Seis Sigma

02/09/2017

Última atualização: 25/01/2023

Como a Simulação ajuda no Lean Seis Sigma?

Como a Simulação pode ajudar no Lean Seis Sigma?


Devido ao crescimento rápido e ao aumento da concorrência em tecnologia da informação (TI), terceirização de processos de negócios (BPO) e outras indústrias do setor de serviços na Índia, a qualidade e o custo das operações tornaram-se os principais fatores distintivos entre essas empresas. A sobrevivência, o crescimento e os lucros dependem de como uma organização controla seus custos e satisfaz seus clientes. A simulação ajuda nisso.


Muitas organizações adotaram programas de melhoria da qualidade, sendo os mais importantes o Seis Sigma e Kaizen. Eles também modificaram as técnicas desses programas para melhor atender às necessidades da organização. Para generalizar, a escolha da filosofia de qualidade foi feita em fatores como alcance e duração dos projetos, produto ou processos da organização e a intensidade estatística necessária para analisar e melhorar.


Independentemente do programa de qualidade usado, muitas organizações encontraram limitações em algumas das ferramentas de melhoria de qualidade que eles usam. Ao mesmo tempo, eles estão descobrindo as vantagens de usar modelagem e análise de simulação como uma ferramenta de resolução de problemas.



Quais as limitações de ferramentas de qualidade usadas?


Os motivos pelos quais as empresas estão descobrindo que algumas metodologias de análise fornecem resultados não tão bons, incluem:




Essas limitações de processos de qualidade podem ser tratadas através da implementação de uma técnica de pesquisa operacional chamada modelagem e análise de simulação.

O que é Simulação?


A simulação é a imitação das operações de um processo ou sistema do mundo real ao longo do tempo. Envolve a geração da história artificial do sistema e a observação dessa história artificial para extrair inferências sobre as características operacionais do sistema real.


A pesquisa operacional e a modelagem da simulação foram utilizadas no passado pela administração superior para a tomada de decisões em diversas áreas, incluindo gerenciamento da cadeia de suprimentos, aplicações de fabricação, fabricação de semicondutores, engenharia de construção e aplicações militares.


A simulação agora está sendo usada em indústrias de serviços para modelar e analisar fluxos de chamadas, gerenciamento de recursos humanos e previsão. O uso geralmente foi um esforço único devido a várias desvantagens do conceito de simulação, mas a tecnologia atual e o desenvolvimento converteram essas desvantagens em vantagens. Alguns dos mais importantes são:




Como integrar modelagem e análise de simulação?


A maioria das organizações modificou as técnicas de qualidade para atender às suas necessidades, mas a metodologia básica do projeto para a melhoria contínua da qualidade permanece.


A modelagem e a análise de simulações como uma ferramenta podem ser melhor usadas nos Passos Analyze e Improve. É muito útil ao estudar o sistema, projetar o sistema, avaliar alternativas e fazer backup dos resultados do processo melhorado.


O DMAIC aplica-se a um processo existente que precisa ser melhorado. É melhor aplicável à redução contínua de defeitos em um ambiente multifuncional / uni-funcional.



Como aprimorar os métodos atuais?


A modelagem e análise de simulação podem ser usadas tanto em uma estrutura de melhoria de qualidade como em um aprimoramento para os métodos atuais. Alguns postos-chaves a serem lembrados ao decidir usar a simulação são: