Análise de dados

30/09/2019

Última atualização: 31/10/2022

Como o People Analytics pode melhorar o desempenho da equipe?

Como o People Analytics pode melhorar o desempenho da equipe?

Uma das funções principais de um gerente de negócios ou executivo da empresa é contratar e reter os funcionários certos para o trabalho em questão. Atualmente, o gerenciamento de talentos e os recursos humanos estão no meio de uma tendência chamada People Analytics (Análise de Pessoas). Essa tendência mudou as decisões de gerenciamento e contratação de talentos das tomadas de decisão mais comuns baseadas em experiências, para uma análise mais profunda, de acordo com um artigo da McKinsey & Company.

Para aprender como implementar a análise de pessoas, é vital primeiro entender exatamente o que é e como defini-la adequadamente. Continue lendo abaixo para saber tudo sobre essa nova tendência de negócios.

O que é People Analytics?

O People Analytics é essencialmente uma forma de análise mais avançada, na qual departamentos e gerentes de recursos humanos avaliam os dados para melhor gerenciamento de talentos e decisões de negócios. Essa análise é usada para aprimorar significativamente as maneiras pelas quais as empresas atraem, desenvolvem e retêm funcionários excelentes.

Enquanto muitas empresas ainda usam instintos e experiências gerais para determinar quem contratar, o People Analytics pode desempenhar um papel importante ao ajudar os gerentes a usar dados poderosos para encontrar maneiras de contratar e reter as pessoas certas. Esse tipo de análise de dados também pode ajudar as empresas a reduzir o viés com base nas preferências ou experiências sociais dos gerentes, além de melhorar o desempenho das decisões de contratação, de acordo com a McKinsey & Company.

Há uma grande variedade de benefícios para as empresas que implementam análises avançadas para contratar e reter talentos. A seguir estão os benefícios mais importantes.

Os principais benefícios do People Analytics

Algumas das principais vantagens da utilização de análise de dados avançada ao contratar funcionários incluem:

  1. Identificação de drivers de alto desempenho,
  2. Simplificação do recrutamento e da contratação,
  3. Criação de benchmarks para gerenciamento de talentos.

A análise avançada o ajudará a determinar os fatores mais complexos que impulsionam o desempenho em toda a empresa. Isso pode ser adotado por recrutadores e gerentes para afetar suas práticas e identificar quaisquer lacunas de desempenho dos funcionários.

A análise de pessoas também ajuda a garantir que sejam tomadas decisões bem-sucedidas de contratação e que processos mais eficazes sejam implementados para avaliar os candidatos em termos de características e qualidades relevantes. Isso leva a um protocolo de contratação mais diversificado, a um processo de contratação geralmente mais rápido e a mais chances de sucesso em toda a empresa.

Essencialmente, a análise de pessoas pode ser usada para determinar quais fatores influenciam a retenção de funcionários, quais são mais propensos a ter sucesso, as etapas necessárias para criar uma liderança mais forte e como inovar nas equipes.

Como uma organização de assistência médica e a empresa Nielsen usaram a People Analytics em seu proveito

Alguns exemplos dos benefícios da People Analytics vêm de uma organização de saúde que economizou mais de US $ 100 milhões ao utilizar essas técnicas e, ao mesmo tempo, aumentou o engajamento dos trabalhadores. A análise comportamental preditiva também foi usada em uma empresa para reduzir seus bônus de retenção em US $ 20 milhões. A empresa descobriu que o treinamento limitado em gestão, bem como os esforços minúsculos de reconhecimento, levaram a taxas mais altas de rotatividade de funcionários.

Outro exemplo vem da empresa Nielsen, de acordo com uma publicação do LinkedIn. Em 2015, esta empresa estava enfrentando uma rotatividade significativa de funcionários. Piyush Mathur, chefe do departamento de análise de pessoas da empresa, procurava incluir dados concretos para solucionar esse problema.

Ao desenvolver um modelo para entender melhor as taxas de rotatividade e mergulhar em seu próprio pool de funcionários, a empresa Nielsen conseguiu identificar os fatores que motivaram a rotatividade e trabalhar para solucionar o problema. Desde então, a empresa reduziu a taxa de rotatividade em quase metade e economizou milhões de dólares também.

Dicas para o desenvolvimento de um programa de análise de dados centralizado em funcionários em sua empresa

Os gerentes que desejam desenvolver um programa de análise de dados centrado nos funcionários precisarão seguir as seguintes etapas:

  1. Implementar os modelos certos.
  2. Empregar consultores de gerenciamento de mudanças.
  3. Prestar atenção aos fornecedores menores em termos de tecnologia de análise.
  4. Trabalhar com um grande grupo de profissionais para ter sucesso nessa área.
  5. Concentrar-se em analisar novos tipos de dados e empregar novos tipos de processos de avaliação de dados.
  6. Verificar se há fortes recursos de segurança de dados.

