A pontuação do quociente de adaptabilidade da sua empresa é boa?
A pontuação do quociente de adaptabilidade da sua empresa é boa?
Primeiro, foi quociente de inteligência. Então o quociente emocional se tornou o próximo assunto. E se você está acompanhando as tendências on-line, deve estar ciente de que a adaptabilidade é a nova coisa que fará ou que quebrará as empresas. Embora o quociente de adaptabilidade possa parecer uma moda passageira, apostamos que é algo que você precisa levar a sério.
A capacidade de uma espécie evoluir e mudar com a mudança das condições naturais é o que determina se ela sobrevive ou se extingue. E temos alguns exemplos realmente incríveis de adaptação em ação na natureza. Os ratos-canguru, por exemplo, podem sobreviver inteiramente sem beber água, enquanto os sapos do Alasca podem parar seus corações à vontade no inverno e simplesmente voltar à vida durante a primavera. De fato, a vida sempre encontra uma saída!
Como se vê, há muito que podemos aprender com o modo natural das coisas aqui, e a ênfase mais recente na adaptação é de fato apenas o pai Darwin rindo pela última vez. Como a inteligência, a adaptabilidade é uma habilidade na qual você pode aprender e se tornar melhor.
O que significa quociente de adaptabilidade?
O termo Quociente de Adaptabilidade apareceu pela primeira vez no livro da Forbes - Adapt or Die, que define QA como a capacidade de ajustar curso, produto, serviço e estratégia em resposta a mudanças imprevistas no mercado.
Diz a investidora em tecnologia Natallie Fratto em uma conversa do TED: "Estamos entrando em um futuro em que o QI e o QE importam muito menos do que a rapidez com que você consegue se adaptar. A própria adaptabilidade é uma forma de inteligência e cada um de nós tem a capacidade de se tornar mais adaptável. Pense nisso como um músculo que precisa ser exercitado. "
As empresas geralmente se esmigalham devido ao avanço tecnológico e aumentam as expectativas dos clientes quanto a velocidade, relevância, qualidade e precisão. As empresas que se recusaram a reconhecer as mudanças do mercado e adaptar seus modelos de negócios às crescentes demandas dos consumidores foi o que as matou.
Para constar, o QA ainda não alcançou a mesma estatura que o QI e o QE. Como tal, às vezes também se refere ao Quociente de Adversidade que, embora aparentemente semelhante, seja bem diferente de como o estamos usando.
Criando uma cultura de adaptação em sua empresa
De longe, o maior obstáculo para instituir o quociente de adaptabilidade em sua empresa é a aversão natural à mudança que quase todo mundo tem. Pessoas com a segurança de uma rotina previsível e, quando solicitadas a sair dela, geralmente respondem com medo ou repulsa.
Mas há oportunidades escondidas na incerteza também. Portanto, embora a maioria das pessoas responda às mudanças com hostilidade, elas podem ser treinadas para vê-las sob uma luz mais positiva. Portanto, a primeira ordem de negócios é garantir que a ideia da inevitabilidade da mudança seja moldada na iniciativa de desenvolvimento de funcionários da empresa.
Quando confrontada com a mudança, a primeira pergunta que alguém faz é como essa mudança me afetará? Isso tornará minha vida mais difícil ou mais fácil? Ainda terei um emprego quando as novas medidas forem instituídas?
Algumas maneiras de preparar sua organização para mudanças
Tornar o monitoramento de tendências uma prioridade
Embora a mudança seja famosa por vir sem aviso prévio, na maioria das vezes haverá sinais com antecedência, desde que você ouça. Procurar fontes on-line, como notícias e Google Trends, é uma ótima maneira de manter-se atualizado.
