Dia mundial do livro: 7 livros para alavancar sua carreira
Já parou para pensar de que forma surgiu os livros? Como foi sua evolução ao longo do tempo? ou até mesmo de por que comemoramos o dia mundial do Livro?
Historia do livro
Os livros fazem parte da comunidade humana a muito tempo, sendo peças chaves na disseminação de crenças, na cultura de cada pais e na educação.
Começo no Egito antigo
A maioria dos historiadores rastreia as origens do livro até os antigos egípcios, cujos rolos de papiro pareciam muito diferentes dos livros aos quais estamos acostumados hoje. Assim desde o momento em que desenvolveram uma escrita, por volta de 3.000 A.C, os egípcios escreviam em muitas superfícies diferentes, incluindo metal, couro, argila, pedra e osso. Porém era a prática de usar canetas de junco para escrever em rolos de papiro a mais utilizada.
Substituição do papiro
No século 6 AC, o papiro já era a superfície de escrita mais comum em todo o Mediterrâneo e era usado pelos gregos e romanos. Dessa forma os egípcios tinham um monopólio virtual sobre o comércio do papiro.
Assim muitas civilizações antigas guardavam seus pergaminhos em grandes bibliotecas, que funcionavam como repositórios de conhecimento e exibições de poder político e econômico. Sendo a biblioteca de Alexandria a principal do mundo tendo cerca de 30% a 70% dos livros existentes da época.
Dessa maneira as outras grandes potências do mundo estavam ficando cansadas do domínio do Egito sobre o comércio de papiro. Então em contrapartida a isso as outras entidades criaram pergaminhos feitos de peles de animais.
O pergaminho tinha várias vantagens sobre o papiro: era mais durável, os dois lados podiam ser escritos e seu comércio não era monopolizado pelos egípcios.
Evolução do livro até os dias de hoje
A partir deste momento, os livros começaram a se desenvolver, primeiramente surgiu uma forma de capa de madeira chamada de códice, com a estrutura muito parecida com os livros de hoje. ele era muito mais amigável do que o rolo de papiro: mais portátil, mais fácil de armazenar e manusear e menos caro de produzir.
Em seguida, veio uma nova grande inovação na história na historias dos livros, o uso da impressão em bloco no papel, começou na Dinastia Tang, China, por volta de 700 DC. Embora o bloco de papel surgia na China, a Europa mantinha os escribas que copiavam os textos as mão.
Nesta época monges copiavam, decoravam e preservavam volumes religiosos e seculares. Assim muitos dos textos clássicos que temos hoje devem sua preservação a diligentes monges medievais, que pensavam na erudição, até mesmo no estudo de escritores seculares e pré-cristãos, como uma forma de se aproximar de Deus, com exemplo da Bíblia, sendo livro mais vendido do mundo.
A invenção de Gutenberg
A fabricação de papel coincidiu com outro passo crucial na história dos livros, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Assim a reprodução mecânica foi a principal revolução na história do livro. A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas pelo mundo!
E-book
Nos dias de hoje, além dos livros convencionais impressos, temos os E-books ou eletronic books, que são publicações digitais ou livros eletrônicos e estão disponíveis na web em vários formatos que podem ser descarregados para o computador através de downloads.
Com a disseminação da internet, os E-books foram uma nova forma de aproximar as pessoas da leitura, já que eles estando na internet ele se transformavam em conteúdos de mais fáceis de preservar.
Assim criaram tecnologia para se adaptar essa novar forma de ler, como os Kindles que são voltados para leituras digitais.
Importância da Leitura
A leitura é um hábito importante por causa de vários aspectos, dentre eles trabalhar a imaginação, estimular a criatividade, melhorar o vocabulário e escrita. Ou seja sendo de suma importância para a cognição humana no ajudando a adquirir mais conhecimento.
Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio. Além disso, com essa atividade melhoramos nosso senso crítico por meio da capacidade de interpretação.
Por fim, os livros são uma ferramenta fundamental de transmissão de saberes, estando ligado diretamente a educação.
Diversidade entre livros
Se engana se você crê que só existe um tipo de tema de livros. na verdade a uma vasta variedade de livros, todas com suas finalidades e objetivos. Assim com o intuito de mostrar alguns temas vamos junta-los em grandes blocos a seguir:
Literatura
Neste blocos temos, Poesia, Romance contemporâneo, histórico, literário e policial. Entre os autores que destacam-se no estilo, estão Honoré de Balzac, Charles Dickens, Leon Tolstói, Fiódor Dostoiévski, Oscar Wilde, Marcel Proust, Gabriel García Marquez e os brasileiros Guimarães Rosa e Machado de Assis.
