Controle de qualidade

04/05/2017

Última atualização: 25/01/2023

O que é Controle de Qualidade? Como utilizá-lo?

Controle de qualidade é um procedimento ou conjunto de procedimentos destinados a garantir que um produto ou serviço se adequem a um conjunto definido de critérios de qualidade , muitas vezes definidos pelo cliente. Esses procedimentos incluem a identificação dos problemas de qualidade, bem como a condução de ações corretivas para solucioná-los.


O controle de qualidade é semelhante, mas não idêntico, à garantia de qualidade. Define-se esta segunda como um procedimento ou conjunto de procedimentos destinados a garantir que um produto ou serviço em desenvolvimento (antes do trabalho estar completo, em oposição a depois) atenda aos requisitos especificados. A qualidade assegurada é por vezes expressa juntamente com controle da qualidade como uma única expressão, garantia e controle da qualidade.



Como surgiu o Controle de Qualidade?


Os seres humanos modernos distinguem-se de outras espécies pelo uso extensivo de ferramentas para controlar e adaptar-se aos seus arredores. As primeiras ferramentas de pedra, como os vulgares, não tinham buracos e não projetavam como peças intercambiáveis. A produção em massa estabeleceu processos para a criação de peças e sistemas com dimensões e design idênticos, mas esses processos não são uniformes e, portanto, alguns clientes não estavam satisfeitos com o resultado.


 O controle de qualidade separa o ato de testar produtos para descobrir defeitos da decisão para permitir ou negar a liberação do produto, o que pode ser determinado por restrições fiscais. Para o trabalho por contrato, em particular o trabalho concedido por agências governamentais, as questões de controle de qualidade estão entre os principais motivos para não renovar um contrato.


A forma mais simples de controle de qualidade foi um esboço do item desejado. Se o esboço não correspondesse ao item, ele foi rejeitado, em um procedimento simples Go / no go. No entanto, os fabricantes logo descobriram que era difícil e dispendioso fazer as peças ser exatamente como sua representação. Por isso, em torno de 1840 foram introduzidos limites de tolerância, em que um design funcionaria se as suas partes fossem medidas dentro dos limites.


A qualidade foi definida com precisão usando dispositivos como medidores de ficha e medidores de anel. No entanto, isso não abordou o problema de itens defeituosos. Reciclar ou descartar o desperdício aumenta o custo de produção, assim como tentar reduzir a taxa de defeitos. Vários métodos foram propostos para priorizar os problemas de controle de qualidade e determinar se devem deixá-los sem endereço ou usar técnicas de garantia de qualidade para melhorar e estabilizar a produção



Qual a evolução do controle de qualidade?


A qualidade foi definida como aptidão para uso, conformidade com os requisitos e busca da excelência. Mesmo que o conceito de qualidade tenha existido desde os primeiros tempos, o estudo e a definição de qualidade só foram proeminentes no século passado.



1920: Controle de qualidade


Após a Revolução Industrial e o aumento da produção em massa, tornou-se importante definir e controlar melhor a qualidade dos produtos. Originalmente, o objetivo da qualidade era garantir  o atendimento dos requisitos de engenharia em produtos finais. Mais tarde, à medida que os processos de fabricação se tornaram mais complexos, a qualidade se tornou uma disciplina para controlar a variação do processo como meio de produzir produtos de qualidade.



1950: Garantia de qualidade e auditoria


A profissão de qualidade expandiu-se para incluir a garantia de qualidade e as funções de auditoria de qualidade. Os condutores da verificação independente da qualidade eram principalmente indústrias em que a saúde pública e a segurança eram primordiais.



Década de 1980: Gerenciamento de qualidade total (TQM)


As empresas perceberam que a qualidade não era apenas o domínio de produtos e processos de fabricação, e os princípios de gerenciamento de qualidade total (TQM) foram desenvolvidos para incluir todos os processos em uma empresa, incluindo funções de gerenciamento e setores de serviços.



