Estratégias de metacognição para aumentar a produtividade
Estratégias de metacognição para aumentar a produtividade
Uma das principais áreas em que os gerentes e executivos se concentram atualmente é a da produtividade em toda a empresa. Após medir a produtividade em uma organização, como os gerentes podem melhorar a produtividade e a eficiência dos trabalhadores? A utilização de estratégias de metacognição pode ser uma solução na qual uma equipe pode considerar "orientação para tarefas, nível de atividade e gerenciamento de tarefas" para aumentar os níveis de produção, de acordo com Quartz at Work.
Juntamente com o uso de estratégias de metacognição para pensar em um desempenho melhor, é vital utilizar as ferramentas certas para melhorar o gerenciamento de tarefas, focar na qualidade em vez da quantidade e ter supervisores que evitam a microgerenciamento. Além disso, é útil evitar multitarefas, ter gerentes que delegam tarefas de maneira eficaz em uma equipe, fazer pausas e participar do autocuidado. Ao seguir estas etapas, a produtividade da sua equipe alcançará os níveis mais altos.
A produtividade depende dos trabalhadores individuais
Qualquer que seja a ferramenta organizacional ou quaisquer tecnologias usadas, a produtividade de uma empresa cai diretamente sobre os ombros de cada trabalhador. Essencialmente, a capacidade de cada funcionário fazer a transição entre tarefas, conjunto de habilidades, priorizar habilidades e coordenação entre tarefas será o que determina os níveis gerais de produtividade de uma empresa.
Para melhor analisar essas habilidades e ajudar a melhorá-las entre os trabalhadores, é recomendável que os gerentes e líderes da empresa utilizem estratégias de metacognição, que se concentram no "como" por trás do pensamento. Existem três partes para isso, incluindo orientar-se em torno de uma tarefa, basear as atividades em torno de um objetivo e gerenciar tarefas.
Orientação da tarefa
Ao fazer as melhores escolhas para uma empresa, gerentes e funcionários precisam considerar o foco em tarefas que são relevantes e importantes para a organização. Além disso, os trabalhadores precisam sentir que podem ter sucesso nas tarefas definidas antes deles.
Essencialmente, a orientação de tarefas envolve os funcionários que identificam as tarefas mais importantes e estão dispostos a envidar seus maiores esforços para realizar as atribuições de maneira eficaz, a fim de beneficiar sua equipe e empresa. A orientação da tarefa envolve ter a unidade e um senso de propósito para realizar uma atividade.
Como tal, é benéfico basear atividades e tarefas em torno de um objetivo, que pode ser baseado na missão da empresa.
O nível de atividade deve ser baseado no objetivo
Há uma clara diferença entre o trabalho ocupado geral e a realização de atividades que têm um objetivo por trás delas. O trabalho ocupado pode ser considerado como atividade geral, enquanto o trabalho intencional está relacionado à atividade focada e aplicada.
Os melhores funcionários de qualquer empresa geralmente se concentram em como podem melhorar os resultados para a organização e geralmente passam a maior parte do tempo em atividades aplicadas e focadas. Esses funcionários estão focados em seus objetivos de carreira e na missão da empresa e são capazes de combinar as duas áreas a seu favor.
Frequentemente, as pessoas focadas em seu trabalho dessa maneira são consideradas "na zona" e têm uma maneira bastante simplificada de concluir suas tarefas. O gerenciamento de tarefas é outra área importante da produtividade.
Gerenciamento e delegação de tarefas
O gerenciamento de tarefas geralmente é uma das áreas mais difíceis de dominar quando se trata de aumentar os níveis de produtividade e utilizar estratégias de metacognição. Gerentes e supervisores têm a principal tarefa de delegar atribuições com base nos níveis de habilidade dos funcionários e nas habilidades de gerenciamento de tempo. No entanto, a razão pela qual a delegação de tarefas pode ser difícil é porque alguns funcionários podem receber uma tarefa que está fora do seu alcance, muito desafiadora ou leva mais tempo do que eles.
Como tal, será essencial que os gerentes aprendam quem em sua equipe é mais adequado para concluir tarefas e atribuições específicas. É útil que os gerentes observem onde os funcionários lutam e onde se sentem mais confortáveis, além de observar as tarefas em que o maior sucesso é alcançado.
Juntamente com os benefícios vistos no mundo corporativo, as estratégias de metacognição foram comprovadas para ajudar os alunos a melhorar suas notas.
