Design Thinking

29/12/2018

Última atualização: 25/01/2023

Engenharia de Inovação: como funciona essa técnica?

Como será a engenharia de inovação?

A tendência da engenharia de inovação vem principalmente com a tendência de aumentar a dinamicidade, de acordo com a hierarquia em si, este é o nível mais alto da tendência que atualmente é necessário para manter-se competitivo com o seu produto. A linha de fundo, de acordo com aqueles que a utilizam, é que a maneira como seu produto pode evoluir com o tempo é previsível. Por exemplo, o conceito de tendências aqui apresentado pode fornecer informações melhores e indicar direções que podem ser benéficas. Para cada uma das tendências específicas, há uma sub-tendência:

A exploração bem-sucedida de novas ideias é crucial para que uma empresa possa melhorar seus processos, trazer produtos e serviços novos e aprimorados para o mercado, aumentar sua eficiência e, mais importante, melhorar sua lucratividade.

Quais as 3 ondas da indústria de serviços de engenharia de inovação?

Onda 1, 2000-2010

A mudança de tecnologia foi o software embarcado no ecossistema de produtos, o que resultou em:

Onda 2, 2010-2017

A mudança foi a Internet das Coisas, a adoção máquina a máquina (M2M) e a transformação digital. Veja alguns exemplos da indústria de engenharia de inovação:

3ª onda de 2015 em diante

Fabricação integra-se com engenharia e sistemas de TI; Impressão 3-D ou aditiva (evolução da IoT):

Quais os exemplos mais importantes de engenharia de inovação?

Peças impressas em 3D para todos

Em escala industrial, a impressão 3D com ligas brilhantes não é a próxima grande novidade. É apenas grande. Agora as empresas podem abrir mão das máquinas monstruosas de sete dígitos por algo menor e mais rápido. Esse novo sistema de produção de seis dígitos usa uma tecnologia semelhante à do jato de tinta para transformar pó e um agente de ligação em qualquer widget frio e difícil que você desejar - até 100 vezes mais rápido que os métodos de laser usados ​​nos sistemas atuais.

Trilhos de trem que flutuam

Os trilhos precisam ficar retos, mas as pontes flutuantes balançam e balançam com a água embaixo. Não é um bom jogo? Não é um problema para o novo projeto da Sound Transit. Nesta East Link Bridge - que será concluída em 2023 - as plataformas de aço e os mancais flexíveis permitirão que os trilhos leves fiquem em linha. Em 2030, 50.000 passageiros por dia percorrerão trens de 148.000 libras a toda velocidade, de Seattle a Mercer Island, Washington.

Bot de cobra do mar

Reparar infraestruturas subaquáticas - especialmente em condições de frio - é difícil para os humanos. É um ótimo show para uma cobra robô. Testado nos fiordes noruegueses frígidos, este dispositivo modular escorregadio passa todo o tempo debaixo d'água. Até 2020, os operadores da Eelume esperam colocar estes robôs-reptilianos empunhando ferramentas no fundo do mar perto de cabos ou equipamentos petrolíferos e mobilizá-los rapidamente para identificar e corrigir problemas como válvulas com vazamento.

Hywind Scotland, o primeiro parque eólico flutuante

Cinco turbinas flutuam nas águas de quase 140 metros de profundidade ao largo da costa da Escócia, gerando energia suficiente para atender às necessidades de cerca de 20.000 residências. Este projeto de fazenda eólica flutuante fica perto da costa, mas o projeto significa que as turbinas poderiam um dia viver mais longe no mar, onde os ventos são mais fortes - e as fazendas são menos visíveis da terra. Isso é um ganho para as pessoas que gostam de energia limpa, mas querem manter sua doce visão do oceano.

Um telhado translúcido que se fecha como uma câmera

Oito "pétalas" com 500 toneladas de aço encontram-se acima do átrio principal no estádio mais novo de Atlanta. Cobertos por um tecido translúcido e durável, as pétalas desdobram-se a 200 pés sobre o campo, protegendo os fãs e os jogadores das intempéries, abrindo ou fechando como uma abertura de câmera em apenas nove minutos.

Replicando braços robóticos

Com menos de US $ 12.000, esse braço robótico é mais barato do que a maioria de seus concorrentes da linha de montagem e é hábil o suficiente para montar clones de si mesmo. É um co-bot, o que significa que também funciona bem com humanos: um sistema de detecção de colisão pode dizer quando um braço ou dedo perdido entra no espaço de trabalho do bot e irá parar de funcionar quando os humanos frágeis atrapalharem, reduzindo os desastres no local de trabalho.

AquaRefining: uma maneira limpa de reciclar chumbo

Baterias de chumbo-ácido ajudam você a ligar seu carro. Eles fazem backup de servidores e são 100% recicláveis. Mas o processo quente de fundir chumbo velho em baterias novas usa combustível fóssil e sujo.

O novo método AquaRefining da Aqua Metals dissolve o chumbo usando um sistema eletroquímico à temperatura ambiente que é livre de emissões nocivas da fundição. Também produz chumbo mais puro e de melhor qualidade que os métodos tradicionais.

Um aparelho de fax para DNA

Precisa de um fac-símile de vírus, STAT? O Digital-to-Biological Converter (DBC) pode imprimir código genético baseado em instruções digitais enviadas de qualquer lugar. Ainda é um protótipo, mas à medida que os erros são resolvidos, os inventores esperam que os hospitais imprimam tratamentos médicos personalizados para pacientes ou produzam vacinas em massa para combater surtos. Em uma linha do tempo muito mais distante, poderia um dia enviar organismos para outro planeta.

Seda de aranha sintética para os consumidores

Crescidos em cubas de levedura e transformados em fios por uma máquina, esses fios fortes, leves e inspirados em aracnídeos finalmente chegaram ao mercado. Uma série de gravatas de edição limitada marcou a primeira roupa de seda de aranha sintética disponível comercialmente. Eventualmente, as fibras baseadas em proteínas das gravatas BoltSpun podem ser uma alternativa renovável aos tecidos derivados de petróleo que dominam mais de 65% do mercado têxtil mundial.

Enorme montanha-russa, um trilho fino

Quando os passageiros finalmente embarcarem em um dos novos porta-estandartes da “raptor track” da Rocky Mountain Construction na próxima primavera, eles subirão em carros de assento único, ao ar livre de ambos os lados enquanto girarão em voltas e voltas a velocidades de até 80 quilômetros por hora. Em vez de andar em cima de um par de pistas, pilotos de trenós de emoção como RailBlazer ou Wonder Woman Golden Lasso vão montar em um trilho de aço de 15 polegadas, fazendo parecer quase como se estivessem andando na pista : sem balanço para trás e para frente - apenas velocidade suave e precisa.

Os engenheiros de parque de diversões também têm uma experiência agradável, porque o design de trilho único usa menos aço; é mais barato, precisa de menos suportes e pode se encaixar em uma fração do precioso imóvel que uma montanha russa de comprimento e altura semelhantes (1.800 pés de comprimento e 113 pés de altura) normalmente precisaria. Desvantagem? A linha para dar uma volta. Apenas oito pessoas se encaixarão nos primeiros trens, mas os projetistas planejam construir um sistema de carregamento em movimento que mantenha o passeio (e as filas) fluindo suavemente.