Liderança

06/11/2019

Última atualização: 31/10/2022

Liderança autocrática e democrática: vantagens e desvantagens

Liderança autocrática e democrática: vantagens e desvantagens

Se você foi promovido recentemente a um cargo de liderança ou viu sua equipe trabalhar com menos eficiência nos últimos meses, talvez seja necessário aprender mais sobre os estilos de liderança que são mais eficazes na administração de uma empresa. Duas das abordagens mais comuns incluem liderança autocrática e democrática. Continue lendo para aprender tudo sobre esses dois métodos de gerenciar uma equipe.

O que é liderança autocrática?

Líderes autocráticos são aqueles que assumem um papel mais autoritário no trabalho. Um artigo da Forbes relata que mais empresas buscam adotar estilos de liderança autocrática entre sua força de trabalho. Alguns argumentaram que os melhores líderes são mais narcisistas e até enganosos em termos de seu estilo de gestão autocrático, ignorando os processos democráticos.

“Um tipo de liderança diretiva, que foi chamada de autocrática no passado, envolve a tomada de todas as decisões como gerente, instruindo sua equipe a seguir instruções específicas e esperando que os funcionários concluam todas as tarefas no prazo”.

Um líder autocrático é aquele que adota uma abordagem de liderança forte e de cima para baixo. Essencialmente, o gerenciamento autocrático envolve uma pessoa que gerencia todas as principais decisões de uma empresa ou dentro de um grupo, enquanto recebe pouca ou nenhuma contribuição dos membros da equipe. Todas as decisões finais são tomadas pelo líder e nenhum conselho ou sugestão é dado por outras pessoas que trabalham ao lado do gerente. Esses líderes não consultam sua equipe ao tomar uma decisão ou permitem que alguém abaixo deles tome uma decisão importante. Depois que uma escolha é feita, espera-se que o restante da equipe obedeça à decisão final.

Além disso, alguns especialistas definem o estilo autoritário de liderança como alguém que assume riscos ousados ​​e desafia o status quo. Além disso, alguém que segue um caminho específico, independentemente dos desafios que surgem, tende a ter uma visão mais autorizada da liderança. Aqueles com planos de longo prazo e grandes ideias tendem a assumir uma posição de liderança mais autocrática.

Quais são os benefícios da liderança autocrática?

Há uma série de benefícios vitais para a liderança autocrática, de acordo com o Houston Chronicle. Por exemplo, a equipe terá uma visão clara das expectativas e para onde o projeto e a empresa estão indo. Essencialmente, ninguém ficará confuso sobre a direção de uma empresa ou mesmo sobre a tarefa específica em que está trabalhando. A missão da empresa será clara para todos os funcionários. Essencialmente, o estilo de liderança autocrática não leva em consideração nenhuma segunda opinião contrária, o que torna a visão da organização mais direta. Aqueles que contradizem o gerente geralmente não ficam na empresa por muito tempo.

Outro grande benefício é que todo mundo sabe o que é esperado dele. O líder autocrático define expectativas específicas de todos os funcionários que trabalham com ele. Por exemplo, a equipe de vendas pode ter certos objetivos que eles alcançam para vender o produto e gerar lucro suficiente para a empresa. Esse tipo de objetivo permite que todos os funcionários entendam melhor o que é esperado deles.

O estilo de liderança autocrática também traz um processo de tomada de decisão mais rápido, que beneficia a empresa e os funcionários. Como apenas uma pessoa no topo é responsável por todas as principais decisões, as coisas tendem a se mover mais rapidamente nesse tipo de ambiente. Pode haver uma equipe de consultores, mas o responsável toma todas as decisões finais, que são rapidamente implementadas.

Por fim, o líder autocrático também tem uma postura de negociação mais forte e mais firme. A postura aprimorada da negociação está vinculada a um líder que tem interesses financeiros específicos e valores em dólar e não se desvia dessas expectativas. O líder autocrático tem confiança durante as negociações e não recua até que o acordo seja satisfatório.

Quais são as desvantagens da liderança autocrática?

Embora existam vários benefícios para um estilo de liderança autocrático, também existem vários problemas e desvantagens associados a ele. Por exemplo, entre equipes muito profissionais e independentes, esse tipo de liderança pode trazer ressentimento, baixa moral e até raiva dos funcionários, de acordo com um artigo escrito pelo especialista em aquisição de talentos Renji Rajan para o LinkedIn.

