Lifelong learning: tudo o que você precisa saber
Sabe-se que na vida o desenvolvimento de conhecimento deve ser contínuo, ele não para quando nos formamos no ensino médio ou na faculdade, pelo contrário, ele continua sendo adquirido e é por isso que surgiu o termo lifelong learning.
Com o mundo se expandindo a cada dia que passa, novas descobertas são feitas e novas tecnologias são criadas, razão pela qual o profissional – de qualquer área – deve sempre se manter atualizado.
Com esse texto você aprenderá mais sobre o novo termo usado chamado lifelong learning, descobrindo por que é tão importante que você o incorpore na sua vida pessoal e profissional.
O que é lifelong learning?
O conceito de Lifelong Learning vem do inglês, no qual sua tradução significa “aprendizado ao longo da vida”, ele implica na percepção de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender.
Essa metodologia tem como premissa o estudo contínuo pelas pessoas, isto é, no desenvolvimento de seus conhecimentos e habilidades mesmo após a educação formal está concluída, sendo praticada ao longo de toda a sua vida.
Sabemos que é impossível adquirir todo o conhecimento que nossas vidas profissionais exigem apenas com ensino médio ou um curso de graduação e com base nisso que o Lifelong Learning surgiu.
Qual é o objetivo do lifelong learning?
O lifelong learning tem como objetivo continuar a estimular a prática de estudos até mesmo depois da conclusão da formação profissional, ao longo de toda a sua vida.
Ela tem como meta incentivar uma educação contínua, expandindo esse aprendizado de uma forma que ele não esteja atrelado a aquela educação clássica e obrigatória como ensino fundamental, médio e superior que nos é passado.
Mas sim estimulando a vontade própria da pessoa em buscar esse conhecimento ao longo da vida de uma maneira mais voluntária e proativa, sem estar sendo obrigada a isso.
Qual é a importância do lifelong learning para as instituições?
O Lifelong learning tem um papel muito importante nas instituições educacionais, pois ele auxilia no estímulo por conhecimento dos alunos de forma voluntária.
Através dele, os estudantes não se contentam apenas com o conhecimento que é passado em sala de aula, mas buscarão outras formas de aprendizado, como tarefas extracurriculares.
A metodologia Lifelong Learning juntamente com as intuições de ensino preparam os estudantes para os desafios futuros, principalmente profissionais.
Quais são as vantagens do lifelong learning?
Optar por uma vida de aprendizado contínuo traz inúmeros benefícios:
- Ganho sua capacitação profissional, pois você estará atualizado das novas descobertas do seu ramo e do mundo;
- Aumenta oportunidades de emprego, pois hoje em dia as empresas buscam profissionais cada vez mais bem-informados;
- Desenvolvimento de habilidades comportamentais que irão impactar também na sua vida pessoal, além de profissional;
- Aumenta a sua produtividade no trabalho;
- Estimula a criatividade, auxiliando na resolução de problemas com mais agilidade e de maneira mais eficaz e muitos outros benefícios.
Onde o lifelong learning pode ser aplicado?
Essa teoria pode ser aplicada em vários lugares, tanto nas instituições de ensino, conforme demonstrado acima, como também pelas empresas aos seus funcionários.
Ele também pode ser aplicado pela própria pessoa na sua vida pessoal e de maneira própria.
É claro que as empresas têm muito interesse em passar esse conhecimento aos seus funcionários, pois as vantagens que ela traz no desempenho e qualidade da atuação deles dentro dos negócios é excepcional.
Os 4 pilares do lifelong learning
Essa metodologia surgiu nos anos 1970, tornando-se mais conhecida em 1990 e somente recentemente, em 2010, que o conceito passou a ser espalhado pela Comissão Internação sobre Educação.
Com base na Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), organização que representa esse termo mundialmente, existem 4 pilares:
Aprender a conhecer
Ter ciência de que o conhecimento é de suma importância para a vida, portanto, é preciso ter sede em aprender, se questionar e ter curiosidade sobre assuntos, buscando sempre por novos conhecimentos.
Aprender a fazer
Existem estudos que comprovam que a maior fixação de aprendizados é através de experiências próprias, isto é, colocando em prática o conteúdo aprendido por meio de tarefas, desafios ou responsabilidades ligadas a esse novo conhecimento.
Aprender a conviver
É o aprendizado através da interação e convivência com outros indivíduos, através da troca de experiências com outras pessoas.
Toda troca que fazemos com outra pessoa nos auxilia na aquisição de novos conhecimentos, pois ela sempre terá algo que não conhecemos a nos ensinar.
Aprender a ser
Esse pilar é sobre ter ciência da sua responsabilidade com o seu próprio aprendizado, partindo de você a autonomia em buscar novos conhecimentos.
Como aplicar o lifelong learning na sua vida
Aplicar o lifelong learning em sua vida não é difícil e aqui vão algumas dicas para facilitar ainda mais:
- Descubra quais são os seus interesses de conhecimento e invista em cursos para te qualificar profissionalmente e palestras;
- Implemente rotinas no seu dia a dia que auxiliem no desenvolvimento de uma mentalidade de lifelong learning;
- Planeje o que você irá estudar, bem como os honorários e a forma que será feito, isso vai te auxiliar a criar hábitos de estudos continuados que posteriormente acontecerão de forma natural.
- Pense em seus objetivos para a sua busca por conhecimento, bem como os temas escolhidos se enquadrem e entrelaçam com suas metas;
- Cerque-se de pessoas que também estão em aprendizado contínuo, pois isso irá te estimular ainda mais e você terá com quem trocar ideias e novos conhecimentos;
- Inserida formas de adquirir novas informações nas suas atividades de lazer, como ouvir um podcast, optar por jogos que transmitem algum conteúdo educacional, ler livros e entre outros.
Essas são algumas dicas de como você pode implementar o lifelong learning na sua vida, mas existem muitas outras, basta que você descubra qual melhor se aplica a você!
Desafios comuns ao lifelong learning
Existem algumas dificuldades que tornam a prática de um estudo contínuo desafiadoras.
A ausência de tempo para procurar por novos conhecimentos sem dúvidas é uma das mais comuns, mas há métodos para combatê-los ao utilizar momentos que são desperdiçados como um trajeto ouvindo um podcast, por exemplo.
Outro desafio é a falta de dinheiro, sabemos que muitos cursos necessitam de certos investimentos, mas há inúmeros sites com cursos gratuitos e com preços mais em conta para facilitar a sua busca por aprendizado.
O uso da tecnologia na aplicação do lifelong learning.
Antes da globalização da tecnologia e o fácil acesso à internet era mais trabalhoso e complicado buscar por novos conhecimentos e aprendizados, pois era necessário se deslocar até instituições educacionais ou bibliotecas.
No entanto, a tecnologia facilitou muito a aplicação do lifelong learning no dia a dia, pois você pode adquirir conhecimento através do seu celular ou notebook apenas acessando a internet e encontrando aulas e cursos online.