Lean

25/04/2020

Última atualização: 31/10/2022

Categorias de Falha na Implementação Lean

O Lean definitivamente não é um projeto de curto prazo, mas uma estratégia interminável de longo prazo para as empresas alavancarem o crescimento e os ganhos. Muitas vezes, o Lean é erroneamente visto como um projeto de redução de custos para as empresas. A redução de custos é uma consequência da redução de desperdícios em uma empresa, mas o custo não pode ser o principal objetivo do Lean. As taxas atuais de falha na implementação Lean são bem mais de 50%, de acordo com especialistas lean.

Quer se aprofundar nos conhecimentos sobre a metodologia Lean? Conheça nosso curso gratuito de Introdução ao LeanCom ele você será capaz de identificar os 7 desperdícios visuais, aplicar as ferramentas do Lean para eliminá-los e identificar os processos que agregam valor ao cliente. Confira:

Os motivos citados para a falha geralmente se enquadram nestas categorias: Não atendeu às expectativas; muito tempo para fazer; muito caro; riscos ou custos passaram a exceder os benefícios; ou com muitos recursos.

Qual é a causa raiz do fracasso?

Nenhum fabricante, especialmente um de pequeno ou médio porte, compraria uma grande peça de equipamento ou investiria em uma nova instalação sem responder, no mínimo, às seguintes perguntas:

As respostas a essas perguntas formam a base do "caso de negócios" ou do argumento econômico ajustado ao risco, específico da empresa, para o investimento.

Quais são os modos mais comuns de falha na implementação Lean?

Para iniciar o Lean Manufacturing, são necessárias duas condições:

Essas condições são fundamentais e geralmente são atendidas pela maioria das empresas de manufatura, às vezes extraordinariamente bem. No entanto, embora sejam necessários, podem não ser suficientes para a implementação enxuta. Dessa forma, o exame dos modos de falha fornece uma olhada no que é necessário além desses princípios básicos. Existem três categorias de falha na implementação Lean: liderança da alta gestão, questão de pessoas e métodos de implementação. Vamos conferir essas três categorias no detalhe.

Liderança da Alta Gestão

Quase todos os especialistas enxutos concordam que os principais motivos para falhas na implementação envolvem a gerência sênior e os proprietários. Essas pessoas são responsáveis ​​por tudo o que acontece.

No entanto, culpar as pessoas de topo por esses tipos de falha na implementação Lean não é muito útil. A seguir, são apresentados os motivos atuais da falha e suas causas. Os modos citados frequentemente estão relacionados, mas cada um é identificado separadamente por causa de sua natureza única.

Desenvolvimento ruim do Business Case Lean

As principais perguntas de casos de negócios listadas anteriormente não são feitas ou não são respondidas satisfatoriamente. A menos que exista um forte argumento comercial para o lean, é muito difícil para a alta gerência desenvolver a paixão e a determinação necessárias para implementá-lo, e a iniciativa provavelmente será fundada.

Compreensão insuficiente do Lean Six Sigma e seus elementos

É muito importante que os gerentes seniores entendam, com detalhes suficientes e do ponto de vista geral dos negócios, o que é o Lean e seus elementos e o que eles fornecem nominalmente. Isso é fundamental para evitar que as expectativas sejam superestimadas ou subestimadas.

 

Comunicações: muito pouco, muito complexo, muito simples.

Públicos-alvo diferentes precisam de descrições diferentes dos benefícios, riscos, mudanças e compromissos necessários. A alta gerência deve assumir a liderança e explicar "o que" e "por que". Grande parte do medo, ressentimento e mal-entendidos que afetam as iniciativas de mudança podem ser antecipados por uma comunicação sólida e consistente.

Fraco Desenvolvimento Organizacional e de Liderança.

A implementação pode falhar antes de iniciar, caso você não tenha uma forte equipe de implementação. O suporte diário deve vir de gerentes de linha importantes e respeitados, que têm mais a ganhar e têm poder e autoridade para fazer as coisas acontecerem. Essa é uma tarefa central da alta administração.

Questões de Pessoas

Grande parte da literatura sobre o assunto tem a ver com gerenciamento geral de mudanças e muito tem a ver com implantação eficaz e liderança da alta gerência. Embora o lean, como quase tudo relacionado aos negócios, dependa do cérebro, comprometimento e energia das pessoas, as causas das falhas lean mais comuns relacionadas aos indivíduos podem ser resumidas em três categorias principais.

