IAs

28/06/2024

Copilot: o que é e como funciona?

O que é o Microsoft Copilot

Copilot é um sistema de inteligência artificial criado pela Microsoft. É o que se chama de sistema conversacional, o que significa que a forma de controlá-lo e interagir com essa IA é por meio de um chat.

Isso significa que a forma de interagir com essa inteligência artificial é por meio de um prompt textual. Esses são um tipo de comando que você executa com linguagem natural. Então, você pode fazer uma pergunta a ele, como contar certas informações, e ele lhe dirá.

O Copilot funciona utilizando o modelo de linguagem de inteligência artificial GPT, o mesmo utilizado pelo ChatGPT. Na verdade, sua principal característica é usar GPT-4, a mesma versão que o ChatGPT Plus usa, o que o torna uma das melhores alternativas para usar o GPT-4 gratuitamente.

Outra das principais características do Copilot é que ele permanece conectado à Internet , por isso sempre oferecerá informações atualizadas. Você pode perguntar a ele coisas relacionadas a eventos atuais, e ele lhe contará as informações mais atuais, incluindo as páginas da web de onde as obteve.

Além disso, o Copilot também integra o DALL-E 3, que é a tecnologia de inteligência artificial para geração de imagens a partir de texto. Isso significa que você também pode usá-lo para criar imagens do zero, simplesmente descrevendo o que deseja que ele desenhe para você.

Portanto, o Copilot possui um grande elenco de funções. Você pode usá-lo para buscar informações atualizadas e também simplesmente para bater um papo ou pedir que ele escreva poemas, conte piadas ou até mesmo crie músicas. Você também pode pedir para gerar todos os tipos de imagens.

Além disso, você também pode solicitar informações relacionadas a viagens ou locais que poderá visitar em uma delas. Você também pode criar tabelas comparativas com produtos da Internet, fazer comparações de produtos específicos e praticamente tudo que imaginar.

Por fim, você deve saber que o Copilot também se integra a diversos aplicativos da Microsoft, como Excel, Word e até o próprio Windows. Dessa forma, você também poderá fazer solicitações específicas para o site em que está utilizando.

Como funciona o Copilot?

Um verdadeiro assistente versátil, oferece inúmeros recursos para melhorar sua produtividade tanto profissional quanto pessoalmente. Acessível com ou sem conta Microsoft, a aplicação Microsoft Copilot requer, no entanto, ligação ou criação gratuita de uma conta para poder aceder a todas as suas funções como GPT-4 por exemplo. Depois de entrar no aplicativo, o funcionamento permanece idêntico ao oferecido no seu navegador, basta selecionar a funcionalidade desejada e pronto.

O Copilot funciona por meio do chamado LLM (Large Language Mode), que foi desenvolvido pela própria OpenAI, empresa que criou o ChatGPT. Centraram-se no campo de pesquisa, por isso combina as principais funções como ChatGPT com opções relacionadas com a pesquisa de informação na Internet. Esse sistema é ainda mais poderoso que o usado pelo atual ChatGPT, usando GPT-4. Por ser baseado na Internet, também tem a capacidade de evoluir e atualizar as respostas. Lembre-se que o ChatGPT tem resultados que remontam ao seu treinamento em 2021, então o Copilot pode ser uma melhor fonte de informação.

Este irmão do ChatGPT para Bing aplica um método para evitar respostas inadequadas e resultados tendenciosos, que é um modelo para reagir às mudanças no mundo. É como se a própria IA estivesse se testando no contexto social para evitar dar respostas inadequadas ou responder sobre temas considerados tóxicos e inadequados.

O Copilot possui duas formas de trabalhar em sua versão mobile. Por padrão, você usa o modelo GPT-3.5, igual ao ChatGPT, mas possui um botão para ativar o GPT-4 e receber respostas mais complexas e avançadas.

Na versão web existem três modos diferentes. Por padrão você tem o modo mais equilibrado ativado, mas também pode escolher um em que a precisão nas respostas seja priorizada, e outro modo mais criativo em que o Copilot tenha mais liberdade para responder. Estas são as características de cada um:

O que é Inteligência Geral Artificial (AGI), a tecnologia que pretende revolucionar completamente o nosso mundo

Porque algo que você precisa entender é que o Copilot, como todas as inteligências artificiais, pode ter o que chamamos de alucinações . Isso significa que ele pode fornecer informações falsas de uma forma que as faz parecer completamente reais. No início de cada conversa, você pode escolher o modo que deseja usar.

