Carreira: 3 maneiras de ser mais produtivo e acelerar a sua
Parece óbvio dizer, mas até o óbvio precisa ser dito e trabalhado: a melhor maneira de progredir em sua carreira é trabalhar melhor. Porém, o horário de trabalho tem um limite, temos cronogramas a seguir e prioridades que surgem no meio de novos projetos. Alcançar resultados de qualidade parece impossível nesse dia-a-dia de trabalho. Assim, você precisa criar estratégias próprias para melhorar sua eficiência e então produzir mais a longo prazo, uma melhoria em sua eficácia resultará em produzir um trabalho de maior qualidade.
Podemos pensar em produtividade em diferentes formas. Independente de como você define produtividade, dominá-la é de grande valia para empregadores, podendo ser exibida com orgulho como traço de marca pessoal. Produtividade tem tanto destaque que pode se tornar uma promoção.
Ainda sim, a parte mais difícil é descobrir como ser o mais produtivo possível e notarem o que você está fazendo. Não é apenas sobre realizar um trabalho árduo em suas obrigações, mas conseguir agregar mais valor de forma consciente ao que você está entregando.
Podemos então fazer uma analogia para entender como agregar esse valor ao que você está fazendo: Pense em você como uma pequena empresa e em seu empregador como o consumidor final. Como conseguir que esse consumidor se fidelize e acabe comprando mais? É dessa forma que você deve pensar em progredir na sua carreira.
Assim, para atingir esses objetivos profissionais, você precisa encontrar maneiras de maximizar esses momentos que podem te levar a uma promoção. Aqui veremos 3 dicas valiosas para iniciar essa busca:
1 . Minimize reuniões quando for possível e as aproveite ao máximo quando elas forem necessárias
Segundo John Fourneaux, CEO e cofundador da Hive, uma plataforma de produtividade, “as reuniões são incrivelmente caras e gastam muito tempo valioso dos funcionários. Uma reunião cara a cara com um colega de trabalho é ótimo, mas conseguir 15 pessoas reunidas em uma sala por algumas horas pode somar rápido ”, ou seja, algumas reuniões são essenciais, mas a maioria não é.
Nem sempre a melhor maneira de explorar um assunto ou alinhar a equipe é reunir todos em uma sala ao mesmo tempo. Por exemplo, quando você precisa de atualizações de status das atividades do time, fazer essa comunicação via e-mail ou utilizar outras ferramentas de colaboração disponíveis, como as soluções para metodologia Scrum, pode ser muito mais produtivo e ainda sim é eficiente ao informar todo mundo sobre o andamento das atividades
Quando há sentido em ter uma reunião, é de suma importância manter todos concentrados na tarefa em questão. Deixe claro a todos os envolvidos com antecedência qual é a intenção da reunião, compartilhar informações, coletar opiniões, tomar uma decisão, entre outros. Isso tornará o momento mais produtivo e as expectativas da reunião estarão definidas de forma mais clara. Por exemplo, se a pessoas envolvidas pensarem que você está se capacitando para uma tomada de decisão, quando na realidade você quer a opinião delas, o momento da reunião e as discussões não serão produtivas e terão um fim frustrante. Ao marcar uma reunião, você deve garantir que o tempo de todos terá um uso eficaz ao permitir que todos estejam preparados a discussão.
2. Evite ao máximo a multitarefa
Fazer muitas tarefas ao mesmo tempo não ajudará sua carreira. A multitarefa muda o foco de sua atenção diversas vezes entre os assuntos, até que você não consiga focar em nada e acaba deixando duas atividades inacabadas ou incompletas, assim, a multitarefa reduz a produtividade individual.
Mesmo com isso em mente, sabemos que evitar a multitarefa não é tão simples quanto parece. Imprevistos acontecem, novas prioridades apareceram e o escopo pode mudar de uma hora para outra, além de que nossos cérebros estão constantemente em busca de novos estímulos, focar intensamente em um assunto tende a ser muito difícil para nós. Pesquisas relatam que podemos levar mais de 20 minutos para voltar a atividade que estávamos trabalhando após uma interrupção.
