Blog

26/06/2015

Última atualização: 25/01/2023

Quer ser criativo? Pense "Dentro" da Caixa!

Como pensar dentro da Caixa?


Quer uma organização verdadeiramente criativa? Então pense Inside the Box. A visão tradicional diz que a criatividade é desestruturada e não segue regras ou padrões. Que você precisa pensar "fora da caixa" para ser verdadeiramente original e inovador. Que você comece com um problema e depois faça "brainstorm" idéias sem restrições até encontrar uma solução.


Inside the Box mostra que mais inovação - e melhor e mais rápida inovação - acontece quando você trabalha dentro do seu mundo familiar (sim, dentro da caixa) usando um conjunto de modelos que canalizam o processo criativo de uma forma que nos torna mais - não menos - criativo. Essas técnicas foram derivadas de pesquisas que descobriram um conjunto surpreendente de padrões comuns compartilhados por todas as soluções inventivas.


Eles formam a base do Systematic Inventive Thinking, ou SIT, agora usado por centenas de corporações em todo o mundo, incluindo líderes do setor como Johnson & Johnson, GE, Procter & Gamble, SAP e Philips. Muitos outros livros discutem como tornar a criatividade parte da cultura corporativa, mas nenhuma delas usa a abordagem SIT inovadora e não convencional descrita neste livro. Com o pensamento "dentro da caixa", empresas e organizações de qualquer tamanho podem resolver de forma criativa os problemas antes de se desenvolverem e inovar de forma contínua e sistemática. Este sistema realmente funciona!



E o que fala quem pensa dentro da caixa?



"Pensar fora da caixa é um mito completo. Baseia-se em pesquisas erradas da década de 1970. Pesquisas subsequentes mostram que simplesmente dizer às pessoas para pensar fora da caixa não melhora a produção criativa. Envia pessoas a caças cognitivas de ganso selvagem."


"Pensar dentro da caixa restringe as opções do cérebro e regula como produz idéias. Ao restringir e canalizar nossos cérebros, os fazemos trabalhar de forma mais difícil e inteligente para encontrar soluções criativas. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, as melhores idéias geralmente estão próximas. Pensar dentro da caixa ajuda você a encontrar essas inovações inovadoras e surpreendentes."



A inovação geralmente resulta de um conjunto de cinco padrões simples:





"Por milhares de anos, as pessoas incorporaram esses padrões em suas invenções, geralmente sem perceber. Em nosso método, Systematic Inventive Thinking (SIT), os padrões foram estruturados em técnicas que permitem a criatividade sob demanda. SIT leva um produto ou serviço e o divide em componentes. Em seguida, você usa uma ou mais técnicas para manipular os componentes e gerar idéias do novo para o mundo. Isso permite que você toque o mundo muito rico dentro da caixa ".



Ok, mas o que é a caixa do pensar?


Muitos fatores abordam a composição da caixa - identidade de marca, valores de marca, história, cultura e a comunidade em que você joga. É tudo que sua marca é e representa, devidamente definida e compreendida pelo seu time.


O entendimento é a chave. A identidade da sua marca, de fato, o conteúdo da sua caixa, precisa ser amplamente compreendida dentro da sua organização. Não é suficiente para executivos e líderes seniores saberem o que compõe a caixa. Todo funcionário em toda a sua organização deve ser educado sobre o que está na caixa.


Só uma vez que a caixa é definida e que o conhecimento é compartilhado em toda a sua organização, você realmente pode começar a encorajar a criatividade. Caso contrário, as idéias nascem da confusão e não serão ancoradas à sua marca. O sonho de ideias criativas é ótimo, mas, se não estiverem enraizados em seus valores de marca, eles não atendem a sua finalidade.



Encontre o seu lugar dentro da caixa


Para iniciar o processo criativo, capacite todos para encontrar seu lugar dentro da caixa. Obtenha uma variedade de conjuntos de habilidades e uma mistura de colegas de várias disciplinas no planejamento para que possa ser abordado a partir de diferentes perspectivas.


