Lettering: criatividade na escrita
Se você deseja criar algo personalizado para sua casa, mas não tem certeza de suas habilidades artísticas, vale a pena considerar o lettering. É uma arte moderna e artística que traz relaxamento à mente.
É possível desenhar citações inspiradoras em belas letras caligráficas para criar uma peça de decoração incrível. Adicione uma bela moldura e ela pode se tornar o destaque de uma sala.
A caligrafia usa ferramentas de escrita, como uma ponta pontiaguda, um pincel e uma ponta de abas largas para escrever letras lindamente. Em comparação, o lettering manual não requer ferramentas específicas.
É uma opção usar qualquer ferramenta de escrita. Em geral, o esboço do lettering é feito a lápis antes de ser completado com marcadores ou canetas.
Uma semelhança entre letras à mão e a caligrafia é que precisa de diretrizes para manter a harmonia nos escritos.
O que é lettering e como faço para começar?
O lettering é um termo geral que refere-se à arte de desenhar as letras, não somente escrevê-las. Assim, as citações e frases feitas em lettering são consideradas ilustrações.
O lettering não é tão novo quanto a maioria das pessoas pensa. Sua origem está na arte da bela escrita, na caligrafia. No passado, já havia uma ligação definitiva entre a escrita e a pintura.
Especialmente com o advento da era digital, os produtos artesanais voltaram a se popularizar. Com a automatização de tantas partes de nossa rotina, nasce a vontade de ir além dos padrões e desenvolver nossa própria individualidade.
É por isso que não só a tendência DIY (Do-It-Yourself, traduzido como “Faça Você Mesmo”), mas também a do lettering está tendo um papel cada vez mais importante no nosso cotidiano. Muitas mídias são feitas à mão: cartões postais, sacolas, ferramentas de publicidade, entre outros.
As letras estão associadas à desaceleração. Essa atividade requer tempo e prática. A pessoa se concentra inteiramente em sua conquista e, assim, esquece a rotina estressante.
A palavra escrita torna-se uma obra de arte e a própria escrita vira uma arte. É somente com calma, paciência e concentração que se caminha para a própria perfeição e, consequentemente, se alcança o melhor desempenho dessa prática.
Como existem variações e estilos infinitos, encontrar o seu próprio estilo também é uma espécie de autodescoberta.
A vantagem do lettering é que nada está certo, nada está errado. Sem regras definidas, a perfeição está nos olhos de quem vê. O lettering é adequado para todos e todos conseguem aprender. Boa caligrafia não é pré-requisito!
Como em muitas outras disciplinas, o exercício é a chave para o sucesso. Traço a traço, a pessoa acaba por melhorar seu próprio estilo de letras.
Tipos de lettering
Hand Lettering
É o tipo mais amigável para iniciantes, consistindo no desenho das letras com lápis ou caneta. Como pode ser refeito quantas vezes for necessário, apagando e redesenhando, é um indicado para quem quer começar o lettering.
Brush Lettering
O brush lettering é feito com tinta e pincel ou canetas especiais (as brush pens) que imitam um pincel. É uma técnica mais avançada, uma vez que o uso de tinta não abre espaço a correções, mas os resultados são belíssimos.
Como fazer lettering para iniciantes?
Você não precisa ler livros sobre a história do lettering, mas precisa conhecer os diferentes estilos, analisar suas formas, usos, tamanhos e detalhes.
Observe as letras que vê nas capas de revistas, outdoors, livros e embalagens. Identifique-os: como eles fazem você se sentir, quais detalhes e qualidades o atraem nessa arte da escrita?
A chave para o lettering – e acho que também é o divertido – é usar estilos diferentes para evocar um sentimento que sustente o significado do que está escrevendo. É útil entender a anatomia das letras e da tipografia.
Por exemplo, é indicado saber o que uma fonte serifa ou sem serifa traz para uma frase (serifa refere-se às barras que cobrem as extremidades dos traços das letras), o efeito que floreios e travessões conseguem ter no tom ou o impacto que adicionar dimensão e sombra acaba por ter.
Desenvolva sua criatividade com a FM2S
Você sabia que muito mais do que um dom, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida? Neste curso, você irá despertar o seu potencial criativo e empreendedor, combinando o melhor dos dois mundos e desenvolvendo ideias práticas e inovadoras para sua empresa.
Quais os estilos de letras mais populares:
Letra manuscrita:
Essa é uma técnica que requer apenas lápis e caneta e é mais recomendada para iniciantes em lettering, pois consiste em fazer letras à mão. Esta prática abrange, portanto, traços simples, como se fosse caligrafia.