Pensando nisso, aumente seu foco e evite muitas atividades simultâneas desativando notificações de texto e e-mail para reduzir a tentação de olhar para o telefone ou sair da tela de trabalho. Assim, você só vai pensar sobre aquele assunto ou problema quando realmente estiver trabalhando nele. Uma ferramenta muito famosa é a Técnica Pomodoro, com ela você programa seu dia de trabalho em pequenos blocos centrados em uma atividade por vez. Agrupar atividades semelhantes com tempos determinados de foco e pausas ajudará a colocar seu cérebro em movimento e o resultado disso é a produtividade do seu trabalho.
3. Produza mais fazendo mais pausas
Trabalhar de maneira mais inteligente e não mais difícil é uma das grandes chaves para progredir em sua carreira. Uma pesquisa realizada por Travis Bradberry, cofundador da TalentSmart, estudou a proporção entre trabalho e descanso em um determinado local de trabalho, como resultado descobriu-se que os funcionários estavam 100% focados em sua tarefa por cerca de uma hora. “Quando se sentiam cansados (novamente, depois de cerca de uma hora), faziam pequenos intervalos, durante os quais se separavam completamente do trabalho. Isso os ajudou a mergulhar de volta revigorados para mais uma hora produtiva de trabalho ”, relatou.
Porém, desviar a atenção de uma questão importante e prazos apertados não é fácil para profissionais ambiciosos. Algumas tentativas de se afastar do computador, telefone, tomar sol, ar fresco e até mesmo beber um copo de água são importantes e boas oportunidades para refrescar sua mente e corpo enquanto coloca pensamentos em ordem. Diferentemente do que muitos pensam, pausas não são distrações e sim ótimas oportunidades para melhorar foco e produtividade.
O importante é se comprometer com esse conceito. Crie intervalos de 5 minutos a cada hora e use esse tempo para se desconectar do que estava fazendo, você verá grandes diferenças e um aumento do seu foco. Isso não só ajudará a desempenhar suas funções de maneira mais tranquila, como com certeza irá chamar atenção dos seus superiores.
Não podemos analisar uma carreira com eventos ou conquistas separadas, ela nada mais é do que uma sequência de dias de trabalho. Embora o planejamento a longo prazo faça parte de grandes conquistas, as oportunidades de se tornar mais produtivo acontecem dia após dia, angariando novos conhecimentos, novos projetos e conhecendo diferentes ritmos de trabalho. É assim que você prova para si mesmo e para seu empregador o quanto você realmente é um ativo.
Como seguir essas dicas, aprender mais e estar à mostra para seus superiores?
Uma forma de mostrar constante evolução e busca por melhorias é se capacitar cada vez mais. Chegar em posições de liderança e acelerar a carreira exigem estratégias próprias. Investir no próprio desenvolvimento fora de sua organização e não se contentar em deixar sua carreira acontecer passivamente é fundamental para obtenção do sucesso.
Se capacite e mostre a seus superiores sua busca por ser um profissional mais completo e que está sempre atrás de novos desafios. Torne-se uma mente mais analítica cada vez mais capaz de resolver problemas, gerir projetos e pessoas, só assim você conseguirá administrar melhor seu tempo, sua produtividade e poderá seguir essas 3 dicas valiosas expostas anteriormente.
Quer se tornar esse profissional mas não sabe por onde começar? Conheça nosso curso de Green Belt da nossa Formação Seis Sigma nele você terá uma visão geral da metodologia Seis Sigma, além de acesso a conteúdos de criação do plano de melhoria, ferramentas básicas de análise de processos, avaliação de riscos e testes em pequena escala, gestão da mudança e muitos outros. Comece hoje mesmo a mudança que irá impactar sua carreira no amanhã!