Gestão da Cadeia de Suprimentos

17/04/2020

Última atualização: 31/10/2022

Lean e Agile Supply Chain Management

Introdução

O Lean Manufacturing e a metodologia Ágil são dois conceitos que estão amplamente relacionados e que em muitos casos trabalham juntos. O Lean vem de uma filosofia de “enxugar” a sua produção, fazendo somente o necessário mediante a demanda e reduzindo todo tipo de desperdício. Já o Agile, resulta em um processo de constante revisão e implementação de melhorias, para entregas com maior rapidez (agilidade) e adaptando projetos conforme às necessidades do cliente, uma vez que foi desenvolvida para os que trabalham na área de TI. Mas como se aplicam essas metodologias à gestão da cadeia de suprimentos? Vamos conferir então, o Lean e Agile Supply Chain Management!

Confira também:

Lean e Agile Supply Chain Management

A alta administração sabe que o Lean pode agregar valor, mas muitos ainda não passaram do estágio inicial da educação para a implementação em larga escala da cadeia de suprimentos. Uma razão pode ser que eles não mudaram o paradigma de como implementar o lean. A cadeia de suprimentos enxuta é um sistema de parceiros interconectados e interdependentes que operam em uníssono para atingir os objetivos da cadeia de suprimentos. Deve haver métricas envolvidas para monitorar esses objetivos e garantir o sucesso em toda a cadeia de suprimentos. Essas métricas devem ser revisadas frequentemente para garantir o sucesso da cadeia de suprimentos.

Uma vez, a cadeia de suprimentos enxuta era considerada a forma mais eficaz de manufatura e gerenciamento da cadeia de suprimentos. No entanto, um novo conceito nos processos da cadeia de suprimentos, a cadeia de suprimentos ágil, está crescendo rapidamente para substituir o termo frequentemente usado em excesso.

Vamos ver discutir agora, separadamente os conceitos de Lean e Agile Supply Chain Management, e em seguida vamos pontuar algumas diferenças entre estes conceitos.

Lean Supply Chain Management

A compreensão da definição de Lean Supply Chain Management começa com o que o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos espera alcançar. Em geral, começa a operação com os mesmos princípios de eficiência do Lean, mas enfatiza a qualidade geral. Isso significa uma redução para zero de produtos defeituosos, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência como resultado.

A ideia por trás do gerenciamento da cadeia de suprimentos Lean é enfatizar um número menor de retornos por parte dos clientes, para que todos os produtos vendidos sejam mantidos. Ao reduzir os problemas de controle de qualidade o gerenciamento enxuto da cadeia de suprimentos reduz as despesas gerais.

As características do gerenciamento enxuto da cadeia de suprimentos começam com os próprios produtos. Eles passam por um exame do motivo pelo qual os defeitos ocorrem. A partir de então é feita a melhoria dos padrões gerais para que todos os produtos estejam livres de defeitos.

Os exemplos da cadeia de suprimentos enxuta vêm principalmente de produtos defeituosos, como veículos recuperados. Quando um veículo é recuperado por uma empresa de fabricação de automóveis, os custos associados à reparação do problema podem ser consideráveis. Isso significa criar novas peças e pagar pela mão-de-obra associada ao reparo, sem mencionar os inconvenientes causados ​​ao cliente.

Vantagens do Lean Supply Chain Management

Melhores técnicas de fabricação

A ênfase no controle de qualidade não significa apenas criar melhores produtos, mas melhores meios de criar produtos. Isso significa que a inovação se concentra em melhorar o processo de fabricação para eliminar erros.

Custos administrativos mais baixos

Os custos associados ao tratamento de devoluções podem ser consideráveis, mesmo quando o número de itens é relativamente baixo. Ao reduzir o número de mercadorias com defeito, você reduz o custo administrativo associado ao trabalhar com clientes.

Marca Melhorada

Ao fabricar produtos que são resistentes, duráveis ​​e menos propensos a defeitos, você aumenta o status da sua empresa. Essa pode ser uma poderosa ferramenta de publicidade que promove a marca da empresa de boca em boca, que é a forma mais poderosa de publicidade.

Quer ter o domínio da metodologia Lean aplicada à logística? Acesse já nossa Plataforma EAD e conheça o curso Lean Logistics FM2S.

