Melhoria de Processos

11/10/2017

Última atualização: 25/01/2023

O que é o ganho de processo?

Como saber o que é ganho de processo?


A maioria dos ganhos de processo são obtidos reduzindo a variação no produto, no processo ou em ambos. Essa redução de variação reduzirá o desperdício e produzirá ganhos que se manifestam como rendimentos mais altos, tempos de ciclo mais curtos ou maior tempo de atividade, para citar alguns dos ganhos típicos da fábrica.


Então, para alcançar os ganhos, precisamos reduzir a variação, e existe uma abordagem específica que pode ser feita para reduzir a variação. Podemos trabalhar com:




Simplifique o Produto


A maior alavancagem na redução da variação é simplificar o produto. Vamos pensar num exemplo: estamos trabalhando para melhorar o rendimento de uma unidade de controle eletrônico (ECU) com 13 funções. Esta ECU tem mais de 300 componentes que preenchem uma placa de circuito impresso de 8 "por 8" (PCB). A próxima geração de ECU, embora tenha 42 funções, exigiu apenas 46 componentes e a PCB era 4" por 5".


A tecnologia permitiu essa simplificação de projeto e, claro, o equipamento de processamento também foi reduzido e simplificado. Por exemplo, no processo de aplicação de solda, feito com uma impressora de tela, os PCBs foram inicialmente impressos em um par, ou seja, duas PCBs por painel foram impressas. Após a simplificação do projeto, foram produzidos seis PCBs por painel. Antes do redesenho, havia cinco máquinas de colocação em série. Após o redesenho, a nova versão exigiu apenas três máquinas de colocação.


Isso é apenas parte do impacto, mas é fácil ver que mais unidades foram produzidas em tempos mais curtos usando menos máquinas com menos investimento. Além disso, os requisitos espaciais foram reduzidos e a manutenção futura também foi reduzida. Além disso, como esperado, quando o novo processo começou, os rendimentos iniciais do processo melhoraram bastante em relação ao projeto anterior. Este tipo de simplificação de produto é o mais poderoso, mas no ambiente de fabricação típico, infelizmente, muitas vezes não é possível. Na maioria das vezes, você tem que lidar com o produto que você possui agora.



Reduzir a Variação das matérias-primas


Muitas vezes, as matérias-primas recebidas têm variação significativa e este é um problema de grau variável para todos. No entanto, a maioria das empresas de manufatura trabalha com o fornecedor no nível do processo para melhorar seus processos. Eles usam ferramentas como 8Ds, Programas de Certificação de Fornecedores, e alguns dos produtores mais avançados possuem boas organizações de Suporte de Fornecedores. O desenvolvimento de fornecedores foi uma ferramenta chave usada por Ohno para melhorar seu sistema de fabricação, mas ele realmente não implementou isso até quase 20 anos depois que ele começou sua busca pelo controle de quantidade. Muito provavelmente, isso não será um grande problema em suas instalações por alguns anos. Quando é uma prioridade, felizmente, há uma série de bons livros sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos, então não entraremos em detalhes neste tópico.



Simplifique o processo


A segunda técnica mais poderosa é simplificar o processo. Na maioria das vezes, o esforço está focado na redução da interação humana. Frequentemente, isso significa que você usará robótica ou outros tipos de automação. Muitas vezes, e é especialmente verdade para um fornecedor de automóveis de nível 1, esse tipo de simplificação não é prático. Primeiro, há a questão do custo das melhorias de capital e, além disso, os fornecedores precisam passar por uma série de aros que tendem a desencorajar esse tipo de melhorias. Esses aros, conhecidos como validação de processos, que são exigidos pelo cliente típico do automóvel, são tão caros e demorados que, mesmo que a mudança seja justificada, muitas vezes não é feita devido aos rigores envolvidos.


Além disso, essas mudanças também abrem a porta para o tema das reduções de preços. Em suma, as simplificações de processos de qualquer magnitude, como a conversão de operações manuais para a robótica, não são feitas com muita frequência.



Poka-Yokes


Poka-yokes são ferramentas poderosas e devem ser totalmente exploradas antes de outras mudanças processuais serem implementadas. Eu acho curioso que a tecnologia poka-yoke não seja usada com mais frequência. Podemos atribuir essa subutilização aos baixos níveis de imaginação exigidos pela maioria dos engenheiros de suporte de fabricação. Isso não ajuda a encontrar muito pouco treinamento interno feito com a tecnologia poka-yoke, embora existam várias boas referências na literatura. Além de uma pequena manutenção periódica exigida para a maioria dos poka-yokes, há poucas justificativas para sua subutilização. A beleza dos poka-yokes é na sua simplicidade e eficácia.



Padronizar os Procedimentos do Processo


Infelizmente, o tipo mais comum de melhoria ocorre melhorando os procedimentos processuais. O que isso geralmente implica é uma tentativa de reduzir a variação através do uso de melhores descrições de trabalho. Mas, no final, ainda confiamos no elemento humano para funcionar bem. Usamos a palavra "infelizmente" na primeira frase por dois motivos.




 

As melhorias a curto prazo são muitas vezes realizadas, mas o problema maior é "como manter esses ganhos?" Esse é o assunto que escrevemos neste post, para que possamos sustentar de forma realista as técnicas mais comuns de melhoria - melhorando os processos realizados por humanos.



A Prescrição


Existe uma prescrição de cinco passos sobre como sustentar os ganhos. Não é surpreendente, mas uma vez implementado, é sempre eficaz. Inclui:




  1. Bom procedimento de trabalho

  2. Treinamento sadio nos procedimentos de trabalho

  3. Gerenciamento visual simples do processo

  4. Verificações de processo horárias e diárias pela administração

  5. Auditorias de rotina da administração


 

Não deixe de conferir, neste post todos os 5 elementos listados acima de forma mais ampla.


Como dito anteriormente para se obter ganhos de processo há três formas formas possíveis: reduzir a variação no produto, no processo ou em ambos. Essa redução de variação reduzirá o desperdício e produzirá ganhos que se manifestam como rendimentos mais altos, tempos de ciclo mais curtos ou maior tempo de atividade. Nos nossos cursos de Lean, White BeltGreen Belt e Black Belt você aprende ferramentas que auxiliarão nos ganhos de processos.