Falta de participação da gerência média

Gerentes de nível médio e profissionais de todas as faixas e funções são o coração e a alma de toda empresa. Eles têm muita responsabilidade coletiva, mas não uma quantidade igual de controle e autoridade.

Faltam recursos de gerenciamento ou de funcionários

Geralmente, são recursos técnicos, de habilidade das pessoas ou de liderança. Os principais elementos do lean dependem muito das metodologias de melhoria contínua (IC). A implantação adequada do IC requer competência em áreas técnicas (incluindo matemática) e formação de equipes. Lançar até uma iniciativa lean modesta sem ter as habilidades necessárias não é realista. Uma boa avaliação pode identificar as lacunas de habilidades e prescrever as soluções necessárias para reforçar os recursos.

Nem todo mundo é um líder

O Lean requer uma liderança de cima para baixo de um tipo especial. Os líderes enxutos são firmes e inspiradores, implacáveis ​​e resistentes, exigentes e perdoadores, focados e flexíveis. Acima de tudo, eles precisam ser inteligentes e altamente respeitados na organização. Toda empresa de sucesso tem pelo menos um desses líderes. Essas pessoas devem ser uma parte apaixonada da equipe de liderança enxuta.

Quais são os métodos de implantação?

O lean também pode falhar devido a métodos de implantação defeituosos. Vamos conferir como os métodos de implantação causam a falha na implementação Lean.

Estratégia de implantação fraca

As empresas devem determinar com antecedência quais elementos principais devem ser implantados e a ordem da implantação. Eles também devem determinar por onde começar e como o lean se expandirá ao longo da operação. Isso é crítico. As empresas podem falhar tentando demais.

Treinamento insuficiente ou inadequado

O treinamento enxuto é crucial, obviamente. Mas o conteúdo, nível e profundidade variam de acordo com a empresa e suas necessidades, atividades e funções. Isso volta ao caso de negócios. O treinamento deve ser apropriado para os elementos lean a serem implantados.

Por exemplo, o treinamento aprofundado em fluxo de peça única e Kanbans para um fabricante ou empresa orientada para o processamento geralmente não é tão crítico quanto para um montador ou integrador. O treinamento aprofundado em efetividade de equipamento operacional (OEE), melhoria contínua e produção de tração híbrida pode ser muito mais importante, pelo menos inicialmente.

Falha na metodologia de Melhoria Contínua - Confiança em Kaizen Blitzes.

Blitzes podem ser poderosos. São de curto prazo, intensos e podem fornecer resultados de melhoria rápida. Eles também podem exigir uma quantidade significativa de recursos sob demanda. O Blitz kaizen é uma parte importante do kit de ferramentas de melhoria contínua. Mas realizar mudanças bem-sucedidas e sustentáveis ​​por meio de blitzes sem primeiro ter uma base de metodologia de melhoria testada e consistente é mais sorte do que sistema.

Confiança em um único campeão ou especialista interno

Perícia obviamente é necessária. O mesmo acontece com a massa crítica. Deve haver uma quantidade suficiente de conhecimento entre um número suficiente de pessoas para que o lean trabalhe inicialmente e se espalhe. Além disso, a experiência deve residir com as pessoas da linha, bem como com a equipe. O método preferido de obter experiência é através de uma combinação de treinamento formal (em sala de aula) e treinamento no trabalho. A dependência de um especialista em equipe em número menor que não tem autoridade de linha para implementar o Lean simplesmente não é realista.

Por que implementar o Lean?

A implementação enxuta não é simples ou fácil. No entanto, os resultados mostram que, quando feito corretamente, o lean cumpre suas promessas. O Lean e seus elementos funcionam. Todos os modos de falha apresentados aqui podem ser evitados ou superados.

As partes mais importantes da implementação lean são a preparação, especialmente uma avaliação e desenvolvimento objetivos dos casos técnicos e de negócios para lean e a liderança que pode ser realizada, treinamento apropriado, resolução de problemas de pessoas e métodos de implantação bem projetados.

Portanto, toda empresa que implementa o lean terá sua própria história para contar e terá superado obstáculos únicos a ela. Os citados aqui são comuns e podem ser mortais. A conscientização e a prevenção desses modos tornarão a implementação muito mais suave e rápida.