Exame excessivo pode fazer com que seus funcionários se sintam inadequados e se tornem mais ansiosos do que o necessário. Além disso, um estilo muito autoritário pode fazer com que todas as contribuições do grupo desapareçam. Além disso, nesse tipo de abordagem de liderança, nenhuma recompensa ou reconhecimento é realmente dada aos funcionários que trabalham para o gerente, de acordo com o The Economic Times. Como tal, isso pode prejudicar o moral dos trabalhadores.

Como esse tipo de estilo de liderança imita o de um ditador, muitos argumentam que isso será prejudicial para os funcionários a longo prazo. Essencialmente, esse tipo de estilo de gerenciamento leva a uma baixa moral dos funcionários e pode gerar uma eficiência reduzida no trabalho entre os trabalhadores.

O que é liderança democrática?

Em contraste com os líderes autocráticos, a liderança democrática envolve um gerente mais afinado com sua equipe e capaz de compartilhar responsabilidades, além de tomar decisões e autoridade com os subordinados, de acordo com a Harvard Business Review.

Outro termo para liderança democrática é liderança participativa, que recebeu mais atenção do que nunca em programas de treinamento e recursos de gerenciamento da empresa. Essencialmente, os gerentes foram incentivados a abrir suas decisões entre seus funcionários e trabalhar com outras pessoas para desenvolver planos e metas de longo prazo.

Alguns aspectos-chave definem a liderança democrática, como a tomada de decisões da equipe, o estabelecimento de metas conjuntas e as habilidades aprimoradas de escuta para a comunicação de mão dupla. O maior aspecto de ser um líder democrático envolve o gerente, incluindo subordinados na tomada de decisões. Algumas das maneiras de conseguir isso são por meio de comunicação aberta e honesta, mantendo fácil acessibilidade, melhorando o desenvolvimento entre os funcionários e mostrando consideração pelos outros, além de apoiar os funcionários. Outro aspecto importante de ser um líder democrático é estar disposto a mudar.

Estar em sintonia com as necessidades dos subordinados também é uma parte importante da liderança democrática. Pesquisas mostram que treinamentos e educação levaram os gerentes a mudar seu estilo de liderança e a adotar princípios mais democráticos.

Quais são os benefícios da liderança democrática?

Alguns dos maiores benefícios da liderança democrática são a ênfase no envolvimento, participação e engajamento da equipe, de acordo com um artigo do LinkedIn escrito pela analista financeira Surendra Jakhar. O desempenho de cada funcionário é reconhecido e os melhores resultados entre os funcionários são recompensados. Essencialmente, a moral é maior em um ambiente sob liderança democrática.

Outro benefício é que os funcionários desse tipo de ambiente tendem a ser mais produtivos e a desenvolver ideias mais inovadoras e criativas para o crescimento geral da empresa. Há uma maior cooperação entre os trabalhadores sob esse tipo de estilo de liderança.

É mais provável que os funcionários percebam suas próprias realizações e estabeleçam metas razoáveis ​​em um ambiente democrático. Portanto, é mais provável que os trabalhadores cresçam e avancem em sua carreira quando seu gerente emprega um estilo de liderança democrática. Os funcionários têm maior satisfação no trabalho nesse tipo de ambiente de trabalho devido às atividades de colaboração e formação de equipes que ocorrem.

Além disso, os empregadores que empregam liderança democrática tendem a oferecer maior flexibilidade e adaptação a seus trabalhadores por meio de um processo de comunicação mais aberto. É provável que os funcionários também sejam mais motivados pelos líderes democráticos.

Quais são as desvantagens da liderança democrática?

Juntamente com as vantagens da liderança democrática, é vital entender as apreensões e desvantagens desse tipo de estilo de liderança. Por exemplo, se as funções não são claras ou os prazos se aproximam rapidamente, esse tipo de estilo de gerenciamento pode gerar projetos inacabados e levar a problemas de comunicação.

Além disso, alguns funcionários podem não ser capazes de fazer as contribuições corretas para a tomada de decisões em termos de um projeto específico, especialmente se eles não tiverem as habilidades ou conhecimentos necessários. Se os funcionários não são altamente qualificados ou experientes, esse tipo de estilo de liderança pode não ser muito eficaz.

Além disso, pode ser necessário um grande esforço e tempo para chegar a um consenso ao tomar decisões dentro de um grupo. Às vezes, esse tipo de liderança leva a muitas reuniões em que nada é realizado e as pessoas procrastinam porque são incapazes de chegar a uma conclusão e agir de acordo com uma determinada decisão.

Juntamente com essas desvantagens, também é ineficaz usar a liderança democrática quando há pouco tempo para tomar uma decisão ou quando não é econômico pedir a opinião de todos. Se a empresa estiver em uma situação difícil e não puder cometer erros, esse estilo de liderança não será muito útil.