Letras de giz:
Para realizar esta técnica, utiliza-se o giz. A superfície mais comum para estudá-la é o quadro-negro. Quase ninguém consegue imaginar tudo o que um simples giz desempenha nessa prática.
Letras de pincel:
Essa técnica de lettering requer um pouco mais de habilidade e ímpeto do que as anteriores, pois é feita com pincel. Dependendo da sua proficiência e do tipo de pincel que escolher, é possível ser uma opção no lettering iniciante.
Lembre-se de que existem vários tipos de pincéis e cada um pode ajudá-lo a obter efeitos muito diferentes. É uma boa opção usar aquarelas ou qualquer tipo de tinta.
Não tenha medo de experimentar as técnicas até encontrar a que mais lhe agrada.
Qual o material usado para fazer lettering?
Basta começar com o que tem em casa, que é papel e canetas. Na verdade, não é necessário nenhum material especial no início, porque letras à mão, em particular, funcionam maravilhosamente bem com canetas e papel simples.
Não precisa de canetas ou materiais profissionais especiais para experimentar lettering e caligrafia. É orientado começar suas tentativas e exercícios de letras em primeira mão com papel branco ou bloco de desenho, lápis e borracha e, se quiser, marcadores ou canetas hidrográficas.
É realmente muito simples. Isso não apenas economiza dinheiro, mas você começa com as canetas que já conhece. Esta é uma grande vantagem e torna-se mais fácil.
É claro que o material especial para letras à mão também tem vantagens e faz com que os letterings sejam muito bonitos, mas não precisa de canetas caras ou papel caro para começar. A propósito, foi exatamente assim que comecei.
Como acabamos de falar, existem técnicas de letras muito diferentes. Dependendo do tipo escolhido, você também precisará de outras canetas.
Basicamente, não recomenda-se comprar um conjunto inteiro de caligrafia, especialmente se for iniciante. É melhor experimentar materiais para ver se gosta do lettering.
É indicado ter os seguintes itens prontos:
- Lápis: É legal sempre usar lápis para contornar suas letras e números. Experimente diferentes número de pontas. No entanto, geralmente é mais fácil apagar lápis de numeração menor, como HB e 2B. Não esqueça da borracha e do apontador.
- Régua: É possível usar um esquadro ou régua para desenhar linhas delicadas no papel. Você consegue usá-los como um guia ao escrever, por exemplo, com a altura e largura de suas letras.
- Papel: Claro, é necessário papel para desenhar. Na verdade, existem muitas diferenças, papéis específicos para desenho têm gramatura e textura diferente dependendo da técnica da arte. Para começar, é melhor usar papel fino e liso, pois a caneta desliza mais confortavelmente sobre esse material. Ao trabalhar com tinta e aquarela, por outro lado, papéis mais grossos absorvem melhor a tinta.
Materiais mais avançados:
- Brush pens;
- Marcadores/marca textos;
- Caneta tinteiro;
- Aquarela/Tinta guache/Tinta acrílica;
- Pincéis.
Principais dicas para iniciantes:
- Decida a fonte que deseja aprender. Esta decisão determina a escolha de seus utensílios em uma segunda etapa.
- Faça um curso, compre um livro ou assista a tutoriais em vídeo no YouTube sobre o assunto “lettering para iniciantes". Cursos online são uma grande ajuda na hora de aprender.
- Pratique com diligência e regularidade - seja no cartão de aniversário para sua amiga, uma carta para sua mãe ou algo assim.
- Primeiro desenhe seu texto ou com um lápis. Isso garante que o espaçamento e as proporções dos caracteres individuais se harmonizem.
- Ao usar caligrafia, sempre segure a caneta no mesmo ângulo. Faça alguma pesquisa com antecedência, pois nem todas as fontes são executadas no mesmo ângulo.
- Por exemplo, se segurar sua caneta de caligrafia em um ângulo particularmente inclinado, a linha desenhada para baixo será ainda mais estreita.
Qual é a regra do lettering?
Acho que essa é a grande vantagem do lettering: qualquer um consegue aprender a caligrafia. Não há certo ou errado, há apenas maneiras infinitas pelas quais é possível apresentar suas letras e palavras de uma forma criativa.
Um lettering é uma obra de arte e te garanto: você também consegue. Não importa o quão criativo seja, não importa o quão bom possa desenhar ou a aparência da sua caligrafia. Qualquer um pode aprender e se divertir.