Projetos Six Sigma: Dia dos Namorados e os Planos de Vida
Como criar um projeto com sua namorada?
Projetos Six Sigma: olá caros leitores. Amanhã iremos comemorar o dia dos namorados e uma data tão boa assim não poderia passar em branco aqui em nosso blog. Para o dia dos namorados vamos elaborar alguns gráficos para ajuda-los nas conversas e elaboração de planos entre você e seu parceiro ou parceira. Nosso objetivo hoje é fornecer inputs para que você alimente seus sonhos. É isto que fazemos no Green Belt e no Black Belt. Deixamos você mais próximo aos seus sonhos.
Há como é bom sonhar, a dois então, melhor ainda. Sonhar com a casa ou apartamento do casal, com empregos melhores, com investimentos, enfim, sonhar junto com a pessoa amada planejando o futuro do casal. Embarque nesta aventura conosco e surpreenda sua parceira (o).
Como descobrir se vale a pena investir?
Vamos começar com os insumos para os sonhos relacionados à casa própria. Iniciaremos pelo Índice Nacional de Custo da Construção - 10 (INCC-10), que mede uma cesta de itens da construção civil. Se o INCC sobe, os custos de você construir o sonho junto da pessoa amada exigirão mais meses de trabalho. Deve-se lembrar de que o INCC tem seu valor base, 100, fixado em agosto de 1994. A figura 1 mostra sua evolução.
Figura 1: evolução do INCC.
Pela figura 1 fica claro que o INCC, de 1997 até agora, só subiu. Claro que um mês ou outro de queda houve, mas a maioria esmagadora foi de alta. O índice que há 21 anos era de 100, está em 600. Pelo segundo gráfico da figura 1 é possível ver que nos últimos meses o ímpeto deu uma reduzida. Porém, a visualização da variação mensal ao longo dos anos, fica um pouco confusa. Como melhorar? X-Barra na figura 2.
Figura 2: evolução da média mensal anual do INCC.
Na figura 2 está mais claro que o ímpeto de alta vem caindo em 2014 e 2015. Por isto, fale para o seu amor que se vocês pouparem e se planejarem, a casa poderá vir em breve. Mas como será que está o risco de desemprego? Será que a taxa continua subindo?
Figura 3: evolução da taxa de desemprego.
Vale a pena investir na Poupança?
Pela figura 3 parece que a taxa de desemprego está subindo e bastante. Estamos no mesmo patamar que em março de 2012. Lembre-se do nosso post de ontem, siga as 6 dicas para turbinar a sua carreira e reduzir o risco de desemprego. Por último, coloco aqui o gráfico da figura 4 que mostra o comportamento da poupança.
Figura 4: evolução da poupança.
Pela figura 4 é possível observar que a poupança está melhorando. A média de mensal de rendimento de 2015 está igual à média mensal de 2011. Parece que com os aumentos de juros SELIC da Dilma, nossa poupança está voltando a ficar atrativa.
Como definir metas para o casal?
Faça uma lista
Primeiro, individualmente (e em particular) crie uma lista de metas. Configure um compromisso entre si para compartilhar suas listas, certificando-se de que você tenha tempo suficiente para pesquisar verdadeiramente sua alma e descobrir o que é importante para você como indivíduo, como um casal e como uma família, se aplicável. Inclua objetivos práticos e de sonhos.
E se você ficar travado?
Tente um desses exercícios para que seus pensamentos fluam:
- Escreva uma declaração de missão para sua vida/vidas. Determine seu propósito nobre e, em seguida, sua lista de objetivos se tornará o caminho para chegar lá.
- Pergunte a si mesmo: "Quais valores são importantes para mim/meu casamento?" (Isto é, segurança, trabalho em equipe, felicidade). A partir daí você pode definir claramente o que fazer para alcançar um melhor estado para cada um.
- Examine as áreas básicas da vida (ambiente físico, diversão e recreação, amor, saúde, finanças, carreira, desenvolvimento pessoal, amigos/família) e avalie seu nível de satisfação com cada uma em uma escala de 1 a 10. Isso ajudará você a saber o que precisa se concentrar em sua vida.
- Imagine-se correr para um velho amigo dentro de cinco anos. Ao se informar sobre a vida, o que você ficaria orgulhoso de dizer? Incluir no mínimo marcadores de carreira, família, amor e crescimento pessoal. Imagine-se lendo o livro de sua vida. O que faria para a história ficar mais atraente? Que traços de caráter, experiências de vida, etc. você tem em sua história?
Como Compartilhar?
Quando é hora de compartilhar seus objetivos, faça a noite. Esta é uma oportunidade maravilhosa para conhecer melhor o seu parceiro e seu relacionamento, então, trate-o especialmente. Ao compartilhar metas, certifique-se de não criticar, não importa o quão longe a ideia é. Só são permitidas palavras encorajadoras nesta etapa. Verificações de realidade chegam depois.
Priorize
Combine suas listas, organizando-as por objetivos individuais, coletivos e familiares. Priorize cada área e, em seguida, a lista como um todo, garantindo que você atribua aos mesmos objetivos individuais de cada pessoa.
Seja específico
Depois de ter zerado nos objetivos mais importantes, informe-se de como você os alcançará juntos. Para cada objetivo, mesmo um individual, ambos os membros devem desempenhar um papel. A definição de metas para casais é tanto sobre como alcançar seus objetivos reais, como é sobre fortalecer seu vínculo.
Seja S.M.A.R.T.
Veja se seus objetivos mapeados passam o S.M.A.R.T. teste. Os seus objetivos são específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e sensíveis ao tempo? Caso contrário, revise o objetivo e/ou o plano até que atenda a esses critérios.
Escreva-os
Anote seus objetivos e o caminho para a realização, claramente. Poste-os onde vocês dois podem vê-los, como em um espelho de banheiro.
Seja flexível
Seja flexível com seus objetivos. Defina mini-marcos ou pontos de verificação intermediários para reavaliação. Não hesite em modificar o objetivo ou a linha do tempo conforme necessário. Lembre-se de que o progresso é o sucesso.
Celebre muito!
Quando você alcança seus objetivos, ou mesmo submetas, comemore! Celebrações ajudam a mantê-lo motivado.