Computação pervasiva: onipresença da informática
Computação pervasiva: onipresença da informática
O que é computação pervasiva?
A computação pervasiva, também conhecida como computação onipresente ou computação obíqua, fornece informações, mídia, contexto e poder de processamento para nós, onde quer que estejamos. Esta classe de tecnologias é caracterizada por vastas redes de microprocessadores conectados incorporados em objetos do cotidiano.
A maneira como as informações são compartilhadas entre esses dispositivos é muito diferente da maneira como elas foram compartilhadas no passado. Em contraste com os dados sendo registrados e atualizados em bancos de dados privados e centralizados, os dados agora estão incorporados e continuamente reconciliados em redes públicas. Isso dificulta a corrupção de dados e tem vastas implicações para o fluxo de trabalho, comércio e sistemas financeiros.
A computação pervasiva é a tecnologia que impulsiona a internet das coisas (IoT), mas é mais preciso pensar nisso como o mecanismo da internet de tudo. Diferentemente das plataformas de computação convencionais, as redes de computação difusas não são vistas, estão em toda parte e estão sempre disponíveis. As capacidades informativas, de intercâmbio e de colaboração dessas redes não estão confinadas a nenhum dispositivo ou local fixo; eles estão distribuídos em todo o mundo em que vivemos. Além disso, o fator de forma da computação pervasiva pode ser móvel, vestível ou implantável.
Por quê usar computação pervasiva?
A computação pervasiva está reforçando cadeias estabelecidas de lógica de negócios. Isso é particularmente verdadeiro na lógica da criação de valor que governa o intercâmbio entre as crenças, os valores e as expectativas dos clientes e dos produtos, as cadeias de valor e as práticas das empresas. A propriedade e o uso exclusivo uma vez governaram essa lógica, mas agora estão dando lugar à informação e ao acesso possibilitados pela computação difundida.
Ela suporta a criação de produtos com um forte componente informativo que pode envolver e ser moldado pelos clientes. Permite a construção e desconstrução contínua de produtos. Tais produtos são capazes de melhorar com o tempo - uma qualidade que pode soar como a sentença de morte da velha lógica de uso e obsolescência. Num futuro próximo, na nova lógica da computação pervasiva, um carro usado com anos de experiência na estrada pode ser mais valioso do que um novo!
Para aproveitar as oportunidades da computação pervasiva, os executivos precisarão considerar como os dispositivos digitais, as redes e as paletas criativas e personalizáveis de mídia podem ser incorporadas nos processos, produtos e cadeia de valor estendida de sua empresa.
Onde é aplicada a computação pervasiva?
A computação pervasiva produz novas formas de comércio, gerando informações que as empresas podem usar para criar valor em uma variedade de produtos, serviços e ativos. A Uber Technologies Inc. usou a computação pervasiva para desbloquear o valor ocioso que residia na capacidade não utilizada dos automóveis. Ao adicionar três ou quatro passageiros a uma única tarifa para o aeroporto, um motorista Uber utiliza melhor a capacidade de seu veículo e ganha mais, enquanto os passageiros pagam menos por um nível de conveniência que não era possível antes.
A computação pervasiva também pode permitir que as empresas superem as barreiras que antes separavam funções como design, fabricação e vendas. Agora, os dispositivos conectados fornecem fluxos de informações que podem ser usados para integrar e orquestrar essas funções em toda a cadeia de suprimentos. Desse modo, a computação pervasiva gera novas oportunidades, negócios e modelos de geração de valor.
No campo da saúde, a computação pervasiva pode ser incorporada em dispositivos portáteis e implantáveis que monitoram, mantêm e asseguram nosso bem-estar. O VitalPatch MD da VitalConnect é um biossensor usado no antebraço. Ele detecta e registra a frequência cardíaca, a temperatura, a respiração e os movimentos do usuário. Esses dados são entregues em tempo real aos servidores, computadores e dispositivos móveis de profissionais de saúde.
Uma vez que os dispositivos médicos estejam equipados para responder, eles serão capazes de fornecer cuidados precisamente direcionados, eliminando muitos dos efeitos colaterais dos medicamentos prescritos. Eles serão capazes de sentir uma emergência, convocar ajuda e entregar eletronicamente registros médicos e especialistas para a cena.
Os instrumentos cirúrgicos também serão equipados com tecnologia de computação difundida. Tais instrumentos serão capazes de detectar mudanças nas estatísticas vitais de um paciente, aumentar a precisão, permitir respostas mais rápidas e expandir as opções de salvamento disponíveis em ambientes de cuidados intensivos. Desse modo, poderia ajudar a enfrentar o grande desafio da reforma da saúde, ainda não resolvido: a necessidade de reduzir os custos médicos e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do atendimento.
A computação também está transformando o campo do aprendizado das ilhas isoladas e desconexas da sala de aula e da biblioteca para uma busca contínua e vitalícia que está integrada em nossas vidas diárias. Essa tecnologia nos permite acessar informações de maneiras altamente personalizadas a partir de uma variedade de fontes e compartilhá-las da maneira que quisermos. O acesso, a conversão e o fluxo de informações resultam em ciclos muito curtos de recordação, compreensão e aplicação de conhecimento. Isso também leva a abordagens pedagógicas novas e radicais para a aprendizagem. Em suma, a computação difundida está ampliando uma gama maior de oportunidades educacionais para mais e mais. mais caçadores de conhecimento.
Na esfera ambiental, a computação pervasiva está dando voz ao mundo natural. Testemunhe o Global Forest Watch do World Resources Institute, um aplicativo baseado na web que usa informações de satélite, sensores e usuários para criar mapas personalizados de uso da terra, desmatamento e conservação. A Global Forest Watch torna o enigma sobre o som produzido por uma árvore que cai na floresta um ponto discutível: permite que os funcionários do governo monitorem remotamente as florestas em tempo real e ajuda os gerentes da cadeia de suprimentos a garantir a origem e a sustentabilidade da madeira comprada.
A computação difusa pode fornecer dados complexos e análises de condições ambientais em constante mudança. Os sensores melhoram a detecção de terremotos, inundações, incêndios e outros desastres naturais e melhoram a comunicação, a coordenação e a resposta do resgate e de outros profissionais. Eles permitem que cientistas e planejadores governamentais avaliem rapidamente cenários envolvendo fenômenos naturais, como furacões, e façam previsões muito mais precisas.
Em termos de consumo, a computação pervasiva apóia o desenvolvimento de bairros “inteligentes”, nos quais energia, água e outros recursos podem ser compartilhados de maneira eficiente e econômica entre as residências. Em bairros inteligentes, as casas equipadas com tecnologias, materiais e eletrodomésticos eficientes em energia estão conectadas a uma micro-grade de fontes alternativas de energia, bem como à rede tradicional. As residências compartilham dados de desempenho e uso de energia, o que permite a entrega de novos serviços aos clientes e uma gestão de energia mais inovadora pelas concessionárias.