Os Benefícios da Aplicação da Metodologia Ágil
Os Benefícios da Aplicação da Metodologia Ágil
Na era da informação, a obsolescência de conceitos e métodos é cada vez mais comum, como aconteceu com o fordismo. Tendo isso em vista, nota-se a necessidade de nos mantermos atualizados com relação às melhores metodologias de produção e controle. Por isso, neste post, apresentaremos os benefícios da aplicação da Metodologia Ágil, logo após um apanhado de seus conceitos.
Definição
A Metodologia Ágil é um processo que ajuda as equipes a fornecer respostas rápidas e imprevisíveis ao feedback que recebem em seu projeto. Além de criar oportunidades para avaliar a direção de um projeto durante o ciclo de desenvolvimento: as equipes avaliam o projeto em reuniões regulares chamadas sprints ou iterações.
A aplicação da metodologia, portanto, é um processo de empoderamento que ajuda as empresas a projetar e construir o produto certo. Da mesma forma, o processo de gerenciamento é muito benéfico para as empresas de software, porque as ajuda a analisar e melhorar seu produto ao longo de seu desenvolvimento. Isso permite que as empresas proporcionem um produto altamente valioso para permanecerem competitivas no mercado.
Como surgiu a metodologia ágil?
Em 2001, um pequeno grupo de pessoas, cansado da forma tradicional de gerenciar projetos de desenvolvimento de software, projetou esta abordagem. Trata-se de um método mais aprimorado para gerenciar o progresso de projetos de software. O manifesto ágil tem quatro valores importantes:
- O foco deve estar mais dirigido aos indivíduos e interações do que aos processos e ferramentas;
- O software de trabalho é mais importante que a documentação abrangente, sendo esta um conjunto de manuais, tanto gerais quanto técnicos, que acompanha todo ciclo de desenvolvimento do projeto;
- A colaboração com o cliente é mais vital do que a negociação de contratos. Ou seja, para a metodologia ágil clientes e desenvolvedores fazem parte de um mesmo time, devendo-se, assim, agir no sentido de agregar valor aos clientes;
- O processo deve responder à mudança em vez de seguir um plano.
Depois de experimentar repetidamente desafios e limitações do desenvolvimento tradicional em cascata de projetos na vida real, eles queriam criar um processo mais eficiente para analisar o desenvolvimento do projeto: as sprints (reuniões ágeis). Essa abordagem ataca diretamente questões relacionadas com as filosofias e processos dos métodos tradicionais.
Após a sua criação e um constante aprimoramento de seus conceitos, essa metodologia, quando bem aplicada, pode gerar diversos benefícios tanto para desenvolvedores quanto para clientes. Listamos aqui alguns dos principais benefícios da metodologia ágil, vamos a eles!
Engajamento e Satisfação dos Interessados
A metodologia ágil cria muitas oportunidades ao longo de cada reunião para um envolvimento genuíno entre a equipe e as partes interessadas. Como o cliente está envolvido ativamente em todo o projeto, é possível que a equipe entenda completamente sua visão.
Também a manutenção de um bom relacionamento entre os interessados é facilitada pela metodologia ágil, pois ao entregar um software de trabalho de alta qualidade com excelência, favorece-se um relacionamento confiável e autêntico.
Transparência
A abordagem ágil envolve ativamente o cliente durante todo o projeto, incluindo o planejamento da iteração, as sessões de revisão e a criação de novos recursos no software. Os clientes, no entanto, devem entender que com a transparência do projeto eles estão vendo o progresso de um trabalho em andamento e não o produto final.
Entrega antecipada e previsível
As sprints são realizadas em horário fixo, ocorrendo em um período de 1 a 4 semanas. Esse método de tempo definido gera alta previsibilidade, pois novos recursos podem ser entregues às partes interessadas com rapidez e frequência. Além disso, as sprints também permitem que a equipe faça o teste beta ou libere o software mais cedo, se tiver valor comercial suficiente.
Custos Previsíveis e Cronograma
Como as Sprints têm um cronograma fixo, os custos são limitados e previsíveis com base na quantidade de trabalho realizado. Dessa forma, ao combinar os custos estimados antes de cada Sprint, o cliente entenderá melhor os gastos aproximados de cada recurso. A prioridade de algum recurso, assim como a adição de iterações, por sua vez, oferecem melhores oportunidades de tomada de decisão.
Flexibilidade de Prioridades
A metodologia Scrum permite mais flexibilidade, priorizando os recursos orientados ao cliente. Dessa forma a equipe tem mais controle no gerenciamento das unidades de trabalho entregáveis com cada sprint, fazendo progressos contínuos em direção ao marco do produto final. Por fim, para obter uma resposta da área da engenharia, o trabalho precisa ser enviado com antecedência aos clientes, para que eles percebam o valor dos recursos.
Foco no Valor Comercial
A equipe, compreendendo melhor o que é mais importante para os negócios do cliente, pode fornecer recursos que agregam mais valor aos negócios.
Foco nos Usuários
As histórias dos usuários são comumente usadas para definir os recursos do produto relacionados a critérios de aceitação focados no negócio. Assim, centrando-se nas necessidades do usuário, cada recurso oferece valores reais e não apenas mais um componente de TI, oferecendo oportunidades de se obter feedbacks de maior valor através do teste beta de um software após cada Sprint. Com efeito, esses feedbacks são vitais para o início do projeto, pois permitem que as mudanças necessárias sejam feitas.
Melhora da Qualidade
Os projetos são divididos em unidades gerenciáveis, facilitando para a equipe o foco em desenvolvimento de alta qualidade, a realização de testes e a cooperação entre os membros. Dessa forma, ao criar e realizar testes ou revisões em toda a iteração, defeitos e incompatibilidades podem ser encontrados e corrigidos com antecedência, melhorando a qualidade geral.
Direcionamento da Equipe e Objetivo
Os processos mais ágeis se concentram na criação de um senso compartilhado de propriedade e objetivos para todos os membros da equipe. Isso dá direção e objetivo para a equipe, em vez de criar um falso senso de urgência. As equipes com propósito são mais produtivas e se mostram mais rápidas e eficientes.
Por fim, percebem-se diversos benefícios da aplicação da metodologia ágil. Além da importância de nos mantermos atualizados em relação às novas tendências de produção e consumo.
Para você que está a fim de se atualizar sobre as diversas metodologias de qualidade e produção, além das ferramentas de controle, conheça a nossa plataforma de cursos! Oferecemos inclusive alguns materiais e cursos grátis. Aproveite esta oportunidade e confira!