Agile Supply Chain Management

A cadeia de suprimentos ágil se refere basicamente ao uso de capacidade de resposta, competência, flexibilidade e rapidez para gerenciar o desempenho diário de uma entidade da cadeia de suprimentos. Uma vantagem da gestão ágil da cadeia de suprimentos é que esta trabalha com dados em tempo real.

Um benefício importante da agilidade na cadeia de suprimentos é o foco em evitar possíveis carências e em eliminar estoques excessivos. Em certo sentido, eliminar o estoque em excesso foi uma resposta típica do conceito Lean. Como o conceito lean se concentra em tornar os processos mais eficazes e eficientes, muitas entidades da cadeia de suprimentos geralmente acabam com um enorme estoque de mercadorias. Infelizmente, as mudanças no mercado econômico, a demanda do consumidor e a crescente personalização de bens levaram à perda de custos, pois o estoque era incapaz ou se tornava indesejado ao longo do tempo.

Os fatores fundamentais da cadeia de suprimentos ágil são velocidade, custo e eficiência. As cadeias de suprimentos ágeis são baseadas na sensibilidade à demanda dos consumidores. Aqui, sensibilidade refere-se à demanda final dos consumidores, em termos de volatilidade da demanda.

Estrutura do Agile Supply Chain Management

Integração virtual: na integração virtual, as informações são compartilhadas entre os departamentos envolvidos pela demanda real do mercado ou dos consumidores finais.

Alinhamento de processo: Atualmente, a maioria das cadeias é gerenciada por meio do VMI (inventário gerenciado pelo fornecedor). Essa é uma das melhores soluções, como um inventário co-gerenciado.

Baseado em rede: Todo ator individual da cadeia precisa se esforçar para torná-lo o sucesso da cadeia. Isso reduzirá a carga sobre todos os atores individuais e a tarefa será dividida entre os atores, de acordo com suas principais competências, onde eles são os melhores. Todos os atores da cadeia são orquestradores da cadeia; portanto, eles também são proprietários da cadeia e seu nível de desempenho é importante para cada extremidade.

Sensível ao mercado: as redes de hoje são sensíveis ao mercado, onde a demanda é detectada pelo mercado. A previsão de demanda é baseada no ponto de venda diário, detectar a demanda de tendências passadas é uma maneira obsoleta de prever a demanda em mercados tão voláteis.

Aproveite para se especializar. Conheça nossos cursos de Metodologias Ágeis e Especialista Scrum, disponíveis em nossa Plataforma EAD.

Comparando o Lean e Agile Supply Chain Management

As informações acima mencionadas fornecem informações sobre como os conceitos enxutos na cadeia de suprimentos diferem de uma cadeia de suprimentos ágil. No entanto, um verdadeiro entendimento da agilidade na cadeia de suprimentos deve abordar como os conceitos enxutos são aplicados à cadeia de suprimentos ágil.

Para entidades da cadeia de suprimentos que usaram ou implementaram conceitos enxutos no gerenciamento de alterações de suprimentos, a empresa removeu custos extras ao longo do caminho.

No entanto, a falácia da cadeia de suprimentos enxuta baseia-se no fato de que essas informações extraídas dessa cadeia de suprimentos enxuta não são usadas para fazer uma análise quantitativa e preditiva do que será necessário no futuro. Como resultado, a cadeia de suprimentos geralmente apresenta problemas de excesso de estoque e é incapaz de oferecer um grau quase perfeito de visibilidade.

Além disso, a cadeia de suprimentos ágil é capaz de se adaptar a ambientes que mudam rapidamente, como economia, customização, tendências e demandas dos clientes, entre muitos outros fatores. Ao tornar uma cadeia de suprimentos capaz de responder a esses problemas imediatamente, as entidades da cadeia de suprimentos podem navegar com sucesso pela turbulência que pode chegar e se apresentar durante o curso de fabricação, expedição e cadeia de suprimentos de logística reversa.

E você? O que acha? Deixe sua opinião nos comentários.

Aproveite para conhecer a Formação Lean FM2S em nossa Plataforma EAD. Inicie já com o curso gratuito de Introdução ao Lean!