Opcional

28/02/2022

Última atualização: 31/10/2022

Educação corporativa: o que você precisa saber antes de implementar

O ambiente de trabalho é um lugar de grandes desafios. Seja para a pessoa no cargo mais alto da hierarquia ou para aquela que ainda está chegando na organização, manter-se focado, em constante desenvolvimento e contribuindo continuamente envolve diversos fatores. Além disso, a educação corporativa aparece nesse contexto como uma ferramenta para alimentar essas ações e priorizar o capital humano. 

Negócios organizados de maneira inteligente e estruturados por pessoas com visão de futuro tratam o investimento nos colaboradores não como mero gasto de dinheiro, mas como uma troca produtiva e satisfatória para os envolvidos. Se a sua empresa ainda não aderiu à prática ou deseja aprimorá-la, conhecê-la mais a fundo fará diferença. Não há mais tempo para ficar de fora.

Vamos lá?

O que é Educação Corporativa?

A princípio, como outros processos de aprendizagem e treinamento, a educação corporativa tem por objetivo a disseminação de conhecimento e desenvolvimento das capacitações de seus alunos para uma circunstância específica. Nesse caso, os alunos são os colaboradores e a finalidade é fazer com que eles tenham contato e aprimorem novas habilidades técnicas ou sociais para favorecer o desempenho da equipe.

Os responsáveis por movimentar a educação corporativa buscam as lacunas de aprendizado dentro de cada time ou de maneira geral na instituição para que as capacitações sejam feitas tentando suprir essas necessidades. 

Por exemplo: um time específico vai desenvolver um grande projeto e precisa encontrar um método que combine com a dinâmica da empresa. Trazendo aspectos importantes para conquistar resultados e combine com o time em questão. Que tal investir em cursos de gestão de projetos, gestão de processos ou Power BI, um software de Business Intelligence desenvolvido pela Microsoft onde, entre várias funções, ajuda a tratar e editar dados? Com o tempo, esses profissionais podem, inclusive, transmitir os novos conhecimentos a outros colaboradores internos.

Qual a importância da educação corporativa?

A educação corporativa trabalha com uma visão de longo prazo, que possibilita a aprendizagem contínua. Por isso, deve ser algo estimulado e não imposto entre os profissionais, para não gerar uma aversão a esse movimento tão bacana.

É necessário disseminar a ideia de que esse processo é uma via de mão dupla: a empresa entende a importância de proporcionar oportunidades para seus colaboradores e eles compreendem que isso não só faz parte de um perfil que está em constante atualização como também de alguém que se compromete com a missão da organização pela qual atua. 

Jeanne Meister, autora do livro “Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das Universidades Corporativas" defende que as corporações estão acordando para uma nova realidade na qual aprender a gerenciar o conhecimento está se tornando vital para o sucesso.

Esse contexto envolve estruturar programas de aprendizagem e desenvolvimento para atingir não apenas os funcionários, mas também os principais integrantes da sua cadeia de valor – como sócios, investidores e proprietários. A educação corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”, descreve Meister. 

6 benefícios

Os retornos do investimento em educação corporativa não são pontuais nem expiram com o tempo, é uma questão de evolução permanente. Listamos alguns deles:

1. Gera motivação

Desafios podem funcionar como trampolim para a evolução. Por isso, cada vez mais pessoas valorizam essa oportunidade no ambiente corporativo. Ou seja, se os colaboradores recebem o que esperam da empresa – no sentido de crescer junto com ela – mais motivados eles ficam. 

2. Conhecimentos são compartilhados

A educação criativa favorece a autonomia dos funcionários, já que está sempre os incentivando a melhorar seu portfólio. Por sua vez, eles retornam com mais conhecimentos de fontes diversas para a organização. Com a confiança de expor o que aprenderam, novas ideias ganham força. 

3. Possibilita a retenção de talentos

Quanto mais se investe nos colaboradores, mais ricos ficam os portfólios deles. Isso é uma vantagem tanto para a empresa quanto para quem trabalha nela. O sentimento de “pertencer” à corporação faz com que o trabalhador crie laços e deseja continuar ali, fortalecendo a vontade de investir também em um plano de carreira

4. Cresce a produtividade

Uma equipe motivada, que compartilha conhecimentos e quer ficar na empresa só pode resultar em produtividade a todo vapor. Além disso, quanto mais um trabalhador aprimora o que sabe sobre certa área ou atividade, mais acertos ele terá e com mais rapidez suas tarefas serão concluídas no dia a dia. O engajamento vai lá em cima!

5. Mais facilidade na resolução de problemas

A educação corporativa é a estratégia certa para ajudar a alinhar alguns processos dentro de uma empresa. Por exemplo: é possível focar em ferramentas que favoreçam a gestão de projetos, a relação entre os times e a conexão como um todo. Esse pensamento compartilhado faz com que encontrar soluções para certas lacunas existentes no seu negócio se torne mais fácil. 

6. Melhora a imagem do seu negócio

O mundo corporativo está em constante transformação e é necessário que as empresas estejam atentas. Assim, um negócio que se mostra atualizado, preocupado com o desenvolvimento de seus colaboradores e participa de uma corrida saudável e desafiadora pelo sucesso mostra uma imagem positiva. Isso não só atrai colaboradores qualificados – e em busca de qualificação – como projeta 

Como implementar a educação corporativa?

Portanto, o primeiro passo para levar a educação corporativa à sua empresa é identificar quais são os principais problemas e dificuldades para depois entender os objetivos a longo prazo. Com isso, os responsáveis pela implementação conseguem traçar um plano de ação que resolva as deficiências apontadas e mantenha as metas da organização.

Feito isso, começa a etapa de buscar a melhor metodologia, a logística adequada e os meios de colocar isso em prática. O planejamento é essencial, assim como transmitir as informações aos colaboradores para que eles fiquem cientes dos propósitos da empresa. Além disso, outro ponto importante é fazer uma consulta com os profissionais que serão beneficiados por essa política de educação corporativa: quais são as expectativas e de que maneira, na opinião deles, seria uma forma válida de aplicá-la? Uma boa comunicação, nesse ponto, faz toda a diferença. 

Palestras, cursos presenciais, semipresenciais ou à distância, workshops, treinamentos, viagens de imersão, programas de mentoria – tudo isso é válido! 

Cursos e Assinatura FM2S

Desde que levados a sério e ministrados por profissionais capacitados, os cursos à distância podem funcionar como uma porta aberta para o sucesso. Com esse objetivo, a FM2S disponibiliza uma série de conteúdos. Ou seja, com oportunidades gratuitas de aprendizado ou com a assinatura do pacote. Em mais de 70 certificações disponíveis, para contribuir ao desenvolvimento profissional do indivíduo. 

São opções focadas em Gestão de Projetos, Carreira & Liderança, Gestão de Processos, Criatividade (Princípios e Técnicas), Introdução ao Lean Healthcare, Metodologias Para Excelência Operacional, Auditor ISO 9001:2015 e muito mais disponíveis em uma plataforma que tem tudo a ver com o contexto de educação corporativa. 

O e-learning é uma tendência nesse meio, visto que, não só por conta dos custos, mas pelo atual momento pandêmico, deslocar palestrantes e professores para ministrar cursos ou treinamentos se torna inviável. Assim, essa modalidade de educação à distância se torna popular e cada vez mais presente na esfera corporativa.Basta adequar as temáticas ao perfil da empresa!