ISO 14001: entenda a certificação e para que serve
Pensar em ações sustentáveis e investir em uma produção ecologicamente correta está entre as preocupações de muitas empresas, principalmente a partir do século 21, em que empreender sem se esquecer da proteção do meio ambiente passou a ser uma exigência mundial.
O termo sustentabilidade empresarial, por exemplo, é cada vez mais disseminado, uma vez que os lugares que adotam uma postura de responsabilidade e cuidado com valores ambientais se destacam entre os demais.
Nesse contexto, a certificação ISO 14001 se tornou indispensável para quem deseja atuar de forma limpa e consciente no mercado. Ela é parte da família 14000, que determina premissas básicas de um sistema de gestão ambiental eficiente.
O que é a ISO 14001?
O principal objetivo da norma é avaliar a cadeia produtiva da empresa, a fim de identificar atividades poluidoras e pontos de desperdício, além de promover o monitoramento do sistema de gestão ambiental, sempre visando que os negócios cresçam sem prejudicar o meio ambiente.
Ou seja, a ISO 14001 tem como uma de suas principais medidas analisar ações de uma organização que estejam contrariando a premissa da sustentabilidade para desenvolver estratégias que minimizem os impactos.
Requisitos da ISO 14001
- Política ambiental: a organização deve estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente uma política ambiental.
- Planejamento: a organização deve identificar e avaliar impactos ambientais significativos, estabelecer objetivos e metas, e elaborar um plano de ação para alcançá-los.
- Implementação e operação: a organização deve implementar e operar seu SGA, incluindo designação de responsabilidades, treinamento, comunicação, documentação e controle de documentos, e controle operacional.
- Verificação e avaliação: a organização deve monitorar e medir seu desempenho ambiental, realizar auditorias internas e avaliar a eficácia do SGA.
- Revisão gerencial: a organização deve revisar periodicamente seu SGA para garantir que continue sendo adequado e eficaz.
Quais os objetivos da ISO 14001:2015?
Diante da busca por melhorar o desempenho ambiental das empresas, a ISO 14001 atua sob os seguintes aspectos:
- Proteção do meio ambiente ao preservar ou mitigar impactos ambientais adversos;
- Ajuda no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
- Controle na projeção, fabricação, distribuição, consumo e descarte dos produtos e serviços da organização, pensando nos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
- Tornar mais amenos danos ambientais causados pela empresa;
- Conquista de benefícios financeiros e operacionais que resultem em implementação de alternativas ambientais a fim de melhorar a posição da empresa no mercado;
- Comunicação de informações ambientais pertinentes para a sociedade.
Principais mudanças da ISO 14001:2015
As últimas alterações feitas na ISO 14001 são de 2015, quando uma nova versão da norma entrou em vigor. Entre as principais causas para que a mudança fosse feita estava a necessidade de focar no desenvolvimento sustentável da empresa, algo que vai além das preocupações ecológicas.
Então, além de questões estratégicas, a ISO 14001:2015 pensa no ciclo de vida, na redução de consumo dos recursos, em desperdícios, avalia a visão de terceiros sobre o empreendimento e mais. Dessa maneira, a alteração mais significativa está no foco da norma, que prioriza:
- Desenvolvimento sustentável: relação entre meio ambiente, sociedade e economia;
- Gestão de risco: preocupação com eventos ambientais que repercutem em contextos para além da empresa;
- Gestão ambiental estratégica: direção da organização participativa e comprometida com a execução de projetos da área;
- Melhorias contínuas: “melhoria do desempenho ambiental” para garantir evolução da gestão como um todo.
Quais os elementos da ISO 14001?
Quando se fala em elementos da ISO 14001, esses são os requisitos essenciais para um SGA eficaz. No entanto, isso não é estipulado pela normal de maneira uniforme e pode variar segundo o porte e o tipo da empresa, as atividades desenvolvidas, assim como seus produtos ou serviços, a complexidade dos processos e a competência dos colaboradores.
O que é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA)?
O SGA tem o papel de guiar as ações corporativas para equilibrar homem, indústria e meio ambiente. Assim, o Sistema de Gestão Ambiental é definido por um conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos dentro de uma organização.Tudo isso orientado pelas normas da ISO 14001, a partir de cinco requisitos.
- Conhecer o que deve ser realizado e assegurar o comprometimento com o SGA, definindo qual será a política ambiental;
- Elaborar um plano de ação para atender aos requisitos da política ambiental;
- Assegurar as condições para cumprir os objetivos e as metas ambientais, assim como implementar as ferramentas de sustentação necessárias;
- Realizar avaliações periódicas – qualitativas e quantitativas – de conformidade ambiental da empresa;
- Aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos, as metas e ações implementadas para consolidar uma melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.
Quais os benefícios de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)?
Um dos benefícios de seguir o SGA é o fortalecimento da imagem da empresa aos olhos da comunidade, além de fornecedores, clientes e investidores. Entretanto, as vantagens operacionais são ainda mais visíveis: é possível falar em redução de riscos de acidentes ecológicos, melhorias na administração dos recursos energéticos, materiais e humanos, o que gera impacto, especialmente, nas contas a pagar.
Outro ponto relevante é a mudança positiva no ambiente de trabalho, que fica mais saudável, com profissionais que se dedicam a ações mais assertivas e eficientes.
Implementação da ISO 14001
Conseguir a certificação da ISO 14001 requer mais empenho do que no caso de outras certificações. No Brasil, principalmente, a legislação de Direito Ambiental é complexa e qualquer empresa vai precisar fazer um levantamento detalhado de sua situação. Feita essa avaliação, a organização deve aplicar medidas que atendam aos requisitos da norma.
Esse processo pode demorar até 18 meses, a depender do tamanho do lugar, do preparo dos recursos humanos, comprometimento da direção e mais. O ideal é realizar uma auditoria interna para assegurar de que tudo está encaminhado para a implementação; depois, chega o momento de contatar os organismos de certificação independentes para fazer a auditoria, como a SGS e o Bureau Veritas Quality International.
O caminho fica assim:
- Definição e comunicação do projeto, bem como a geração de um documento detalhando as bases:
- Preparo e comunicação de um projeto com todas as diretrizes detalhadas;
- Revisão ambiental para planejar a Sistema de Gestão Ambiental (SGA);
- Implementação;
- Auditoria e certificação.
Certificação ISO 14001
Altamente requisitada para implementação e reconhecimento, a Certificação ISO 14001 faz parte do portfólio FM2S. A instrutora do curso é Claudia Ferrari que trabalhou durante 21 anos em três grandes multinacionais do setor automotivo e Coordenou mais de 82 certificações de sistemas de gestão.
É a experiência educacional única da FM2S, na prática. Não dá para perder!