Sistema de Gerenciamento da Inovação - ISO 56002: 2019
ISO 56002 - Introdução
Em outras postagens já vimos um pouco sobre as normas ISO. Sabemos que a ISO determina diretrizes para estabelecer padrões de qualidade, podendo estes estarem relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ, tecnologia da informação, padrões ambientais, saúde e segurança, entre outros. Esses padrões são constantemente avaliados em auditorias a fim determinar se uma empresa se enquadra ou não nas normas estabelecidas. É utilizada como uma prova de credibilidade para clientes e outras empresas. Vamos abordar neste post o padrão ISO 56002: 2019 que se relaciona com a gestão da inovação.
Para um aprofundamento na compreensão das normas ISO, recomendamos a leitura dos seguintes conteúdos:
- O que é ISO? Qual sua origem? Quais seus benefícios?
- Quão úteis são os padrões de gestão da qualidade ISO 9001?
- Qual é o futuro das normas ISO, X, Y, Z?
Vamos começar dando uma palhinha sobre o que é Inovação.
O que é inovação em um negócio? Qual seu objetivo?
Inovação é quando uma organização apresenta novos processos, serviços ou produtos para realizar mudanças positivas em seus negócios. Isso pode incluir a melhoria dos métodos ou práticas já existentes ou a partir do zero. Por fim, o objetivo é revigorar os negócios, gerando valor e impulsionando o crescimento e / ou a produtividade.
Embora seja elogiada por conduzir pioneiros, inventores gigantescos e outros transtornos do status quo, a inovação pertence a todos. Com a sociedade se adaptando rapidamente, qualquer empresa precisa ser resiliente o suficiente para acompanhá-la.
Antes de introduzirmos o conceito da norma ISO 56002: 2019, vamos relembrar um pouco sobre a ISO.
A ISO (Organização Internacional de Padronização) é uma federação mundial de organismos nacionais de padrões (organismos membros da ISO). O trabalho de preparação de normas internacionais é normalmente realizado por meio de comitês técnicos da ISO. Cada órgão membro interessado em um assunto para o qual um comitê técnico foi estabelecido tem o direito de ser representado nesse comitê. Organizações internacionais, governamentais e não-governamentais, em ligação com a ISO, também participam do trabalho. A ISO colabora estreitamente com a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) em todos os assuntos de padronização eletrotécnica.
Mas o que é a ISO 56002: 2019?
A ISO 56002: 2019 ajuda qualquer organização, independentemente do tipo, setor ou tamanho, a estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gerenciamento de inovação. Ele aborda um campo de orientação pertinente aos sistemas de gerenciamento da inovação, incluindo o entendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas, determinando o escopo do sistema, o papel da liderança, o planejamento, a operação, a melhoria, o gerenciamento de riscos e os processos e objetivos de inovação.
Além das organizações que desejam gerenciar efetivamente as atividades de inovação, a ISO 56002: 2019 é aplicável aos clientes e outras partes interessadas que buscam confiança nos recursos de inovação de uma organização, bem como às organizações que desejam melhorar a comunicação por meio de um entendimento comum do que constitui um sistema de gestão da inovação.
A ISO 56002 é baseada nos oito princípios de gerenciamento da inovação. A ausência de qualquer um desses itens afetará a eficácia do sistema de gerenciamento da inovação. Os princípios são:
- valor percebido;
- líderes focados no futuro;
- direção estratégica clara;
- cultura certa da empresa;
- explorar ideias;
- gerenciamento de incerteza;
- adaptabilidade;
- abordagem sistemática.
Relação da ISO 56002 com outros padrões do sistema de gerenciamento
a) Gerenciamento de inovação ISO 560001 - Os fundamentos e o vocabulário fornecem antecedentes essenciais para o correto entendimento e implementação deste documento; b) Avaliação da gestão da inovação ISO TR 56004 - A orientação fornece orientações para as organizações planejarem, implementarem e acompanharem uma avaliação da gestão da inovação; c) ISO 56003 Gestão da inovação - Ferramentas e métodos para parceria em inovação - Orientação; d) e os padrões subsequentes fornecem orientação sobre ferramentas e métodos para apoiar a implementação do sistema de gestão da inovação.
A implementação de um sistema de gerenciamento de inovação eficaz e eficiente pode ter impacto ou ser impactado por outros sistemas de gerenciamento e pode exigir integração em vários níveis.
Os padrões do sistema de gerenciamento se complementam, mas também podem ser usados independentemente. Pode ser implementado em conjunto com outros padrões do sistema de gerenciamento, ajudando as organizações a equilibrar a exploração de ofertas e operações existentes, com a exploração e introdução de novas ofertas. As organizações podem encontrar um equilíbrio entre as diretrizes de gerenciamento da inovação e outros padrões do sistema de gerenciamento.
Certificação ISO 56002: 2019
Eis uma questão que é muito comentada entre os interessados em serem especialistas da inovação: mas como eu obtenho a certificação ISO 56002?
ISO 56002 é um padrão de orientação voluntário. Ou seja, ele não contém requisitos como os usados quando um padrão é oferecido para "certificação". Portanto, a melhor maneira de usar o padrão é como um guia validado internacionalmente sobre como configurar um sistema de gerenciamento de inovação.
O padrão contém informações valiosas sobre o que alcançar, mas nada sobre como alcançá-lo. É uma orientação e ajudará a definir estruturas para o seu Sistema de Gerenciamento de Inovação (IMS – Innovation Management System). Mas, para descobrir o que o IMS deve conter em termos de produtos e serviços, você precisará fazer uma investigação completa e descrever as ambições e objetivos da sua organização para criar um plano completo do seu IMS final. Para se alinhar totalmente com o padrão, você precisará do aconselhamento de especialistas experientes em gerenciamento de inovação.
Benefícios da Implementação ISO 56002: 2019
- Maior crescimento econômico;
- Redução de custos e resíduos;
- Melhorar a produtividade e a eficiência dos recursos;
- Maior satisfação dos usuários, clientes e cidadãos, além de benefícios sociais;
- Renovação sustentada do portfólio de ofertas;
- Pessoas capacitadas, comprometidas e participativas na organização;
- Maior capacidade de atrair parceiros, colaboradores e financiamento;
- Melhor reputação e avaliação da organização;
- Conformidade com regulamentos e outros requisitos relevantes.
Gostou de nosso conteúdo? Acesse já a nossa Plataforma EAD e confira em nossas ferramentas da qualidade o curso de Introdução às Normas ISO.
Aproveite para conhecer também em nossa Certificação Seis Sigma o curso White Belt Gratuito.