney.

Steve Jobs

Fruto da relação de dois estudantes de pós-graduação da Universidade de Wisconsin, em 1955, Steven Paul Jobs logo foi deixado para adoção. Após a fase adolescente e astuta, abandonou a faculdade para viver diversas experiencias e atividades antes de co-fundar a Apple e a Pixar Animation Studios. Infelizmente, veio a falecer em 2011 após uma árdua batalha contra o câncer. Embora não há registros de que Jobs tenha se qualificado na metodologia Lean Seis Sigma, ele usou alguns desses princípios, muitas vezes, sem nem ao menos saber, o que o qualificou para estar entre as seis personalidades destaque em negócios. O empresário revolucionou a experiência do usuário (UX) entregando produtos de excelência em desempenho para o mercado, conquistando clientes. Em suas atuações, procurava demonstrar os desperdícios, explorando mudanças que impactariam positivamente, incentivando as pessoas, pois além de um grande empresário, foi também um grande líder.

Bernardinho

Bernardo Rocha de Rezende é um ex-jogador e um dos treinadores mais vitoriosos do vôlei. Após encerrar a sua carreira como jogador, Bernardinho começou como auxiliar técnico de Bebeto de Freitas, treinador da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Sua primeira experiência como treinador foi no voleibol italiano entre 1990 e 1992, o que influenciou na escrita do livro Transformando Suor em Ouro, publicado em 2006. Além disso, Bernardinho também é fundador da ONG Instituto Compartilhar. Mas tantas conquistas foram frutos de uma boa liderança. Diversas vezes, ele enfatiza a importância em manter a motivação, que é a chave para que as pessoas deem o melhor de si, reconhecendo cada pessoa como um ser único. Além disso, considera a força coletiva de um time que deve trabalhar junto para atingir um objetivo. Na vida empresarial não é diferente. É importante ter uma equipe motivada e que trabalhe junto para que se consiga a vitória. Em sua mais recente atuação, Bernardinho fundou uma startup em educação para disseminar estes e muitos outros conceitos que aprendeu durante a sua trajetória como atleta e treinador.

Jeff Bezos

Entre as 6 personalidades destaque em negócios também encontra-se o empresário Jeff Bezos. Nascido em 12 de janeiro de 1964, em Albuquerque, Novo México, Bezos teve um amor precoce por computadores e estudou ciência da computação e engenharia elétrica na Universidade de Princeton. Após a formatura, ele trabalhou em Wall Street e, em 1990, tornou-se o vice-presidente sênior mais jovem da empresa de investimentos D.E. Shaw. Tempos mais tarde, em 1994, ele decidiu sair da D.E. Shaws e iniciar sua própria livraria online, a Amazon. A Amazon foi uma grande ideia que, aos poucos, fez com que Jeff Bezos se tornasse o homem mais rico do mundo. É importante notar os diversos pontos como excelência operacional, criatividade, inovação, gestão de equipes e processos e, principalmente, liderança. Essas são atribuições que o levaram a atingir esse elevado patamar.

Bill Gates

William Henry Gates III nasceu em Seattle, Washington, em 28 de outubro de 1955. Era o filho do meio de William H. Gates II, um destacado advogado de Seattle, e Mary Gates, que trabalhou como professora antes de ter filhos. Bill tem uma irmã mais velha, Kristi, e uma irmã mais nova, Libby. Poucos podem argumentar que Bill Gates é um dos empreendedores mais bem-sucedidos do século XX, se não o mais bem-sucedido. Em apenas 25 anos, ele construiu uma operação de dois homens em um colosso de bilhões de dólares e se tornou o homem mais rico do mundo ao longo do caminho. Tornou-se um grande exemplo em liderança, inovação e também na metodologia Lean e Kaizen, o que é notável através de seus produtos. Gates é conhecido por sua perspicácia nos negócios em nível de gênio, uma infinidade de habilidades flexíveis e seu esforço interminável para melhorar os recursos de software e tecnologia.

Tania Cosentino

Nascida na cidade de São Paulo, Tania Cosentino possui formação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e, devido a isso, trabalhou por 18 anos na Schneider Electric, onde esteve em diversos cargos, inclusive na presidência. Mais tarde, no ano de 2017, recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas como uma das dez pioneiras no desenvolvimento sustentável. Em seu cargo como CEO da Microsoft Brasil, tornou-se responsável por impulsionar os objetivos de negócios e estratégias da empresa em torno da transformação digital e inteligência artificial, em 35 escritórios de 21 países, com mais de 2 mil funcionários e 80 mil parceiros de negócios em toda a região. Também é um exemplo em liderança, alta gestão e excelência operacional. É devemos ressaltar que o sucesso não depende apenas de boas indicações, persistência e resiliência. As qualificações em conjunto com uma boa liderança, também são de fundamental importância para que se atinja a excelência operacional. É dessa forma que conquistamos clientes e deixamos um bom legado. Aproveite para se inspirar nessas histórias e fazer uma carreira de sucesso. Acesse nossa plataforma EAD.

Blogs relacionados