Lean Healthcare

19/02/2020

Última atualização: 31/10/2022

Implementando o Lean em sua Casa

Dicas de Como Implementar o Lean em sua Casa

Nas fábricas de produção em todo o mundo, técnicas de fabricação enxuta estão sendo usadas para atender às crescentes demandas impostas aos fabricantes. Originalmente desenvolvida como uma metodologia para tornar os processos de produção altamente eficientes, as técnicas enxutas foram adotadas por mais de 72% das oficinas de máquinas em todo o país. Para muitos deles, as técnicas os ajudaram a aumentar drasticamente sua vantagem competitiva, continuando a remover práticas desnecessárias e a contribuir para os resultados finais. Nesta postagem, traremos 9 dicas sobre como implementar o Lean em sua casa.

Princípios da fabricação enxuta

O objetivo final de uma empresa que adota processos de fabricação enxutos é reduzir o desperdício. Uma empresa média desperdiçará uma quantidade significativa de recursos. Nos casos em que o processo de fabricação está desatualizado, o nível de desperdício pode ser próximo de 90%. Ao adotar processos de fabricação enxutos, o desperdício pode ser reduzido para cerca de 25 a 35%. Os processos de fabricação enxuta podem melhorar:

Ao longo dos anos, ouvi os funcionários da linha de frente dizerem: "Parece que eles estão nos impondo". Os gerentes de nível médio geralmente se sentiam ameaçados, pois os princípios enxutos expõem problemas em seus níveis. Também existe o medo de que tornar um processo muito enxuto possa criar um conjunto diferente de problemas ou retornar aos mesmos problemas que você deseja eliminar. Você pode se lembrar de um artigo no Wall Street Journal, "Como a manufatura enxuta pode sair pela culatra", que apoiava o conceito de que os problemas recentes da Toyota estão associados à padronização.

No entanto, eu não sou da mesma mentalidade. Eu amo Lean! Na minha opinião, empresas que adotaram o lean e criaram uma cultura lean:

Implementar o Lean em sua Casa

Acredito no Lean a tal ponto que implementei alguns dos conceitos em minha casa. E confia em mim, minha esposa me ama por isso! No outro dia, ela afirmou que planejava lavar a roupa mais tarde naquela tarde. Nosso cesto de roupa suja fica na parte de cima da casa, enquanto nossas máquinas estão lá embaixo. Mais tarde naquele dia, ocorreu a seguinte troca:

A esposa sobe e volta de mãos vazias.

Eu: "Pensei que você fosse lavar roupa."

Esposa: "Eu vou, mas não agora."

Eu: "Então, por que você não trouxe a cesta? Você precisará voltar para o andar de cima mais tarde. Esse tipo de desperdício é chamado de viagem desnecessária!"

Adivinha quem lavou a roupa naquele dia?

Outro exemplo da minha paixão pelo Lean é o uso de recursos visuais em casa - especialmente o 5S. As alturas das prateleiras dos refrigeradores são projetadas com uma abordagem semelhante usada para estantes de armazém. As alturas das prateleiras variam para diferentes alturas do produto, a fim de maximizar a utilização do cubo. Então, todas as manhãs eu acordo e vou para a geladeira para recuperar nosso café (mantido na geladeira para manter fresco, apesar da opinião popular) e sempre há itens na frente do café que não pertencem a essa prateleira! Após várias tentativas fracassadas de treinamento, decidi implementar um auxílio visual para conformidade.

Apesar da verdade de ambas as histórias, minha esposa ainda não se divorciou de mim.

Inclinar-se em casa economizará tempo, dinheiro e meio ambiente. Abaixo estão algumas dicas úteis para implementar o lean em sua casa:

Muitas vezes, criar um kanban de tarefas pode ser benéfico afinal as tarefas seriam divididas e teríamos um controle de quando as mesmas seriam realizadas, sem que ninguém (no caso eu e minha esposa) fiquemos sobrecarregados.

Você reparou bem as dicas que vão te ajudar a implementar o Lean em sua casa? Elas envolvem a implementação, o acompanhamento, a definição de metas, o incentivo, a bonificação e, por fim, o feedback e o engajamento.

O Lean não precisa ser "imposto". Divirta-se com ele como deveria com tudo que é significativo em sua vida. Capacite os membros da sua equipe – isso lhe ajudará a implementar o Lean em sua casa.

Fui observado dizendo: "Não mude o processo, mude os membros da equipe e deixe-os mudar o processo". Para mim, o lean não é tanto sobre ferramentas lean, mas sobre o desenvolvimento de uma cultura enxuta. Deixe a cultura usar as ferramentas para mover sua organização de maneira eficiente e rápida através de sua jornada enxuta.

Você abraça o lean? Você está se divertindo fazendo? Os membros da sua equipe sabem disso?

É sempre importante se fazer estas perguntas, pois são elas que demonstrarão a você mesmo o quanto engajado você está na metodologia, o que é fundamental para que você possa engajar mais pessoas. Da mesma forma, estar entusiasmado com essa metodologia colabora com as chances de sucesso para implementar o Lean na sua casa.

Aproveite para conhecer mais sobre essa metodologia acessando a nossa Plataforma EAD. Lá você confere diversos cursos como Especialista Lean, Lean Healthcare e muitos outros, não deixe de conferir a formação Lean FM2S.