Blog

11/12/2019

Última atualização: 31/10/2022

Engenheiro Empreendedor

Está cada vez mais fácil encontrar no mercado algum engenheiro empreendedor de sucesso. Isso vem de uma série de características que são desenvolvidas pelos mesmos ao longo de sua graduação ou período de trabalho. Características essas que serão comentadas aqui, mas antes de iniciarmos a nossa abordagem, deixamos como sugestão:

Introdução

Não é difícil nomear algum engenheiro que construiu ideias em um negócio próspero. O que é preciso para fazer isso?

De Henry Ford a Bill Gates. Existem casos amplos para sugerir que engenheiros e tecnólogos podem criar fundadores e líderes de empresas de super-sucesso.

Então, os engenheiros são bons empreendedores? Qualquer um pode ser um bom empreendedor, disse o professor (Emeritus) e o consultor de inovação da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS), Roy Green. O elemento essencial é um produto viável, baseado em boas pesquisas e que pode ser comercializado.

"Um engenheiro ou tecnólogo é pioneiro nesse aspecto porque entende o desenvolvimento de produtos", disse Green, que moderará um painel de discussão intitulado: O Gênio da Ingenuidade, em 19 de setembro na Australian Engineering Conference em Sydney.

Sebastien Eckersley-Maslin é o fundador e CEO do acelerador de inicialização BlueChilli e ganhou o EY Entrepreneur of the Year (categoria emergente). Seu currículo inclui 10 anos como engenheiro na Marinha Real Australiana.

Questionado se os membros de sua profissão são bons empreendedores, ele diz: “Acho que os engenheiros são realmente fortes, bons líderes, mas essa é apenas uma das características que eles precisam para ser um empreendedor de sucesso.

"Além disso, os engenheiros são fantásticos solucionadores de problemas, e é essa solução ativa de problemas que eu acho que pode torná-los incríveis empreendedores."

Assim, esta postagem destina-se a elencar engenheiros de sucesso em empreendedorismo. Esperamos que isso sirva de inspiração aos que desejam abrir o próprio negócio. Sem mais delongas, vamos a eles.

Drew Houston – Dropbox

O engenheiro/cientista da computação Drew Houston é o primeiro da lista. Fundador do Dropbox, concebeu o conceito do aplicativo depois de esquecer repetidamente sua unidade flash USB enquanto era estudante do MIT. Em uma publicação de 2009, ele escreveu que os serviços existentes na época "sofriam de problemas com a latência (tempo de resposta) da Internet, arquivos grandes, bugs ou apenas me fizeram pensar demais". Ele começou a fazer algo para seu uso pessoal, mas depois percebeu que isso poderia beneficiar outras pessoas com os mesmos problemas.

Kevin Systrom – Instagram

O fundador do instagram, Kevin Systrom, também possui graduação em gestão de ciência e engenharia na universidade de Stanford. É claro que este talento não se desenvolveu por mero acaso. Kevin trabalhou por alguns anos no Google onde se desenvolveu bastante nesta área de tecnologia. Ele desenvolveu o aplicativo de compartilhamento de fotos on-line com 250 milhões de usuários ativos diariamente, o Instagram. Sob sua liderança, o Instagram cresceu e se tornou um dos aplicativos mais populares de todos os tempos. Dois anos após o seu lançamento, o app foi adquirido pelo Facebook por US $ 1 bilhão em 2012. Atualmente, está avaliado em US $ 50 bilhões e é responsável por 700 milhões de usuários ativos mensais.

Bel Pesce – FazINOVA

A paulistana Bel Pesce, retornou ao Brasil após passar uma temporada nos Estados Unidos onde estudou e obteve 5 formações no MIT (Engenharia Elétrica, Engenharia/Ciência da Computação, Administração, Economia e Matemática). Fundou a escola de desenvolvimento de talentos FazINOVA que conta também com uma plataforma online de cusos. Durante sua temporada fora do país trabalhou e se desenvolveu em empresas como o Google e a Microsoft. Escreveu o livro “A menina do vale” que é uma história de inspiração para aqueles que desejam abrir o próprio negócio.

Joe Gebbia, Brian Chesky, e Nathan Blecharczyk – Air BNB

Vamos voltar ao início. É final de 2007 em San Francisco. Os fundadores do Airbnb, Brian Chesky e Joe Gebbia, acabaram de se mudar de Nova York. Sem emprego, eles estavam tendo problemas para pagar o aluguel e estavam procurando uma maneira de ganhar algum dinheiro extra. Eles notaram que todos os quartos de hotel da cidade estavam reservados, pois a conferência local de Design Industrial atraiu muitos visitantes. Os jovens viram uma oportunidade. Eles compraram algumas camas de ar e montaram rapidamente um site chamado “Air Bed and Breakfast”. A idéia era oferecer aos visitantes um lugar para dormir e tomar café da manhã. Eles cobravam US $ 80 por noite.

A ideia teve sucesso e os primeiros convidados do Airbnb nasceram: um indiano de 30 anos, uma mulher de 35 anos de Boston e um pai de quatro de 45 anos de Utah, dormindo no chão. Gostaria de ressaltar que não são os três que possuem relação com a engenharia, porém Nathan Blecharczyk fez presença no grupo dos engenheiros se qualificando como engenheiro/cientista da computação.

Ifood - Eduardo Baer, Felipe Ramos Fioravante, Guilherme Bonifácio, Patrick Sigrist

O aplicativo que revolucionou o delivery e que está presente em todos os estados do Brasil foi fundado por uma equipe multidisciplinar. Eduardo Baer e Felipe Ramos Fioravante possuem formação em administração, Guilherme Bonifácio é graduado em economia e, por fim o engenheiro florestal, Patrick Sigrist compõe este time.  A ideia do aplicativo surgiu com a finalidade de trazer mais agilidade e mais opções ao consumidor na hora de pedir comida.

O Engenheiro e o Emprendendorismo

Os engenheiros sempre serão necessários para espalhar seus conhecimentos em quaisquer áreas. Em termos de negócios, os engenheiros têm o potencial de serem vistos como muito mais valiosos do que seus colegas de pós-graduação em MBA, respeitados por suas capacidades inovadoras e criativas.

Um estudo que analisou os perfis de CEOs e fundadores do Facebook mostrou que "três vezes mais tinham formação avançada em engenharia do que um MBA".

Além disso, quando se tratava de líderes de empresas com apenas educação de nível superior, o número de graduados em negócios ou engenharia estava próximo o bastante.

Essas pessoas solucionam problemas, aproveitando sua experiência especializada para criar soluções corporativas rápidas e sustentáveis.

O empreendedorismo está inerentemente enraizado no comércio de engenharia. Muitas empresas influentes foram fundadas por engenheiros, incluindo Rolls-Royce, Dyson, Intel, Oracle e Yahoo !, destacando o poder da disciplina quando empregadas de maneira integrada com os ideais e princípios de negócios.

Muitos deles, se desenvolveram no quesito liderança, que é uma importante característica para gerir os próprios negócios. Aproveite e confira nossa formação em carreira e liderança.

Para os que desejam um diferencial na carreira em diversas metodologias de gestão, excelência operacional, visualização de dados, ferramentas de qualidade e muitas outras, acesse a nossa Plataforma EAD.