A linha do Microsoft Copilot: as várias opções do Copilot

Um ponto que vale a pena observar se você estiver aprendendo como habilitar o Microsoft Copilot é que existem vários “tipos” de Copilot disponíveis. A solução central “Microsoft Copilot” agora é o nome usado para o serviço anteriormente conhecido como Bing Chat. Este chatbot generativo de IA pode ajudar os usuários em tarefas como codificação, encontrar respostas para perguntas, gerar imagens e escrever e-mails.

Os outros Copilots da linha abrangem vários aplicativos e ferramentas da Microsoft, oferecendo serviços e recursos específicos. As opções atuais incluem:

Windows Copilot: um assistente de IA que simplifica tarefas relacionadas às configurações do PC e à navegação na web. Ele pode ativar a sala escura do seu computador, organizar janelas, ajudá-lo a comprar produtos e auxiliar na navegação na Internet por meio do Microsoft Edge.

Copilot do Microsoft 365: lançado totalmente em novembro de 2023, o Copilot para Microsoft 365 traz IA generativa para todos os seus aplicativos da Microsoft, como Teams, PowerPoint, Excel, Outlook e Word. Ele pode resumir e redigir e-mails, gerar visualizações Python no Excel e otimizar fluxos de trabalho digitais. O plano Microsoft 365 para Copilot também inclui o Copilot Studio , a ferramenta de IA generativa de baixo código da Microsoft.

Copiloto de segurança: ferramenta de IA da Microsoft para fluxos de trabalho de segurança, integrada aos recursos de segurança existentes da empresa, como Microsoft Sentinel, Intune e Defender Threat Intelligence. Ajuda as empresas a rastrear e responder a ataques cibernéticos com eficiência.

Dynamics 365 Copilot e Copilot for Sales and Service: a gama completa de ferramentas de copiloto da Microsoft para empresas voltadas para o cliente. O Dynamics 365 Copilot integra-se aos seus sistemas CRM e ERP. Os Copilots para vendas e serviços oferecem ferramentas inteligentes para apoiar as equipes em seus fluxos de trabalho diários.

Copilot no Viva: integração do Copilot da Microsoft na plataforma Viva Engagement. Ele é baseado no mesmo sistema do Microsoft Copilot 365 e inclui integração.

Copiloto Microsoft vs. Bate-papoGPT

O Copilot está profundamente integrado ao ecossistema Microsoft, como Office 365 (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc.), facilitando a automatização de tarefas e melhorando a produtividade. Você pode automatizar tarefas repetitivas, como orçamentos no Excel, onde as variáveis ​​não são alteradas.

Ao interagir com este chatbot, o importante é dar-lhe contexto, uma ação clara a tomar e, acima de tudo, as ferramentas onde pode ser apoiado. Por exemplo, você pode pedir para ele revisar os orçamentos de uma área específica nos últimos três anos e a partir destes definir quais foram impactados pela inflação com base em índices externos. A ferramenta é capaz de fazer essa tarefa em apenas alguns minutos, mas será necessário acessar seus arquivos históricos.

Outra ação importante é que ao dar uma resposta você deve dar uma nota ao seu trabalho para saber se está fazendo bem o seu trabalho.

No caso do ChatGPT, a ferramenta paga pode ser muito mais útil, tanto na versão desktop quanto no aplicativo, porém também tem o desafio de ser muito claro na hora de pedir emprego.

Ao contrário do Copilot, é mais fácil obter respostas do chatbot sem ativar uma conta corporativa, por isso também é possível que a informação que lhe dá seja mais geral e corre o risco de cometer plágio ou ter informação com erros. Para evitar que isso aconteça, você pode pedir a ambos que forneçam suas fontes.

Uma diferença que o Copilot também tem é que você pode atribuir-lhe funções mais executivas ou mais casuais e dependendo disso lhe dará uma resposta mais corporativa ou mais amigável. Se o que você deseja é que ele crie um roteiro de viagem corporativa, você terá que dar-lhe mais detalhes sobre o orçamento diário, e aderir o planejamento a um horário de trabalho, enquanto na versão mais casual ele poderá lhe dar detalhes mais amplos das atividades .

Como o Copilot pode acessar dados confidenciais, existe o risco de violações de segurança e problemas de privacidade se não for tratado de maneira adequada. Além disso, os usuários podem se tornar dependentes do ecossistema da Microsoft, o que pode ser um problema se quiserem mudar para outras plataformas no futuro.

De referir que a questão do custo e da curva de aprendizagem que possui é um pouco mais ampla que a do ChatGPT, pelo que os utilizadores terão que aprender a dar-lhe ordens claras para que seja verdadeiramente eficaz.