Ficção especulativa e quadrinhos
Aqui destacamos o tema de Fantasia, ficção cientifica e quadrinhos. Dentre exemplos de grandes obras podemos citar no gênero fantasia, a saga Harry Potter de J.K Rowling, senhor dos anéis de J.R.R Token, Os sete do brasileiro André Vianco, As crônicas de gelo e fogo de G.R.R Martin entre outros grandes escritores como Neil Gaiman, C.S lewis, Cassandra Claire e mais uma diversos que poderíamos citar aqui.
Já em quadrinhos, podemos aclamar toda edição Marvel e DC, mas também os quadrinhos nacionais da turma da Monica. Além disso existe ainda os mangas, que apesar de uma proposta diferente em relação aos quadrinho apresenta muitas semelhanças.
Crianças e jovens
Neste tópico está livros de caráter infantil, educação de filhos e juvenil. Sendo estes voltados para educação base e desenvolvimento das crianças, além de muitas vezes ser a porta de entrada na leitura.
Viagens, lazer e gastronomia
Esses livros são voltados para humor, viagem, estilo de vida e culinária, sendo em sua maioria manuais explicativos de como preparar um prato, onde viajar ou como estar antenado no mundo da moda.
Conhecimento e ciência
Aqui temos temas de livros como Arte, autoajuda, ciência, ciências humanas e sociais, dicionários, esoterismo, filosofia, história, psicologia e religião. Sendo assim a maioria deste temas tem o intuito de educar.
Negócios e atualidades
Neste tópico está negócios, atualidades e economia, Assim aqui junto com os livros de autoajuda temos temas que podem ajudar a alavancar sua carreira, os quais vamos indicar nos itens a seguir.
Ler com fins de desenvolvimento profissional
Como dito na importância da leitura, ler é fundamental na vida das pessoas. Dessa forma não poderia ser diferente quando falamos no âmbito profissional pois são uma excelente forma de adquirir conhecimento, além de ajudar na capacidade de comunicação.
Habito de ler livros
O primeiro passo para começar a se desenvolver através dos livros é criar um habito de leitura. Assim uma boa dica é separar 15 minutos do dia para ler algo de seu interesse e ir aumentando com o tempo, ai quando menos esperar estará lendo muito mais do que um dia planejou.
Benefícios de ler livros para sua carreira
Logo após a criação do habito de ler, você notará diversos benefícios na leitura de livros para sua carreira, mas se quiser saber eles antes mesmo de começar, vamos listar alguns para te animar iniciar a ler hoje mesmo.
- Ampliar conhecimento em sua área.
- Conhecer cases reais e métodos utilizados.
- Aprender com especialistas renomados
- Aumento de repertório para entrevistas de emprego.
7 livros para alavancar sua carreira
Reunimos 7 livros que podem te ajudar na vida profissional, e separamos nessa lista para você.
1. Foco, Daniel Goleman
Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco.
2. O poder do habito, Charles Duhigg
Este livro mostra como os hábitos podem ser mudados e como o ser humano tem potencial para transformação, sendo tudo baseado em estudos profundos. Assim caso queria obter o habito de leitura pode começar por este livro pois ele vai te ajudar nesse aspecto.
3. Gestão de Alta Performance, Andrew Grove
Considerado um clássico entre os livros de negócios e obra de cabeceira de importantes líderes da atualidade , Gestão de alta performance ensina tudo o que um gestor precisa saber sobre como criar e sustentar uma empresa de alto rendimento.
4. O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz
Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis.
5. O Andar do Bêbado, Leonard Mlodinow
Este livro mostra que não estamos preparados para lidar com o aleatório e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Num tom irreverente, citando exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, Leonard Mlodinow apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar.
6. As armas da persuasão, Robert Cialdini
Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados "profissionais da persuasão", Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.
7. Mindset: a nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck
Este livro revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.
Indicações de livros para se divertir e passar o tempo
Não é apenas de estudos que existem livros, há muitos livros para passar o tempo e se divertir também. Dessa forma a FM2s passa nome de 6 para você ler que não citamos no blog.
- Narina, C.S lewis.
- Deuses americanos, Neil Gaiman.
- O nome do vento, Patrick Rothfuss
- Bento, André Vianco (Brasileiro)
- O morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte
- Memorias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis (Brasileiro)
Resumo
Em síntese, podemos afirmar que os livros são de suma importância na nossa historia e apresentam muitos fins. Sendo assim crie hábitos de leitura se divirta lendo, alavanque sua carreira e adquira conhecimento.