Brainstorms pode ocorrer em muitas formas, com grupos grandes e pequenos, em pessoa ou por e-mail. Mas certifique-se de encorajar um ambiente aberto e colaborativo onde as ideias podem vir de qualquer lugar e o pensamento grande é encorajado.


As idéias maiores e mais ousadas não são necessariamente as melhores. A verdadeira questão deve ser: esta ideia funciona para sua marca? Este é o lugar onde a âncora que sua caixa fornece entra em ação. Uma ideia pode ser criativa, mas sem a base sólida é untethered e corre o risco de ser fora de pista. Pode voltar para trás.


Por exemplo, muitas marcas atingiram um home run com uma campanha bem sucedida e tentam aproveitar o impulso com uma sequência. Nesses casos, as idéias geralmente caem planas uma vez executadas porque o propósito verdadeiro foi perdido. Você deve ser capaz de desenhar uma linha direta de cada idéia de volta para a caixa, não necessariamente para uma idéia ou campanha anterior.



E a inspiração?


O mesmo vale para encontrar inspiração nas tendências da indústria ou nas vitórias recentes - não há nada de errado em aprender com o sucesso dos outros, mas não são grandes idéias que ganham. Ideias inteligentes são as que estão enraizadas na caixa e sempre se conectam de volta à marca.


Não seja tão rápido para se apressar do abraço quente da caixa. Na nossa pressa de descobrir essa próxima ideia criativa, muitas vezes estamos muito ocupados pensando fora da caixa. As vezes, precisamos pensar sobre o que está na caixa antes que a criatividade possa fluir livremente.



Quão importante é a inovação?


Geralmente um nove ou 10. É um dos principais impulsionadores do crescimento, um fator necessário para se manter competitivo e uma maneira de as organizações criar e sustentar o valor para seus clientes, proprietários e Outras partes interessadas. No entanto, a maioria dos líderes seniores dão uma classificação muito menor - geralmente inferior a cinco - em relação à sua satisfação com a inovação. O motivo? Eles afirmam (e acredito que eles estão absolutamente corretos) que a inovação é difícil - que as organizações acham difícil inovar com sucesso e consistência, simplesmente porque eles não sabem como ...



O que é inovação?


"Inovação" é um conceito difícil de definir. O dicionário diz que a inovação significa criar "algo novo ou diferente". Wikipedia (eu sei ... considerar a fonte) diz que é "a aplicação de novas soluções que atendam aos novos requisitos, necessidades inarticuladas ou necessidades do mercado existentes". Os Critérios Baldrige definem a inovação como "fazer mudanças significativas para melhorar os produtos, processos e/ou eficácia organizacional que cria um novo valor para as partes interessadas ... [ele] envolve a adoção de uma ideia, processo, tecnologia, produto ou modelo de negócios que seja novo ou novo para a proposta aplicação."


Com essas definições de trabalho, alguns de vocês podem ter uma imagem de engenheiros altamente talentosos e altamente educados que experimentam para encontrar o próximo produto ou solução quente. Outros de vocês podem imaginar programas de sugestões de funcionários usados para descobrir centenas, senão milhares, de pequenas idéias de melhoria. Ainda outros podem ter uma imagem de profissionais de marketing bloqueados em uma sala com quadros brancos e flip charts, "brainstorming" a próxima grande solução para seus clientes. Eu acho que todas essas imagens são um pouco corretas, mas todas elas são um pouco incorretas.


Por meio deste método, você verá como é fácil qualquer um ser criativo. Conseguirá vencer os desafios do seu dia-a-dia brincando, seja tendo ideias para produtos, serviços ou novos processos. Também poderá ter ótimas ideias de criatividade para sua vida pessoal. Isto e muito mais você aprende em nossas Certificações Green Belt e Black Belt.


Quer saber mais? Faça download do material ou solicite uma de nossas palestras. Recomendamos a leitura de um post antes da leitura do material.



Como baixar o material para ser criativo?


Com estas 5 técnicas de criatividade vai ficar fácil ter ideias como o Ipod Shuffle, o Ipod Touch e muito outros "ais".