Se você deseja ampliar sua atuação estratégica, por meio da criação de visualizações é necessário entender a fundo como implementar procedimentos de análise de dados. Para isso, conheça nosso curso Fundamentos da Ciência de Dados de forma gratuita.

Como habilitar o Microsoft Copilot para Windows 11

Como habilitar o Microsoft Copilot no Windows 11 não custa nada, vamos primeiro ver como configurar esta solução. O Windows Copilot para usuários comuns já foi lançado como parte da atualização gratuita do Windows no início deste ano. Você pode usá-lo simplesmente atualizando para a versão mais recente.

Depois de ter a versão mais recente do Windows, você pode encontrar o Copilot na barra de tarefas do Windows 11 ou usar Win + C para acesso rápido. Também existe a opção de encaixar o Copilot em um painel lateral da sua área de trabalho.

Com o Windows 11 Copilot, você pode acessar todos os recursos que adora no Windows, desde copiar/colar até assistência de encaixe e ferramentas de recorte. No entanto, você também pode fazer várias perguntas ao Windows Copilot e solicitar suporte para várias tarefas.

Por exemplo, os usuários podem pedir ao Windows Copilot para resumir ou reescrever o conteúdo. Você também pode usar a ferramenta, semelhante ao Bing Chat AI, para acessar rapidamente informações da web.

No entanto, se você estiver habilitando o Windows 11 Copilot para usuários corporativos, há um processo um pouco diferente a seguir. O Copilot no Windows não está habilitado por padrão para “dispositivos gerenciados do Windows 11 versão 22H2”. Se o seu sistema estiver configurado para obter atualizações do WSUS, Windows Update, Intune, Autopatch ou Configuration Manager, talvez seja necessário fazer algumas alterações.

Como habilitar o Windows Copilot para usuários empresariais

Para habilitar o Microsoft Copilot para Windows em um ambiente gerenciado, os administradores devem habilitar recursos de “ controle corporativo temporário ” para esses dispositivos. Você deve verificar se as contas de usuário possuem a “plataforma de provedor de bate-papo” correta configurada no Windows (Bing Chat).

Além disso, você precisará aplicar uma política para habilitar recursos por meio de controle corporativo temporário para clientes gerenciados. Isso significa definir a política de grupo para habilitar recursos por meio de veiculação que estão desativados por padrão e fazer atualizações de CSP. Você pode encontrar informações sobre como fazer isso aqui .

Você também pode precisar habilitar atualizações opcionais para o serviço Copilot. Depois que um dispositivo gerenciado instalar a atualização 23H2, o recurso “controle empresarial temporário” desaparecerá. Isso permitirá o Copilot no Windows por padrão para todos os dispositivos. No entanto, você ainda precisará garantir que a plataforma correta do provedor de bate-papo esteja configurada. Normalmente, isso significa habilitar o Bing Chat Enterprise.

Como habilitar o Microsoft Copilot 365

O Microsoft Copilot para Microsoft 365 foi uma das primeiras inovações a ser revelada pela gigante da tecnologia este ano. A Microsoft o descreveu como a ferramenta de produtividade mais avançada do planeta. Hoje, o kit de ferramentas está disponível para o público em geral e inclui acesso ao Copilot em todos os seus aplicativos da Microsoft por US$ 30 por usuário por mês.

Uma assinatura do Microsoft 365 Copilot também inclui o Copilot Studio, a plataforma de baixo código que as empresas podem usar para personalizar experiências do Copilot (com seus dados e fluxos de trabalho) ou criar aplicativos GPT. Aqui está o que o Microsoft Copilot pode fazer em seus aplicativos de produtividade:

Word: O Microsoft Copilot pode ajudar a resumir, redigir e revisar documentos no Word. Também pode oferecer sugestões úteis para melhorar sua redação.

Excel: No Excel, o Copilot pode ajudar os usuários a obter novos insights, criar visualizações de dados atraentes, detectar padrões e criar fluxos de trabalho Python.

PowerPoint: O recurso copilot do PowerPoint pode transformar ideias em apresentações completas com instruções em linguagem natural. Ele também pode resumir apresentações longas.

Outlook: O Copilot for Outlook pode ajudar a alinhar e organizar sua caixa de entrada. Além disso, pode resumir conversas e fornecer sugestões de respostas.

Power Platform: O Microsoft Copilot pode ajudar os desenvolvedores a criar protótipos e criar aplicativos de baixo código com automação e diretrizes na Power Platform.

Business Chat: Business Chat, que combina e-mails, calendários, notas e apresentações, pode ajudar as equipes a redigir conteúdo, encontrar datas importantes e criar planos de trabalho.

Leia mais: