Gestão de Projetos

21/06/2018

Última atualização: 25/01/2023

Aprenda a começar bem um projeto e ter êxito

Obtendo seu projeto para um bom começo

Você acabou de ser nomeado gerente para um novo projeto. Os gerentes seniores já assinaram o caso de negócios e você está ocupado recrutando sua equipe em tempo integral. Você também está identificando um grupo maior de pessoas em sua organização, de quem você precisará obter suporte para determinadas tarefas. Algumas dessas pessoas já estiveram envolvidas no desenvolvimento do business case, e algumas são completamente novas.

Como gerente, você frequentemente precisará implementar um caso de negócios que já tenha sido aprovado. Você terá membros da equipe que tiveram diferentes níveis de envolvimento até o momento. O problema é que algumas dessas pessoas podem ter visões diferentes dos objetivos, especialmente se foi planejado por um longo período de tempo.

Então, como você pode fazer com que sua equipe trabalhe de maneira positiva e produtiva, e como você pode ter certeza de que todos entendem os objetivos?

Isto onde uma Carta do Projeto pode ajudar. Neste artigo, analisaremos os motivos pelos quais você pode usar um termo de abertura e analisaremos as principais coisas que você precisará incluir. 

Por que você deve usar as cartas do projeto?

As Cartas descrevem as metas e fornecem uma visão geral de como se parecerão enquanto você trabalha neles. Você pode usar as Cartas de Projeto em discussões com membros da equipe, grupos de governança e outras partes interessadas - individualmente ou como parte de Workshops - como forma de garantir que todos entendam os requisitos.

Escrever uma Carta força você a pensar nele como um todo. Você deve entender toda a documentação existente, considerar como deseja abordar a implementação de determinadas partes e identificar os pontos-chave que todos os envolvidos precisam entender.

Você também pode usar um documento de iniciação do projeto (PID) em vez de uma Carta de Projeto para esses fins, pois são documentos muito semelhantes. No entanto, um Documento de Iniciação do Projeto é geralmente muito mais detalhado. Portanto, uma Carta é mais adequada quando você não tem recursos para redigir um Documento de Iniciação do Projeto detalhado ou quando deseja começar a trabalhar nele rapidamente.

Dica:

A metodologia de gerenciamento que sua organização usa também pode determinar se você deve usar uma Carta ou um Documento de Iniciação do Projeto. Aprofunde seu conhecimento com um de nossos cursos sobre gestão de projetos. [caption id="" align="aligncenter" width="600"] Gestão de Projetos[/caption]

 

Aprenda a fazer o formato de uma Carta de Projeto

Você pode entregar sua Carta como um relatório ou uma apresentação.

Como elaborar o conteúdo de uma Carta de Projeto?

O conteúdo de cada Carta é específico, mas geralmente inclui o seguinte:

  1. Antecedentes e justificativa.
  2. Requisitos.
  3. Entrega.
  4. Próximos passos.

1. Antecedentes e Fundamentação

Esta seção descreve como o projeto atingiu este ponto. Em particular, irá:

2. Requisitos 

Esta seção fornece mais informações sobre o projeto em si.

Dica:

Investigue as premissas o mais cedo possível dentro dos cronogramas de entrega. Suposições que estão erradas podem ser dispendiosas e podem atrasar.

Por exemplo, se o caso de negócios pressupõe que há hardware de TI suficiente para atender às necessidades, investigue-o o mais cedo possível. Se essa suposição não for verdadeira, você precisará de tempo para negociar um aumento no orçamento.

3. Entrega do Projeto

Esta seção da Carta se concentra em como será entregue.

Dica:

Discuta e concorde com os principais desafios, riscos e problemas com a equipe durante os estágios iniciais do projeto. Isso ajudará os membros da equipe a se envolverem  e permitir que eles tomem posse dele.

4. Próximos Passos

Uma Carta é frequentemente usada como parte de um workshop ou briefing de equipe, por isso é útil incluir um conjunto de próximas etapas para que os membros da equipe saibam suas responsabilidades e possam começar a trabalhar  assim que estiverem prontos.

Os próximos passos típicos são para os membros da equipe:

Dica: 

Baixe nosso e-book sobre as Ferramentas da Qualidade e turbine o seu projeto. [caption id="" align="aligncenter" width="700"] Ferramentas da Qualidade[/caption]

Pontos chave

Cartas de Projetos são documentos úteis que ajudam você a garantir que todos saibam os objetivos. Eles minimizam qualquer confusão sobre o que deve ser feito dentro dele e explicam como as coisas devem ser feitas.

O uso de uma Carta de Projeto melhora a equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo, onde todos sabem quais são seus papéis e responsabilidades.