O que é um E-book?
Introdução
As pessoas adoram a ideia de fazer tudo de praticamente qualquer lugar em qualquer dispositivo. Com isso dito, não é surpresa que começamos a revolucionar a maneira como fazemos quase tudo. Após o início da digitalização muitas coisas mudaram. As novas tendências de consumo, bancos, formas de pagamento e softwares. Com os livros não foi diferente. Introduzimos o e-book ou ebooks com o objetivo de tornar mais fácil e prático a aquisição de conhecimentos. Dessa forma vamos abordar nesta postagem vantagens e exemplos sobre esta ferramenta, começando pela sua definição.
O que é um e-book ou ebook?
Esta é mais uma palavra que importamos do inglês e em sua tradução literal significa livro eletrônico, porém existem conceitos um pouco mais aprofundados que definem um e-book, vamos conhece-los?
À primeira vista, poderíamos dizer que um ebook é um livro lido em um dispositivo eletrônico (tela do computador, tablet, smartphone reader). Mas essa descrição é um tanto vaga e ampla, incluindo muitas coisas que não são um e-book. Portanto, é melhor abordar essa questão da perspectiva de qual é a diferença entre um e-pub, um documento do Word e um arquivo PDF, trazendo as características que definem um e-book.
Não é possível editar o texto
Embora você possa (e faça) ler a dissertação de seu amigo ou o livro de receitas de seu vizinho em seu smartphone, ele não conta como um e-book desde que você possa alterar o texto. Os e-books criados para distribuição pública estão em um formato que não é fácil de mudar (idealmente impossível) sem a permissão do autor. Todos os aplicativos de leitura de e-books são projetados para restringir qualquer tipo de edição, deixando em aberto a possibilidade de adicionar notas e realçar (sem alterar o arquivo original).
Texto adaptável ao dispositivo
Os e-books são criados em um formato que muda de forma de acordo com o dispositivo em que você o lê. Você ainda terá capítulos e parágrafos, mas as quebras de linha não são forçadas: sempre preencherão perfeitamente sua tela. Os sites alteram seus layouts ao visualizá-los no seu tablet ou telefone.
Você define suas próprias regras
Como o layout não é fixo, você terá a opção de personalizá-lo e alterá-lo para suas próprias necessidades: os detalhes diferem de acordo com o dispositivo, mas geralmente você recebe algumas fontes para escolher (geralmente uma serifa, um espaço sem serifa) e pode alterar o tamanho da fonte e o espaçamento entre linhas. E nem sequer mencionamos grandes oportunidades em letras grandes e texto em voz que a maioria dos leitores eletrônicos oferece.
Agora que definimos o que são e-books, vamos conferir os principais
e-books da FM2S disponíveis para você se especializar nas áreas de conhecimento mais requeridas do mercado!
E-books FM2S
Metodologias Ágeis
Metodologias ágeis são diversas metodologias para a gestão de equipes multifuncionais, que focam em melhorar a eficiência da comunicação e trabalhos de times, de maneira simples e desburocratizada. Começaram sendo aplicadas para o desenvolvimento de softwares (como é o caso do SCRUM), mas evoluíram para outras atividades, de desenvolvimento ou de gestão.
7 Desperdícios Visuais do Lean
Os praticantes da metodologia Lean sabem da importância da redução de desperdícios, que é um dos fundamentos desta metodologia. A maneira mais simples de descrever o desperdício é como “algo que não acrescenta valor sob a ótica do cliente”. Nossos clientes não ficariam felizes em pagar por qualquer ação que tomemos que não agregue valor ao que eles realmente querem. Por isso, é essencial reconhecer os desperdícios existentes no seu processo. Vale a pena conferir.
E-book Ciclos PDCA e PDSA
O ciclo PDCA faz parte das ferramentas da qualidade e tem foco na Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM). O ciclo PDCA é de aplicação é bastante ampla, usado para prever falhas, planejar e aprimorar processos em um ciclo iterativo. Pode ser utilizado por diferentes tipos de empreendimentos, atuando em diversas áreas com foco na melhoria contínua. Este ciclo funciona de base para muitas outras ferramentas e é imprescindível àqueles que trabalham com melhoria contínua.
E-book gráfico de Pareto
Ainda falando de ferramentas da qualidade temos o Gráfico de Pareto. Ele também é chamado de “diagrama” e é uma ferramenta que visa a focalizar os esforços de melhoria. Ele é útil sempre que classificações gerais de problemas, erros, defeitos, feedback de clientes etc., puderem ser classificados para estudo e ações posteriores, ideal para projetos de melhoria.
Alguns exemplos nos quais ele pode ser útil para classificar problemas são:
- Uma peça que falha em um teste devido a um componente defeituoso;
- Lotes de produtos químicos podem estar abaixo do padrão para muitas especificações diferentes;
- Cobranças podem estar incompletas devido à falta de muitos tipos de informação;
- Há vários tipos de problemas que os hóspedes experimentam em um hotel.
Por que ser um Green Belt?
Quer uma carreira lucrativa como especialista em qualidade? As oportunidades são abundantes, mas sem o conjunto certo de credenciais, pode ser mais difícil do que se imagina. Neste e-book você confere todas as competências e vantagens de se tornar um Green Belt e como um profissional certificado pode atuar. Confira!
Diagrama de Ishikawa
Saber a causa raiz de um problema é essencial para que se possa combate-lo, não é mesmo? Afinal, combater o mal pela raiz é a melhor forma de eliminar a possibilidade de algo dar errado. Mas como descobrir quais são as verdadeiras causas dos nossos problemas? É o que você confere no e-book de Diagrama de Ishikawa.
Lean Logistics
Neste e-book o Especialista em Lean Logistics da FM2S domina a aplicação da filosofia Lean aos processos de logística e entrega, de modo a melhorá-los com o objetivo de aumentar o tempo e os processos de agregação de valor. Com isto, estará apto a tornar os processos de entrega disponíveis pelo maior tempo possível, ou seja, atendendo e superando às expectativas dos clientes.
Redução de custos
Reduzir custos sempre é uma atividade fundamental de qualquer empresa, especialmente quando passamos por épocas de crise. Existem várias estratégias de redução de custos, desde as mais tradicionais, como cortes de pessoa, quanto as mais sofisticadas, como redução de defeitos. Neste e-book, iremos ver várias estratégias para se reduzir custos, explicando o que elas são e dando dicas práticas para se implementá-las. Entre os tópicos abordados você confere: por onde começar a redução de custos; Processamentos; Estoques; Transporte e fretes e muito mais. Vale a pena conferir.