Capacidade de Produção: Como Gerir?
Gestão da Capacidade Produtiva
Em um ambiente de produção, capacidade é uma combinação das capacidades e limitações de seus equipamentos e máquinas, seus funcionários e suas habilidades, gerenciamento e logística. A logística começa com a obtenção de suprimentos adequados em suas instalações, movendo-os pelo processo de produção e depois levando-os aos seus clientes. Para compreender melhor os conceitos de gestão da capacidade produtiva recomendamos a leitura do seguinte tema:
O monitoramento adequado de sua capacidade, o gerenciamento e o planejamento eficaz de alterações em sua capacidade de produção trazem diversos benefícios para sua empresa e está diretamente relacionado ao plano agregado de produção. Ele não apenas maximiza a utilização dos recursos disponíveis, mas também pode ser usado para aumentar a eficiência de suas operações. O gerenciamento de sua capacidade permite aumentar a produção quando necessário, minimizando o risco de excesso de estoque. Tudo isso junto reduzirá os custos, dando a você a capacidade de responder aos picos de demanda.
Planejamento de capacidade e produção para um novo produto
Se você está apenas iniciando sua empresa ou planejando lançar um novo produto, o planejamento da capacidade pode parecer uma adivinhação. Afinal, como você pode prever vendas se ainda não conhece seus prováveis clientes? Geralmente, você pode ter uma boa ideia de como será a demanda do seu produto fazendo uma pesquisa de mercado.
Primeiro, você deve conhecer seus prováveis clientes e como obterá seu produto para eles, como vendas diretas ou o uso de uma rede de distribuição de atacadistas, distribuidores e / ou varejistas. Converse com clientes em potencial e faça pesquisas, perguntando-lhes:
- Com que frequência eles compram produtos semelhantes ao seu?
- Onde eles compram esses produtos?
- Com que frequência eles compram esses produtos?
- Em que quantidades eles os compram?
- Quando eles costumam comprá-los? (para produtos sazonais)
A maioria das indústrias possui pessoas que ganham a vida coletando dados e analisando fatores como tamanho do mercado, dados demográficos, histórico de vendas e tendências. Isso pode custar algumas centenas de dólares, mas se você os usar com sabedoria, eles o ajudarão a transformar um palpite selvagem em um palpite altamente educado, o que pode poupar milhares.
Tipos de estratégias de planejamento de capacidade
Existem três estratégias básicas que você pode usar para abordar o planejamento de capacidade. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto, você deve examiná-los cuidadosamente para determinar qual melhor se adapta às suas necessidades.
Estratégia de liderança: como um corredor que sai da primeira base, a estratégia de liderança antecipa um próximo aumento na demanda. Isso pode ser particularmente útil se os concorrentes estiverem vulneráveis à escassez de estoques diante de um aumento sazonal na demanda. Essa é uma estratégia agressiva, no entanto, e pode ser muito cara se a demanda ficar aquém das suas expectativas.
Estratégia de defasagem: onde a estratégia principal é agressiva, a estratégia de defasagem é conservadora. A estratégia de defasagem envolve aguardar o aumento da demanda antes de aumentar a produção. Sua força está em não ter que se preocupar com os custos do excesso de estoque. No entanto, se seus concorrentes puderem atender a aumentos de demanda mais rapidamente do que você, você poderá perder vendas.
Estratégia de rastreamento: também conhecida como estratégia de correspondência ou estratégia híbrida, em termos de risco, a estratégia de rastreamento fica entre a estratégia de defasagem e a estratégia de liderança. Em vez de aumentar a capacidade antes que a demanda cresça ou esperar até que os pedidos comecem a chegar, a estratégia de correspondência envolve pequenos aumentos na produção para corresponder a aumentos ou aumentos previstos na demanda. Embora esse possa ser um balanço difícil, reduz o risco de excesso de estoque ou ficar muito curto quando os pedidos começam a aumentar.
Existem alguns cursos como gestão de processos, gestão de projetos e excelência operacional que fazem a diferença na determinação das capacidades. Aproveite e conheça nossa Plataforma EAD.