Quando se trata de desenvolver um programa de análise de pessoas na sua empresa, você precisará implementar os modelos certos. Os modelos podem ajudar os gerentes a ver como criar liderança mais forte, quanto pagar os trabalhadores com melhor desempenho ou como prever com precisão a retenção de funcionários.

É vital implementar adequadamente as mudanças que esses modelos consideram imperativas. Dessa forma, as equipes de análise de pessoas se beneficiariam do trabalho com consultores superiores em gerenciamento de mudanças.

Além disso, outra dica para ter sucesso nesse setor de análise de dados é estar ciente de que a tecnologia nessa área está crescendo rapidamente, mas é mais provável que os fornecedores menores aumentem ou sejam vendidos. "Não tente ser tudo para todas as pessoas, quando o mercado esquentar, você ficará feliz por possuir parte desse enorme mercado", explica Bersin em seu post.

Outra parte importante a lembrar é que uma multidão de diferentes profissionais e cargos será necessária para ter sucesso no departamento de análise de pessoas. Enquanto os cientistas e estatísticos de dados são responsáveis ​​por criar os modelos e analisar os dados, sua empresa também precisará de consultores, especialistas em processamento, psicólogos, designers e equipe de TI. Todas essas pessoas precisarão trabalhar juntas para criar uma estratégia de análise de pessoas bem-sucedida.

Outra dica para implementar com sucesso um programa de análise de dados centrado no funcionário é estar preparado para analisar novos tipos de dados e desenvolver novos tipos de processos de avaliação de dados. O tipo de dados encontrado no mundo dos negócios hoje inclui dados de histórico de e-mail, informações de pesquisa de engajamento de trabalhadores, dados de dispositivos vestíveis e dados sociométricos.

Até os dispositivos móveis, incluindo iPhones ou tablets, podem afetar os dados que os empregadores coletam, pois esses dispositivos podem armazenar informações como localização GPS e vídeos em câmeras de vídeo. No entanto, devido a esse tipo de coleta de dados, a segurança e o anonimato dos dados se tornarão imperativos na sua organização.

De acordo com a Deloitte Insights, algumas empresas estão descobrindo que a mera presença de dados representa um risco à segurança. Por exemplo, a União Européia instituiu regulamentos que exigem que as empresas excluam imediatamente os dados quando não forem mais relevantes para uma necessidade de processamento.

Devido a uma infinidade de violações de segurança de dados e cartão de crédito, as empresas e, especialmente, seus departamentos jurídicos tornaram-se mais sintonizadas com as formas de garantir que seus dados armazenados sejam o mais seguros possível contra hackers. Quem trabalha com recursos humanos ou nas equipes de análise de pessoas se beneficiará dos treinamentos relacionados à privacidade, segurança e proteção da identidade do usuário. Além disso, os trabalhadores tendem a se preocupar com o uso desse tipo de dados. Dessa forma, ter fortes recursos de segurança de dados no local aliviará as preocupações dos funcionários.

Como medir corretamente o desempenho da equipe?

Quando se trata de medir o desempenho da equipe, a análise de big data deve ser usada para resolver os principais problemas que a empresa enfrenta. Frequentemente, os problemas que envolvem o sucesso de sua organização estão relacionados ao impacto na receita, valor para o acionista e participação de mercado.

Ao implementar uma solução, é vital conectá-la novamente a esses três fatores. A estratégia geral envolve a construção de uma infraestrutura de dados limpa e, em seguida, usá-la para gerar insights superiores que aprimoram sua empresa.

Para medir o desempenho da equipe usando a análise de pessoas, você precisará observar os principais indicadores de desempenho ou KPIs. Por exemplo, se a empresa pretende reduzir custos em termos de recrutamento, o departamento de recursos humanos pode ter uma quantia em dólares-alvo para o KPI 'custo de recrutamento em dólares'.

Outro KPI para medir pode ser o 'comportamento inovador'. Usando a pesquisa anual de envolvimento, os gerentes podiam analisar as pontuações comportamentais para determinar a inovação e traçar maneiras pelas quais a empresa poderia impulsionar comportamentos inovadores.

Se você deseja melhorar suas estratégias de recrutamento e medir melhor o desempenho da equipe, o software de gerenciamento de tempo certo pode fazer toda a diferença.