Estratégias de metacognição ajudam os alunos a ter melhor desempenho
Um estudo de Stanford descobriu que as crianças que foram ensinadas a pensar sobre seus hábitos de estudo ou utilizar estratégias de metacognição tiveram um desempenho melhor na escola do que seus pares, de acordo com um artigo de Quartz.
“Com muita frequência, os alunos simplesmente passam a estudar sem pensar antes de planejar o que usar, sem entender por que estão usando cada recurso e sem planejar como eles usariam o recurso para aprender de forma eficaz”, Patricia Chen, pesquisadora de pós-doutorado em Stanford, disse a fonte de notícias. "Acho isso muito lamentável, porque prejudica seu próprio potencial de aprender e ter um bom desempenho."
Neste estudo, os pesquisadores realizaram dois experimentos em que vários estudantes universitários receberam instruções para pensar com mais cuidado sobre seus hábitos de estudo e com mais eficácia sobre como estudar para se sair bem em um exame. Os alunos do grupo de controle receberam apenas um lembrete de que o exame estava chegando e se preparavam.
Os resultados mostram que os alunos que passaram um tempo pensando em seus hábitos de estudo e no que precisavam fazer para obter um melhor desempenho obtiveram melhores notas no exame em um terço da nota da carta. Além disso, os alunos que receberam as instruções de intervenção duas vezes tiveram melhor desempenho do que os estudantes que receberam apenas uma vez.
Isso mostra claramente como as estratégias de metacognição podem ser úteis tanto na escola quanto no local de trabalho. A seguir, abordamos algumas estratégias mais importantes para o gerenciamento de tarefas em equipe.
As ferramentas e estratégias necessárias para o gerenciamento de tarefas da equipe de qualidade
Para melhorar o gerenciamento de tarefas da equipe em geral, é útil seguir as etapas abaixo:
- Realize uma reunião semanal pessoalmente ou via Skype.
- Use ferramentas de software baseadas na nuvem, bem como software de gerenciamento de tempo, para organizar agendas, atribuições e prazos.
- Empregue ferramentas de gerenciamento de projetos para trabalhar em tarefas com funcionários localizados remotamente ou em diferentes cidades.
- Use aplicativos para celular para realizar chamadas de vídeo, rastrear e-mails e enviar mensagens aos colegas de trabalho mais rapidamente.
- Concentre-se em aumentar o desempenho e a qualidade do trabalho, em vez da quantidade ou do tempo gasto no trabalho. Mantenha prazos razoáveis, mas verifique se a qualidade do trabalho não está comprometida.
- Evite microgerenciar sua equipe para que os funcionários assumam mais responsabilidades.
Além disso, os líderes da empresa precisarão aprender a delegar tarefas adequadamente para gerenciar efetivamente sua equipe. Delegar tarefas pode ser essencial para aumentar a produtividade em geral.
Como supervisor, você precisará saber quando delegar certas partes de um projeto e quando se apegar a determinadas tarefas e concluí-las por conta própria. Você precisará considerar quanto controle sobre um projeto você deseja ter. Por exemplo, as empresas geralmente têm blogs em seus sites para atrair mais clientes. Como gerente, você deve considerar se deseja editar o primeiro rascunho de um artigo de blog ou se outro membro da equipe pode executar esta etapa.
Por fim, é benéfico discutir por que os trabalhadores devem evitar multitarefa e fornecer algumas etapas finais para melhorar a produtividade em toda a equipe.
Maneiras adicionais de melhorar a produtividade
Muitos podem pensar que a produtividade é aprimorada quando os trabalhadores fazem multitarefa continuamente. No entanto, isso é apenas um mito e a verdade descobre que a multitarefa prejudica a eficiência de uma equipe. Por exemplo, imagine dirigir um carro e enviar mensagens de texto ou falar ao telefone ao mesmo tempo.
Muitas vezes, é contra a lei o texto e a direção. Isso ocorre porque é muito mais provável que os motoristas acabem em um acidente de carro se forem distraídos pelo telefone. Como tal, fica claro que a multitarefa é mais perturbadora e menos útil para qualquer pessoa realizar uma tarefa. Portanto, é recomendável que os trabalhadores evitem multitarefa.
Algumas outras maneiras de ajudar os funcionários a aprender como se concentrar no trabalho e melhorar a produtividade incluem:
- Fazer intervalos regulares, o que demonstrou melhorar a concentração;
- Participar do autocuidado para melhorar a saúde mental e física;
- Limitar a quantidade de tempo gasto no trabalho para que os funcionários tenham tempo livre;
- Criar um ambiente de trabalho confortável.