Determinando a capacidade máxima
Os planos mais elaborados serão inúteis se a sua estratégia for produzir mais bens do que sua empresa pode suportar.
- Capacidade de projeto: é a produção máxima que sua empresa pode gerenciar com base no design de sistemas. Por exemplo, se uma padaria tem um forno que pode assar 10 pães por hora, assar o tempo todo fornece uma capacidade de 240 pães por dia. Você pode pensar nisso como a capacidade máxima teórica;
- Capacidade efetiva: é a capacidade de projeto reduzida conforme necessário para trabalhar no mundo real. Os trabalhadores precisam descansar e dormir, e os sistemas geralmente precisam ser desligados para manutenção e limpeza regulares. Supondo que você tenha apenas um padeiro e ele esteja disposto a trabalhar 12 horas por dia, os 240 pães teóricos por dia seriam uma capacidade máxima efetiva de 120 pães.
Determinando a eficiência em suas operações
Embora a capacidade efetiva seja um número mais realista que a capacidade de design, ainda não é precisa para a maioria das empresas, pelo menos não o tempo todo. Para se concentrar nos números mais precisos, você também deve observar as taxas de eficiência e utilização da sua empresa.
Eficiência é uma porcentagem que representa sua produção real dividida por sua capacidade efetiva. A utilização representa sua produção real dividida por sua capacidade de projeto.
Eficiência = Produção Real / Capacidade Efetiva
Utilização = capacidade real de produção / projeto
Portanto, usando o exemplo da padaria, suponha que você tenha determinado, após uma semana, que sua produção diária seja de 100 pães. Sua capacidade efetiva é de 120 pães, portanto, isso significa que sua taxa de eficiência é de 83% (100/120 = 0,83). Sua taxa de utilização, no entanto, é de apenas 42% (100/240 = 0,416), o que significa que você está produzindo menos da metade do que o seu forno é tecnicamente capaz de produzir.
Fluxo do processo de planejamento
Depois de identificar a melhor estratégia de capacidade para suas operações, entender seu design, taxas de capacidade efetivas e começar a medir suas taxas de eficiência e utilização, você tem as informações necessárias para começar a planejar futuras necessidades de capacidade. Este é essencialmente um processo de oito etapas:
- Estime suas necessidades futuras de capacidade por meio de pesquisa de mercado, tendências anuais em seu ciclo de vendas ou ambos. Isso também será baseado em sua estratégia de capacidade;
- Avalie sua capacidade existente para determinar suas capacidades efetivas e de projeto, bem como suas taxas atuais de eficiência e utilização;
- Identifique maneiras de aumentar sua capacidade com base em sua avaliação. Isso dependerá dos pontos fracos, mas poderá incluir bônus de desempenho, reciclagem ou aprimoramento das práticas de fluxo de trabalho.
- Encontre métodos alternativos para atender aos requisitos de capacidade, como contratar mais funcionários, alugar novos equipamentos, terceirizar trabalhos para outras empresas etc.
- Analise a viabilidade financeira de cada alternativa. Contratar funcionários adicionais em período integral pode não ser financeiramente prático, por exemplo, mas contratar estudantes ou funcionários temporários por períodos ocupados pode ser.
- Compare os benefícios qualitativos para cada alternativa. Se você terceirizasse partes de sua produção, por exemplo, poderia manter os mesmos padrões de qualidade?
- Selecione o melhor método para aumentar a capacidade com base em sua análise financeira e qualitativa.
- Monitore os resultados do (s) novo (s) sistema (s) e modifique-os conforme necessário para garantir que você obtenha as taxas de saída e eficiência necessárias.
Aproveite e confira nossa postagem sobre fluxograma.
Conclusão
À medida que sua empresa cresce, você precisará passar por esse processo novamente e, possivelmente, anualmente ou trimestralmente, dependendo de quão rápido o mercado está crescendo e qual é a sua participação nesse mercado.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira também
Que tal ser um mestre em metodologias de melhorias e alto desempenho? Aproveite para conferir os nossos cursos em nossa Plataforma EAD.