Gestão de estoque: como o Lean pode otimizar essa tarefa?
Antes de tudo, a gestão de estoque com Lean funciona como um meio de evitar desperdícios para que permita a maior organização empresarial, diminuindo os custos. Dessa maneira, a metodologia Lean, quando presente na gestão de estoque, pode auxiliar nesse processo de controle e organização. A partir do uso das ferramentas que permitem um controle objetivo e uma visão sistêmica aprimorada para redução de desperdícios. Na filosofia Lean, a gestão do estoque é necessária para o sucesso de uma organização, pois quando é gerido de forma amadora resulta em gastos desnecessários com matéria-prima, transportes, colaboradores entre outros. Sendo assim, separamos neste blog como a metodologia lean aplicada na gestão de estoque pode auxiliar na redução de desperdícios da sua empresa. Boa leitura!
O que é gestão de estoque?
A gestão de estoque é um conjunto de processos que visam organizar, planejar e controlar o armazenamento de recursos de uma empresa ou organização, por exemplo no controle de compra e venda de matéria-prima, produtos inacabados e acabados e etc. Sua importância deve-se ao fato de que ao planejar o estoque, você tem o mapa de como sua produção vai trabalhar. Permitindo a visualização sistêmica para evitar desperdícios e custos a mais de produção. Portanto, seu principal objetivo é organizar os três pilares da organização: compras, entregas e armazenamentos. Para evitar excessos e planejar somente a produção necessária para evitar acúmulos de produtos.
Por que uma gestão de estoque deve ser feita?
Então, já mencionamos brevemente no tópico anterior porém é válido ressaltar que quando há um estoque repleto de mercadorias não significa que a empresa esteja tendo sucesso nas vendas. Pois pode acarretar em um investimento paralisado. Dessa maneira, os princípios de uma boa gestão de estoque são extremamente importantes para consolidação do sucesso de uma organização, garantindo os estoques ideais. Impedindo excessos ou a falta de estoque, permitindo uma comunicação transparente e direta entre empresa e cliente. Outro ponto importante de mencionar é que ao longo de um ano, várias incertezas acontecem e nem sempre tudo ocorre conforme o planejamento.Então ter uma gestão de estoque permite que você realize um estoque de segurança, a fim de evitar a falta de estoque que pode resultar em prejuízos na produção. Em síntese, a gestão de estoque possibilita os melhores direcionamentos de recursos, evitando decisões equivocadas que produzam prejuízos.
Dicas para fazer uma boa gestão de estoque com o Lean
Agora que você já sabe como funciona a gestão de estoque, separamos algumas dicas mais usadas com o Lean para que você aplique na sua organização para gerar os melhores resultados! O Lean já é presente em algumas empresas que adotam o modelo de produção conhecido como: Estoque Mínimo. Este modelo funciona com a produção puxada e enxuta conforme as características presentes na filosofia Lean. O estoque mínimo é caracterizado por um modelo de funcionamento que mantém quantidades mínimas de produtos armazenados para atender as demandas e também para reduzir atrasos ou cancelamentos. Já a produção puxada tem como característica a produção conforme o pedido de novas demandas. Tendo ferramentas para auxiliar este modelo de gestão, como o famoso sistema Just in Time e o Kanban. Portanto, vale adicionar que não é só essa aplicação do Lean que pode ser utilizada na gestão de estoque para otimização. Confira a lista!
1. Utilize o 5S
A metodologia 5S pode auxiliar bastante com seus princípios de qualidade, organização e padronização visando a melhoria contínua, confira o exemplo: Utilização - Seiri: Consiste na eliminação dos itens não utilizados no estoque; Limpeza - Seiso: É manter o ambiente limpo e iluminado Organização - Seiton: Avaliar o layout do estoque permitindo a organização dos produtos. Padronização - Seiketsu: Padronização das atividades do estoque Disciplina - Shitsuke: Talvez a mais importante porque requer que realize todas as atividades com disciplina e padronização.
2. Mantenha a otimização do estoque
Quando existe uma boa gestão de estoque, é necessário que você siga um objetivo com um estoque mínimo e ajustado, para atender as demandas de forma transparente.
3. Utilize a produção puxada na sua organização
A princípio, mencionamos brevemente o'que é a produção puxada, o ponto é que esse modelo é o mais usado em linhas de produção porque funciona com a“puxada” que significa a necessidade de uma demanda para realizar a produção. A ferramenta mais famosa da metodologia, é o Kanban. Sendo assim, os principais benefícios dessa produção são as reduções de desperdícios e possíveis perdas de produtos.
4. Crie um catálogo para seu inventário
Uma simples análise sobre seus produtos pode te auxiliar no desenvolvimento de um catálogo, dessa maneira contribuindo para uma boa gestão de estoque. Para que isso ocorra, é preciso cadastrar todos seus itens do estoque, desde a organização das entradas e saídas, assim como quais tipos de produtos estão presentes.
5. Use a tecnologia para te auxiliar
Recentemente, o uso de tecnologias transformou a realização de diversas tarefas e na gestão de estoque não é diferente. Por meio dos softwares MRP e ERP você consegue reunir informações para realizar levantamento e manutenção do estoque de maneira objetiva, acompanhamento de fluxos de entradas e saídas, entre outras tarefas.
6. Segurança e armazenamento do estoque
Um ponto que talvez não seja tão recorrente ao se pensar na gestão do estoque tem influência na gestão do estoque mínimo, pois permite que haja um controle sobre os produtos com validade vencida, além de diminuir os desperdícios e prejuízos. Sobre armazenamento, a organização do ambiente é recomendável para que o local não fique abandonado, é recomendado manter o local limpo e seguro, evitando possíveis perdas.
7. Saber quais são as demandas do mercado
Por fim, a mais importante das dicas citadas é saber como funciona a demanda, porque é ela quem vai decidir sua linha de produção, o time comercial necessita estar sempre atualizado sobre quais serão as quantidades pedidas e possíveis exigências. Quando analisam as demandas corretamente, a produção pode ser aplicada com os princípios da produção de acordo com a demanda, evitando produção a mais e prejuízos com um possível “investimento parado”.
Especialização na FM2S ajuda na Gestão de Estoque?
Sim, ela te mostra quais são as ferramentas de melhoria necessárias para você aplicar da melhor forma. Aqui na FM2S, disponibilizamos cursos sobre diversas metodologias de melhoria, e o Lean faz parte do nosso conteúdo, assim como o método Kanban. Se você estiver interessado clique aqui para ser direcionado a nossa página de cursos, você encontrará conteúdos muito bem preparados e organizados para acelerar sua carreira.