Além disso, considere seguir líderes de pensamento em seu campo. Muitas vezes, eles compartilham informações que apontam para uma nova direção que o setor está tomando ou está prestes a tomar. Sua rede também pode ajudá-lo a obter informações de boa qualidade. Os grupos do LinkedIn e do Facebook do seu setor provavelmente discutirão questões de conseqüência;
Incentivar cenários hipotéticos
Embora tipicamente entendido como ataque de pânico e gatilho da ansiedade, o pensamento hipotético (controlado) pode ajudá-lo a visualizar todas as diferentes maneiras pelas quais seus negócios podem ser ameaçados. O brainstorming de cenários e situações alternativas pode ajudá-lo a criar um melhor produto ou serviço à prova de futuro. Peça aos membros da equipe que apresentem o maior número possível de situações hipotéticas com relação ao trabalho e peça que compartilhem suas ideias durante as reuniões da equipe.
Comece do topo
Os funcionários de uma empresa estão tão prontos para a mudança quanto seus gerentes. O gerente de cada departamento será inevitavelmente confrontado com perguntas sobre uma direção ou estratégia alterada. Eles não apenas precisam demonstrar confiança, mas devem estar preparados para responder a todas as perguntas dos membros da equipe.
Considere pedir a todos os gerentes que avaliem como estão preparados para mudar suas equipes. Por que a mudança está acontecendo? Isso é absolutamente necessário? Como será a nova direção? Que benefícios podemos esperar? Quanto tempo vai demorar? Responder a perguntas como essas ajudará a aumentar o quociente de adaptabilidade da sua empresa.
Aborde as questões difíceis
Ajustar o quociente de adaptabilidade de uma empresa parecerá principalmente uma coisa cultural, mas afetará suas finanças, procedimentos operacionais e estilo de gerenciamento também. A liderança eficaz muda com as situações e tenta constantemente se adaptar. Um certo grau de agilidade financeira e fluidez estrutural do gerenciamento de flutuabilidade precisa estar arraigado no tecido da sua organização, a fim de resistir, adaptar-se e responder às mudanças em tempo hábil.
As organizações modernas estão adotando metodologias de trabalho ágeis, devops e hierarquias de gerenciamento horizontal/plano precisamente porque são as mais adaptáveis. Ao manter as funções fluidas, as pessoas e os recursos podem ser designados dinamicamente para novos projetos e depois transferidos para suas funções antigas quando o desafio for resolvido.
Arme suas equipes com as ferramentas necessárias para a mudança
Parte da razão pela qual as equipes não conseguem se adaptar é porque elas são limitadas pelas ferramentas que possuem. Quando você usa uma combinação de diferentes clientes de email, planilhas e documentos em diferentes formatos, obter uma imagem clara ficará muito difícil, dificultando muito a resposta às alterações. Tais práticas de trabalho antiquadas caem na face da crescente interrupção digital.
Hoje, as ferramentas modernas de produtividade baseadas em nuvem são preferidas porque ajudam a reunir todos os documentos e mensagens diferentes sob o mesmo teto, para que as informações possam ser recuperadas rapidamente. Eles também são adequados para equipes remotas, pois podem acessar o software a partir de qualquer local.
Uma equipe que aprende perpetuamente está sempre pronta para a mudança
Um bom quociente de adaptabilidade requer aprendizado constante, dando um passo atrás e perguntando com o que estamos realmente lidando aqui. Soluções precisas são possíveis somente quando tivermos a chance de diagnosticar adequadamente o problema. Em um mundo de ritmo acelerado como o nosso, costumamos nos apressar com ações mal pensadas, resultando no problema sempre persistente.
Portanto, embora devagar e com facilidade possa parecer o caminho a seguir, a realidade é que as mudanças estão acontecendo mais rapidamente do que nunca. As habilidades se tornam obsoletas em meses e não em anos, a automação está se tornando onipresente em todos os setores e mais pessoas estão adotando um modo de vida nômade onde trabalham com muitos clientes simultaneamente. Para sobreviver no mercado moderno, uma empresa precisa trabalhar em seu quociente de adaptabilidade para poder navegar por um labirinto tão elaborado de estilos de trabalho, expectativas e mudanças tecnológicas.