Gestão da qualidade hoje


Houve muitas interpretações sobre o que é a qualidade, além da definição do dicionário de "bondade geral". Outros termos que descrevem a qualidade incluem redução de variação, valor agregado e conformidade com as especificações.


ISO 9000: 2015: Sistemas de gerenciamento de qualidade - Fundamentos e vocabulário definem a qualidade como "o grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto atende aos requisitos". Simplificando, a qualidade é atender aos requisitos do cliente.


Um sistema de gerenciamento de qualidade inclui todas as atividades da função de gerenciamento geral que determinam a política de qualidade, objetivos e responsabilidades e sua implementação. Como o ISO 9000 explica, um sistema de gestão fornece os meios para estabelecer uma política e objetivos e os meios para alcançar esses objetivos.



Como se implementar um controle de qualidade?


A fim de implementar um programa de controle de qualidade eficaz, uma empresa deve primeiro decidir quais as normas específicas que o produto ou serviço deve cumprir. Uma maneira de se fazer isso, é ouvindo profundamente a voz do cliente e desdobrando suas necessidades em indicadores bem claros.


Em seguida,  determinam a extensão das ações do controle da qualidade (por exemplo, a porcentagem de unidades testadas de cada lote, a periodicidade que iremos intervir no processo, etc.). Os dados do mundo real precisam de coleta (por exemplo, devemos de fato saber quantas peças estão falhando) e os resultados relatados ao pessoal envolvido no processo. Em nosso blog, temos excelentes informações sobre como se fazer uma boa coleta de dados.


Depois disso, decidem as ações corretivas (por exemplo, as unidades defeituosas que precisam de reparo ou rejeitadas e o cliente não irá pagar por esse retrabalho). Se ocorrerem muitas falhas no produto, é necessário detalhar um plano para melhorar o processo de fabricação ou o serviço. Em outras palavras,  abrir um projeto de melhoria para acabar com os problemas na fonte. Em nossos cursos de Green Belt e Black Belt, discutimos a fundo esse assunto, ensinando como se estruturar esses projetos de melhoria.


Finalmente, o processo de controle de qualidade deve ser contínuo para garantir que os esforços de melhoria, se necessários, produziram resultados satisfatórios.



Quais ferramentas podemos usar para conduzir o controle da qualidade?


Utilizam várias ferramentas no controle de qualidade. As mais famosas delas são as 7 ferramentas básicas da qualidade, que ficaram famosas por sua aplicação fabril e, posteriormente, em processos administrativos. São elas:




  1. Diagrama de causa e efeito (também chamado de gráfico de Ishikawa ou de espinha de peixe): Identifica muitas causas possíveis de um efeito ou problema e classifica idéias em categorias úteis.

  2. Folha de verificação: Um formulário estruturado e preparado para coletar e analisar dados; Uma ferramenta genérica com a possibilidade de adaptação para uma ampla variedade de propósitos.

  3. Gráficos de controle: Gráficos usados para estudar como um processo muda ao longo do tempo.

  4. Histograma: O gráfico usado para mostrar as distribuições de frequência, ou com que frequência cada valor em um conjunto de dados ocorre.

  5. Gráfico de Pareto: mostra em um gráfico de barras quais fatores são mais significativos.

  6. Gráfico de dispersão: plota pares de dados numéricos, com uma variável em cada eixo, para procurar correlações.

  7. Fluxogramas: diagramas visuais que mostram como um processo funciona.


Qual a diferença entre controle de qualidade e garantia de qualidade?


A garantia de qualidade consiste em "uma parte da gestão da qualidade focada no fornecimento de confiança do cumprimennto dos requisitos de qualidade ". A confiança proporcionada pela garantia de qualidade é dupla - internamente para gerenciamento e externamente para clientes, agências governamentais, reguladores, certificadores e terceiros.




A inspeção é o processo de medição, exame e teste para avaliar uma ou mais características de um produto ou serviço e a comparação destes com os requisitos especificados para determinar a conformidade. Produtos, processos e vários outros resultados podem ser inspecionados para se certificar de que o objeto que sai de uma linha de produção ou o serviço que está sendo fornecido é correto e atende às especificações.