Blog

24/11/2015

Última atualização: 25/01/2023

Lean na crise e no crescimento: funciona para salvar?

Como utilizar o Lean numa empresa em crise?


Lean na crise: a maioria das vezes em que falamos da implementação da mentalidade Lean, pensamos na mudança de mentalidade de longo prazo. Porém, nem sempre isso é possível. Muitas vezes nossa organização está passando por tempos turbulentos e precisa ser reinventada rapidamente, sem o devido tempo para alinhar todos os colaboradores com calma.


Um exemplo disso foi a Dana Corporation, uma fabricante global de chassis de caminhão. Em março de 2006, esta empresa se encontrava em processo de recuperação judicial, causado principalmente pelo impacto da alta dos combustíveis em seu mercado. A queda nas vendas excedia os 40%. Na época, o conselho da empresa contratou Gary Convis para liderar a empresa. Gary era um executivo veterano da Toyota americana, muito bem familiarizado com o sistema Lean.


As primeiras ações de Gary não focaram no alinhamento estratégico de todos os níveis da organização. Embora algumas mudanças tradicionais do Lean tenham sido promovidas (como implatanção de 5S nas fábricas), o líder focou, agressivamente, na implantação de mudanças radicais (chamadas de kaikaku na linguagem lean) para a redução de custos.



Lean na Crise dá certo mesmo?


Ele também buscou identificar as (poucas) pessoas capazes de conduzir estas mudanças, tornando-as os futuros líderes da Dana. Esta última medida não só buscava a saída da crise. Ela aproveitou-se das possibilidades trazidas pelo “downsizing” para construir os alicerces necessários a excelência operacional no longo prazo. Como resultado destas medidas, a Dana saiu do processo de recuperação em fevereiro de 2008 e atingiu um bom crescimento logo após a saída.


A Dana conseguiu se safar fazendo uso de kaikakus, mas diversas empresas conseguem aumentar sua competitividade usando outras abordagens para o Lean. Qual é a melhor? Isso depende. Geralmente temos que levar em conta qual o nosso objetivo quanto empresa e quanto ao desenvolvimento dos colaboradores. Na tabela 1, podemos citar algumas abordagens de acordo com estes objetivos.


Tabela 1: O que é o Lean nos diferentes objetivos



Qual é o Kit de Sobrevivência Lean na crise?


Para sobreviver na crise econômica de hoje, as organizações devem enfrentar os desafios de seus ambientes de negócios específicos, clientes, fornecedores e concorrentes e se reinventar com uma liderança mais criativa e um pensamento inteligente no momento da oportunidade. No entanto, a maioria das organizações realmente exibe menos capacidade de resposta e urgência devido a alguns fatores comuns:




Qual é o impacto financeiro do Lean?


Embora muitos contadores vejam o ativo como um benefício para o negócio, ele realmente é um grande obstáculo para o seu negócio. O estoque custa dinheiro para armazenar e mover e usa seu dinheiro (ou você tem que pedir emprestado) para mantê-lo. Um dos principais objetivos do Lean é eliminar o estoque em seus processos. Buscamos eliminar o inventário que geralmente é para ocultar todos os outros problemas. Isso, por sua vez, libera dinheiro de volta para usar dentro do negócio.


A remoção de inventário também libera espaço e remove a necessidade de quantidades excessivas de equipamentos de manuseio, além de remover a oportunidade de lidar com danos e até mesmo se os produtos se tornem obsoletos.


Um exemplo disso é uma empresa do Reino Unido, que queria um empréstimo de 30k do governo para comprar algumas máquinas. Esta empresa empregava cerca de 100 pessoas e faturava mais de 2 milhões de libras esterlinas. Mas eles detinham mais de 2 milhões de libras de estoque em seu armazém e metade dos seus empregados eram empregados apenas em produtos móveis. Os produtos eram simples e a empresa poderia fabricá-los de maneira mais rápida do que podiam encontrá-los e recuperá-los das lojas. Esta empresa poderia liberar mais de 2 milhões apenas começando a fazer a ordem e usar todos os seus ativos.


As vezes pensamos que os tempos fáceis para uma empresa é a melhor ocasião para a implementação do Lean... Gostaria de terminar este post propondo uma reflexão. Será que é realmente mais fácil implementar o Lean em tempos de bonança? Ou será que as pessoas nesses tempos podem se tornar acomodadas? Fica a reflexão...Quer mais? Green Belt e Black Belt da FM2S.


Aprenda, Aplique, Destaque-se!