Desenvolvimento pessoal: o poder dos seus valores
Decidindo o que é mais importante na vida
Como você define seus valores?
Antes de responder a esta pergunta, você precisa saber o que, em geral, os valores são.
Seus valores são as coisas que você acredita serem importantes na forma como você vive e trabalha, no seu desenvolvimento pessoal.
Eles (deveriam) determinar suas prioridades, e, no fundo, elas são provavelmente as medidas que você usa para saber se a sua vida está se saindo do jeito que você deseja.
Quando as coisas que você faz e a forma como você se comporta combinam seus valores, a vida geralmente é boa - você está satisfeito e contente. Mas quando estes não se alinham com seus valores pessoais, é quando as coisas se sentem ... errado. Esta pode ser uma verdadeira fonte de infelicidade.
É por isso que fazer um esforço consciente para identificar seus valores é tão importante.
Como os Valores o ajudam
Existem valores, reconhecendo você ou não. A vida pode ser muito mais fácil quando você reconhece seus valores - e quando você faz planos e decisões que os honram.
Se você valoriza a família, mas você deve trabalhar 70 horas por semana em seu trabalho, você sentirá estresse e conflito internos? E se você não valoriza a concorrência, e você trabalha em um ambiente de vendas altamente competitivo, você provavelmente ficará satisfeito com seu trabalho?
Nesses tipos de situações, entender seus valores pode realmente ajudar. Quando você conhece seus próprios valores, você pode usá-los para tomar decisões sobre como viver sua vida e você pode responder a perguntas como estas:
- Qual trabalho devo prosseguir?
- Devo aceitar essa promoção?
- Devo começar meu próprio negócio?
- Devo comprometer ou ser firme com minha posição?
- Devo seguir a tradição ou viajar por um novo caminho?
Então, aproveite o tempo para entender as prioridades reais em sua vida, e você poderá determinar a melhor direção para você e seus objetivos de vida!
Dicas: Os valores geralmente são bastante estáveis, mas não possuem limites ou limites rígidos. Além disso, à medida que você se move através da vida, seus valores podem mudar. Por exemplo, quando você inicia sua carreira, o sucesso - medido pelo dinheiro e pelo status - pode ser uma prioridade. Mas depois de ter uma família, o equilíbrio entre vida profissional e vida pode ser o que você valoriza mais.
À medida que sua definição de sucesso muda, então faça seus valores pessoais. É por isso que manter contato com seus valores é um exercício vitalício. Você deve continuamente revisar isso, especialmente se você começar a se sentir desequilibrado ... e você não consegue descobrir o porquê.
Ao passar pelo exercício abaixo, tenha em mente que os valores que eram importantes no passado podem não ser relevantes agora.
Definindo seus valores
Quando você define seus valores pessoais, você descobre o que é realmente importante para você. Uma boa maneira de começar a fazer isso é olhar para trás em sua vida - identificar quando você se sentiu muito bem e realmente confiante de que estava fazendo boas escolhas.
1: Identifique os momentos em que você ficou mais feliz
Encontre exemplos de sua vida profissional e pessoal. Isso garantirá algum equilíbrio nas suas respostas.
- O que você estava fazendo?
- Você estava com outras pessoas? Quem?
- Quais outros fatores contribuíram para a sua felicidade?
2: Identifique os momentos em que você ficou mais orgulhoso
Use exemplos de sua carreira e vida pessoal.
- Por que você estava orgulhoso?
- Outras pessoas compartilham seu orgulho? Quem?
- Quais outros fatores contribuíram para seus sentimentos de orgulho?
3: Identifique os momentos em que você ficou mais satisfeito e satisfeito
Novamente, use exemplos de trabalho e pessoais.
- Que necessidade ou desejo foram cumpridos?
- Como e por que a experiência deu o significado de sua vida?
- Quais outros fatores contribuíram para seus sentimentos de satisfação?
4: Determine os seus principais valores, com base nas suas experiências de felicidade, orgulho e realização
Por que cada experiência é realmente importante e memorável? Use a seguinte lista de valores pessoais comuns para ajudá-lo a começar - e apontar para cerca de 10 valores superiores. (Como você trabalha, você pode achar que alguns deles se combinam naturalmente. Por exemplo, se você valoriza a filantropia, a comunidade e a generosidade, você pode dizer que o serviço aos outros é um dos seus principais valores.)
5: Priorize seus principais valores
Este passo é provavelmente o mais difícil, porque você terá que olhar para dentro de si mesmo. É também o passo mais importante, porque, ao tomar uma decisão, você terá que escolher entre soluções que possam satisfazer diferentes valores. É quando você deve saber qual valor é mais importante para você.
- Anote os seus principais valores, não em qualquer ordem específica.
- Olhe os dois primeiros valores e pergunte-se: "Se eu pudesse satisfazer apenas um desses, o que eu escolheria?" Isso pode ajudar a visualizar uma situação em que você teria que fazer essa escolha. Por exemplo, se você comparar os valores de serviço e estabilidade, imagine que você deve decidir se vende sua casa e se mude para outro país para fazer um trabalho valioso de ajuda estrangeira, ou manter sua casa e se voluntariar para fazer o trabalho de caridade mais perto de casa.
- Continue trabalhando através da lista, comparando cada valor entre si.
Dica: Se você tiver dificuldade em fazer isso, considere usar a Análise de Comparação em Pares para ajudá-lo. Com este método, você decide qual das duas opções é mais importante e, em seguida, atribua uma pontuação para mostrar quanto mais importante é. Uma vez que é tão importante identificar e priorizar seus valores, investir seu tempo neste passo definitivamente vale a pena.
6: Reafirme seus valores
Verifique seus valores de alta prioridade e assegure-se de que eles se encaixam na sua vida e na sua visão por você mesmo.
- Esses valores fazem você se sentir bem com você?
- Você está orgulhoso dos seus três melhores valores?
- Você ficaria confortável e orgulhoso de dizer seus valores às pessoas que você respeita e admira?
- Esses valores representam coisas que você apoiaria, mesmo que sua escolha não seja popular, e isso a coloca em minoria?
Quando você considera seus valores na tomada de decisões, você pode ter certeza de manter seu senso de integridade e o que sabe ser certo e abordar decisões com confiança e clareza. Você também sabe que o que você está fazendo é melhor para sua felicidade e satisfação atual e futura.
Fazer escolhas baseadas em valores pode não ser sempre fácil. No entanto, fazer uma escolha que você sabe é certo é muito menos difícil a longo prazo.
Conclusão
Identificar e compreender seus valores é um exercício desafiador e importante, que ajudará no seu desenvolvimento pessoal e, por conseguinte, profissional. Seus valores pessoais são uma parte central de quem você é - e quem você quer ser. Ao se tornar mais consciente desses importantes fatores em sua vida, você pode usá-los como um guia para fazer a melhor escolha em qualquer situação.
Algumas das decisões da vida são realmente sobre determinar o que você mais valoriza. Quando muitas opções parecem razoáveis, é útil e reconfortante confiar em seus valores - e usá-los como uma forte força orientadora para apontar você na direção certa.
Se ainda tem dúvidas de como otimizar seu desenvolvimento pessoal não deixe de acessar nossos cursos de execução e foco, gestão do tempo ou ainda toda a nossa formação Lean e Six Sigma, que o ajudaram a mudar a sua forma de pensar e agir de forma mais estratégica e otimizada.