O que é auditoria?
A auditoria tem como principal objetivo certificar algo ou alguém de forma consciente e sábia, já que os sinônimos desse termo remetem ao ajustamento, análises ou correção de situações ou coisas.
Partindo desse princípio inicial, veja mais a fundo o que é auditoria aplicada no mundo business! E entenda como a sua aplicação fará toda a diferença, quando amparada com bases de estudos sólidas e evidentes no âmbito corporativo.
O que é uma auditoria?
Parando para analisar, a auditoria deve certificar o quê, exatamente? Vamos chegar lá, mas antes temos que partir do pressuposto que a auditoria é a chave para o sucesso!
Explico: dentro das ciências contábeis, a auditoria é uma especialização para quem busca aprofundar-se ainda mais na sua formação, aprendendo os conceitos mais importantes do mercado financeiro. Assim, na contabilidade surge esse segmento para pós-graduação, visando capacitar especialistas que compreendam as ferramentas e necessidades de uma empresa quanto aos lucros.
Abrindo um breve parênteses aqui, a contabilidade de uma empresa fica responsável por registrar, interpretar e estudar todas as operações que acontecem em uma firma.
Agora, entendendo essas duas questões, a contabilidade com especialização em auditoria certifica os registros contábeis, já que a contabilidade estuda todas as operações e a auditoria certifica que estão corretas. É algo simples, mas com uma grande base de estudos.
Quando deve ocorrer uma auditoria empresarial?
Para certificar-se do seu balanço empresarial, o profissional especializado em auditoria será o responsável por estudar todas as questões de contabilidade que envolvem a sua empresa. Agora, na área da gestão, esse profissional especialista deve atentar-se aos pequenos detalhes, já que a resposta final, antes das apresentações dos fatos, são confirmadas por todo seu trabalho. Esses dados precisam ser corretos e sempre baseados na gestão da empresa, visando o crescimento como um todo.
Algo interessante sobre a auditoria é que o responsável por essa etapa, na maior parte das vezes, encontrará uma resposta viável para suas conclusões. Além de apontar os direcionamentos que o setor de contabilidade deverá tomar, a fim de que haja lucros e que, naquele mês, a empresa não feche o período no vermelho. Visando trazer a segurança jurídica, a auditoria proporcionará estabilidade, estrutura e confiabilidade para os seus negócios.
Qual a importância de uma auditoria?
Para o mundo corporativo selvagem, a auditoria trará um suporte indispensável nos seus negócios! A fim de evitar as fraudes, o profissional desse setor ficará encarregado de observar os últimos acontecimentos e passar o feedback. No intuito de diminuir os riscos, o auditor avaliará quais são os melhores caminhos a serem seguidos, atentando-se aos mínimos detalhes, revisando-os da melhor forma possível para que não ocorra erros. A auditoria de qualidade é capaz de atender a inspeção de todas as áreas que há em uma empresa, seja para uma organização privada ou não, os setores como:
- Administrativo;
- Financeiro;
- Operacional;
- Contratual;
- Societária.
Obviamente, essas não são as únicas áreas que uma auditoria poderá inspecionar e avaliar, pelo contrário. Tudo que esteja relacionado com a contabilidade, ou seja, praticamente tudo, ficará a encargo do auditor responsável.
Assim como o conhecimento dos mecânicos fazem toda a diferença, numa corrida de carros, a auditoria age da mesma maneira, idealizando os melhores resultados e otimizando o seu tempo. O profissional dessa área de atuação deverá ter os conhecimentos primordiais sobre a empresa, acessando os mais variáveis arquivos, fazendo isso, saberá os melhores caminhos a serem seguidos. Fora o fato de ser a peça chave para os outros funcionários, já que, por meio de sua auditoria, a equipe de colaboradores chegará muito mais rápido nas metas preestabelecidas, naquele determinado período de tempo.
Em suma, a auditoria é uma forma eficaz e eficiente de que erros e falhas sejam cada vez mais escassos, focando apenas no melhor resultado geral.
Quais são os três tipos de auditoria?
Para quem não entende os conceitos básicos, existem três tipos de auditoria, que tem como propósito atender as mais variadas questões! Independentemente de ser empresarial ou não, as suas funções são diferentes.
Auditoria de primeira parte (auditoria interna)
Auditoria de primeira parte, também conhecida como auditoria interna, nada mais é do que ter, na sua organização, pessoas especializadas para cuidarem das questões de contabilidade da sua própria empresa. Geralmente, na área da qualidade, o profissional com certificado em auditoria deve conhecer todos os requisitos e regras internas da empresa que o contrata. Ficará responsável unicamente com a avaliação da empresa.
Auditoria de segunda parte
Auditoria de segunda parte é direcionada para terceiros, aqui esse profissional é responsável por enxergar a situação empresarial, daquela firma, mas com um olhar crítico de fora. Para resumir, esse profissional é selecionado para compreender e analisar os fatores que são mais determinantes em sua organização, ou seja, se estão obedecendo as regras.
Auditoria de terceira parte
Já a auditoria de terceira parte é a estrutura certificadora que a empresa contratará para que um auditor diga como você está sobre determinada norma padrão ou não. Aqui é bastante abrangente, ainda mais na ISO 9001! A norma é a mesma para todos, mas a corporação precisa que um certificador verifique se tudo está de acordo com as regras, se a sua empresa atende ou não, todos esses requisitos.
Modelos de auditoria empresarial
Agora que você já compreendeu a base de auditoria e suas três ramificações, aprenderá que, além do ramo empresarial, há outros segmentos nessa área que são bastante requeridos! São eles:
- Trabalhista;
- Ambiental;
- Fiscal e tributária;
- Operacional;
- Jurídica.
Dentro dos mais diferentes setores da sociedade, a auditoria facilita todos os âmbitos para qualificação e inspeção, possibilitando que tudo fique de acordo com as novas regras estabelecidas.
Dicas de como preparar a empresa para a auditoria
Preparar-se para uma auditoria pode ser algo desafiador, quando está prestes a acontecer, mas há algumas dicas que podem ser, extremamente, valiosas para a preparação de uma ótima auditoria, como:
- Elaborar um cronograma para a auditoria;
- Validar esse plano entre os participantes;
- Apresentação de reunião;
- Execução de auditoria;
- Avaliação de documentos.
Uma dica de ouro é a rastreabilidade! Essa é, talvez, a etapa mais importante. Aqui, avalie o produto, desde a matéria prima, até o processo de expedição desse produto ou serviço. Após todas essas etapas, a reunião de fechamento entra com todas as observações finais, visando chegar em conclusões mais eficientes para a corporação. Nessa etapa do processo, faça um resumo geral de todos os pontos positivos e negativos.
Auditoria e as normas ISO
Auditorias são parte essencial da aplicação das normas ISO. As auditorias são utilizadas, também, para verificar se as Normas ISO relevantes para sua organização ou empresa estão sendo aplicadas da maneira correta.
Conclusões finais sobre a auditoria
Por ser um serviço com grande demanda, os profissionais especializados em auditoria têm a oportunidade de prestar suporte a diversas áreas que compõem a nossa sociedade. Vista como uma profissão do futuro, o curso de auditoria tem como meta a capacitação de pessoas para atuarem nos mais diferentes setores de uma empresa.