Estudo de Caso: Seis Sigma na Indústria de Fabricação Elétrica
Estudo de Caso: Empresa de fabricação elétrica
Antecedentes
A empresa B é uma grande fabricante de componentes elétricos localizada na parte norte da Índia. Esta empresa emprega cerca de 12.000 pessoas e é uma das principais empresas do setor público na Índia. A empresa B fabrica grandes turbinas, transformadores, etc., utilizados em usinas de energia. Eles têm uma base de clientes na Índia e no exterior. Esta empresa tem sido muito séria em questões de qualidade. A empresa também tem usado círculos de qualidade em toda a organização, com o envolvimento ativo do pessoal de fábrica e dos supervisores. A empresa B ampliou as aplicações do Seis Sigma da manufatura pura para suportar funções como Finanças, RH, Vendas, Compras, Manutenção, etc.
Infraestrutura Organizacional Seis Sigma
A empresa B executou a jornada do Seis Sigma por quase 3 anos. A empresa desenvolveu uma estratégia para o Seis Sigma com uma equipe de liderança envolvendo o diretor executivo, diretor de operações, diretor financeiro, diretor de qualidade, diretor de recursos humanos, chefe de produção, chefe de vendas e marketing e chefe de atendimento ao cliente. O chefe das funções de negócios foi escolhido como o campeão do projeto Seis Sigma e eles receberam um programa de treinamento de um dia. Durante os primeiros 2 anos do programa, cerca de 60 projetos foram identificados em toda a empresa e foram designados para os Black Belts que passaram pelo treinamento intensivo de Black Belt de 4 semanas fornecido por uma empresa de consultoria. Esta empresa tem hoje mais de 5 Master Black Belts, 6 Six Sigma Champions, 90 Black Belts, 150 Green Belts e mais de 300 Yellow Belts.
Barreiras / Desafios à implementação
Um dos desafios encontrados pela Empresa B era reter os Black Belts do Seis Sigma nos negócios. Vários Black Belts após o treinamento e a execução de projetos deixaram a empresa B para empregos altamente remunerados em outras empresas competitivas. Isso criou enormes problemas em termos de encontrar candidatos adequados para executar projetos Seis Sigma estratégicos em toda a empresa. Embora a empresa tenha um sistema ERP com dados ricos, a precisão dos dados ainda é questionável para muitos Black Belts que estão lidando com a coleta de dados.
Benefícios do Seis Sigma
Houve uma série de benefícios relatados de uma aplicação direta da metodologia Seis Sigma da Empresa B. Estes incluíram:
- Melhoria na produtividade de uma máquina de entalhe CNC - mais de 55% de produtividade foi obtida a partir de um projeto que resultou em uma economia de mais de US $ 3 milhões por ano.
- Redução da taxa de rejeição ou retrabalho da ovalização excessiva do comutador de um motor de tração - um projeto Seis Sigma foi executado e a taxa de retrabalho / rejeição foi reduzida de 16% para menos de 3%. Este projeto resultou em uma economia de cerca de US $ 2 milhões por ano. Este projeto também ajudou a reduzir o tempo de espera do processo de montagem e, assim, melhorar a entrega no prazo aos clientes.
- Um hospital foi anexado à empresa e um dos projetos foi focado na melhoria da satisfação do paciente, reduzindo o tempo de espera do paciente no departamento de ambulatório. A espera média foi reduzida em mais de 40%. Isso ajudou o hospital a atender os pacientes melhor e mais rapidamente, e os índices de satisfação dos pacientes melhoraram em 25% como resultado desse projeto.
Ferramentas e técnicas comumente usadas do Seis Sigma
Os Seis Sigma Black Belts e Green Belts usaram várias ferramentas e técnicas em vários projetos. Além das entrevistas com os Black Belts que lideraram projetos na Empresa B, as ferramentas e técnicas a seguir foram identificadas como as mais usadas em vários projetos.
- Análise de fornecedor-entrada-processo-saída-cliente (SIPOC)
- Análise de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa
- Análise de Pareto (análise 80/20)
- Mapeamento de Processos / Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM)
- 8 Formas de análise de desperdícios
- Cartas de controle (gráfico individual, X-bat e R chart, P-chart, U-chart etc.)
- Testes de hipótese (teste t de 2 amostras, teste F, teste qui-quadrado, teste de Kruskal-Wallis (teste não paramétrico), etc.)
- Análise conjunta (usada para capturar o feedback de clientes em potencial)
Impacto do Seis Sigma no desempenho dos negócios
Um campeão do projeto Seis Sigma e um MBB confirmaram durante a entrevista que o Seis Sigma teve um impacto positivo no desempenho dos negócios. Na verdade, a implantação do Seis Sigma na empresa B teve um grande impacto no fluxo de caixa e na entrega de tempo. A execução de projetos Seis Sigma resultou em altas pontuações de satisfação do cliente, aumento do moral dos funcionários, melhoria da produtividade, redução de custos de baixa qualidade e melhor engajamento dos funcionários.
Principais lições aprendidas
Uma das principais lições aprendidas pela Empresa B é que ela passou de adivinhar trabalho e experiência para uma cultura orientada por dados ao tomar decisões eficazes. O poder dos dados nunca foi apreciado na empresa por muitos anos e a introdução do Seis Sigma mudou a mentalidade de muitos funcionários e da equipe de gerenciamento sênior ao longo dos anos. O uso da metodologia DMAIC para solução de problemas melhorou a participação da equipe e a comunicação entre os funcionários em várias funções da empresa B.
A gerência tornou obrigatório que todos os funcionários participassem da conscientização sobre o Seis Sigma e o poder da metodologia DMAIC. todos a falar a mesma língua. A gerência sênior também percebeu que o Seis Sigma não deveria se restringir à fabricação, mas deveria ser estendido a outras funções de negócios. Vários projetos Seis Sigma foram lançados para fazer melhorias inovadoras nas áreas não manufatureiras, como finanças, recursos humanos, etc.