Melhoria de Processos

09/03/2016

Última atualização: 25/01/2023

Como implantar o Lean na empresa? Como a liderança deve agir?

Qual é o papel da liderança na implantação do Lean?


Quando vemos algumas empresas propagandeando seus resultados Lean, logo pergunto: como o Lean mudou a liderança? Após perguntar, todos me encaram com ceticismo, mas tenho que perguntar, pois poucas empresas veem a conexão entre a liderança Lean e os resultados excepcionais da companhia. Eles geralmente observam a forma metódica como a empresa japonesa aborda tudo o que faz e logo chegam à conclusão de que o sistema técnico é a solução. Acontece que imitar os sistemas técnicos da Toyota sem entender sua fonte, tem se mostrado um exercício quase sempre inútil. É bom para tirar fotos do tipo antes e depois, mas para mudar a empresa de patamar não servem.


Embora sejam comuns, e impressionantes, os resultados obtidos com a adoção de alguma versão do Lean quase nunca são sustentáveis. Por quê? Porque ferramentas e eventos relâmpagos não forjam a liderança necessária para orientar e sustentar uma considerável mudança de processo no âmbito da cultura inexistente em cada empresa.



Como disseminar a cultura Lean?


Calma. Não quero dizer que o Lean não funciona. Claro que sim, e as provas estão por toda parte. Mas muito deles são descritos como melhorias pontuais , sem vínculo com um conjunto mais amplo de metas de negócios. A abordagem pontual padrão consiste em implementar, em caráter experimental, um processo em foco da companhia. No caso do Lean, o foco pode ver o lead time de produção cair 2 dias, ou os custos reduzirem mais de 20%. Todos comemoram e então, partem para o próximo projeto.


Com o passar do tempo, torna-se evidente que não há como transferir facilmente essas melhorias pontuais para outros setores da organização. Pior ainda, elas não são sequer sustentáveis. Sem o monitoramento constante de gerentes e funcionários, sem uma liderança lean, o retrocesso é comum e rápido, com aqueles três dias passando a quatro, e logo a quatro e meio.


O retrocesso é análogo aos meses de disciplina, dieta e renúncia de que uma pessoa precisa para perder 9 ou 10 quilos, que tão facilmente são recuperados em uma semana de férias cheia de coquetéis extravagantes e algumas delícias cremosas em um bom resort.



Por que eventos kaizen não são equivalentes ao Lean?


Como as pessoas da dieta, grande parte das empresas que se tornam Lean ilude-se pensando que o esforço para a mudança é um exercício temporário; basta à companhia comer menos e fazer mais exercícios por um determinado período. O que elas não entendem é que, para permanecer Lean, a empresa, como qualquer pessoa, precisa viver Lean... para sempre.


Você deve alterar o metabolismo da organização, até mesmo reestruturar o seu DNA. Isso não pode ser feito simplesmente mudando um processo, implementando uma metodologia ou comandando um programa de mudanças. Uma mudança sistêmica real precisa acontecer no coração da companhia, em seus funcionários. E, o que é ainda mais necessário, precisa ser incorporada pelos líderes da empresa. Adotar o Modelo Toyota de liderança e estilo de trabalho é como mudar o seu estilo de vida, não fazer uma dieta motivada por um programa de TV.



Como trabalham os líderes na Toyota?


Os líderes e o modelo de liderança cultivado pela Toyota são os indutores fundamentais do bem-sucedido engajamento dos integrantes das equipes por toda a organização. O Sistema Toyota de Produção é a consequência desse engajamento, não a causa.


O líderes Toyota batalham pela implementação de melhorias contínuas em cada aspecto do negócio, e atingi-las exige que todos, da alta gerência aos chefes de pequenos grupos de trabalho no chão de fábrica, trabalhem em conjunto. Isso requer que a liderança Lean seja consistente por um período prolongando, em cada divisão e em cada posição gerencial, de cima até embaixo, na estrutura.



Então, quais são os 7 hábitos da liderança Lean?



Em outras palavras, este tipo de liderança jamais será proporcionado por uns poucos expoentes dotados de extraordinária habilidade ou carisma irresistível. Não se trata do tipo de liderança que você pode comprar e ligar na tomada. É este tipo de liderança, o fator chave para o sucesso da Toyota. Abordados no White BeltGreen Belt e Black Belt, além do Lean do PMP.