Manufatura Aditiva

14/03/2020

Última atualização: 18/12/2023

O Lean e a Manufatura Aditiva

Manufatura Aditiva - Introdução

Tornar os produtos da "maneira enxuta" é reduzir o desperdício e as ineficiências fabricando produtos em quantidades menores. Isso é particularmente relevante quando existem poucos novos mercados, e os que existem são pequenos, maduros e altamente saturados. Para reduzir o risco, hoje os fabricantes preferem produzir volumes mais baixos de produtos altamente segmentados e direcionados ao usuário, em vez de produzir muitos produtos genéricos em massa para usuários genéricos. Neste sentido que a manufatura aditiva cai como uma luva.

Uma das principais tendências tecnológicas no setor de manufatura no momento é a impressão em 3D, ou manufatura aditiva. Ela foi reconhecida como um potencial fator de virada do setor devido à sua natureza inovadora, mas também por suas características enxutas. A impressão em 3D tem capacidade para reduzir desperdícios, economizar tempo e, portanto, economizar dinheiro. Em um setor que é constantemente desafiado nessas áreas, não é de admirar que esteja atraindo muita atenção.

Mas que papel a impressão 3D interna pode desempenhar para manter-se enxuto e ajudar sua empresa a se manter à frente da concorrência intensa? É justamente o que vamos explorar aqui nesta postagem.

Recomendamos antes a leitura do seguinte conteúdo:

A manufatura aditiva se encaixa muito bem à metodologia Lean Manufacturing. Vamos demonstrar agora, como que a manufatura aditiva se relaciona com cada um dos 7 desperdícios do Lean.

Antes de iniciarmos, aproveite para conhecer o curso gratuito de Introdução ao Lean em nossa Plataforma EAD.

1. Transporte e deslocamentos inúteis

A impressão 3D permite reduzir os deslocamentos inúteis de suas peças. Na verdade, você não precisa realizar muitas etapas de produção ao usar a fabricação aditiva: basta retirar as peças das impressoras 3D.

2. Gerenciamento de estoque

Ao usar a impressão 3D, você produz apenas o que o cliente pediu. É bem simples: você não possui ações. Percebe como isso se relaciona com o sistema Just in Time? Ou até mesmo com o conceito de make to order? Pra você que não sabe o que é isso, trata-se de uma estratégia de produção comercial que normalmente permite que os consumidores comprem produtos personalizados de acordo com suas especificações. É um processo de fabricação no qual a produção de um item começa apenas após o recebimento de um pedido confirmado do cliente. Também é conhecido como customização em massa.

3. Movimento

Não há movimentos inúteis, as peças são impressas nas impressoras 3D. Eles são totalmente fabricados em um só lugar, os trabalhadores não precisam fazer movimentos inúteis para criar os objetos ou montar as peças.

4. Espera e Lead Time

A impressão 3D reduz os lead times, não há etapas diferentes a serem seguidas. Depois que o produto é fabricado, ele é enviado.

5. Superprodução

Você só imprime o que precisa ao usar a fabricação aditiva e apenas a quantidade de material necessário. Você não produz mais do que as peças encomendadas pelos clientes.

6. Excesso de processamento

Mais uma vez, você só usa o que precisa e mais precisamente o que o cliente precisa para criar as peças. Você usa um material de impressão 3D e um acabamento, se necessário, é tudo.

7. Defeitos

Se você usar um serviço de impressão 3D para fabricar suas peças, há um controle de qualidade. Primeiro, enquanto você carrega seus modelos 3D, há uma análise do arquivo de acordo com o material que você escolher. Se o objeto não for robusto o suficiente para ser impresso ou se houver risco de peças danificadas, você o conhecerá e saberá onde a peça precisa ser aprimorada. Depois que as peças são impressas, há um controle de qualidade, para garantir que a peça seja realmente o que você pediu para sua empresa. Percebe como isso também se relaciona com a metodologia Seis Sigma?

Aproveite para conhecer a certificação Lean Seis Sigma FM2S e inicie já o nosso curso gratuito White Belt.

Além de se relacionar muito bem com as metodologias Lean e Seis Sigma, existem diversas outras vantagens que a manufatura aditiva pode proporcionar, vamos ver mais algumas delas.

Melhore seus produtos com a manufatura aditiva

A fabricação enxuta também é uma maneira de melhorar os produtos constantemente, para evitar retrabalhos, por exemplo. A impressão 3D pode melhorar seu processo de fabricação, mas também pode permitir que você melhore seu próprio produto. Na verdade, é um ótimo método para produção, mas também para prototipagem.

Você pode criar um protótipo claramente a um custo menor, escolhendo o material de impressão 3D perfeito para o seu projeto. Trabalhar no software de modelagem 3D antes do processo de impressão também permite que você trabalhe nos projetos e aprimore seus produtos. Além disso, como o processo de prototipagem é mais barato, você poderá fazer quantas iterações precisar.

Personalização mais fácil

Os fabricantes precisam constantemente se adaptar às mudanças na demanda dos consumidores e os dias de tamanho único estão atrasados. A impressão em 3D oferece às empresas de manufatura uma flexibilidade muito maior, pois não requer moldagem e corte como os métodos tradicionais - as máquinas de impressão em 3D também podem ser facilmente reconfiguradas para que cada produto na mesma linha de produção possa variar conforme necessário. A capacidade de personalizar a linha de produção permite que os fabricantes diversifiquem e atendam à demanda do consumidor, enquanto executam uma operação mais enxuta.

Maior criatividade e eficiência

A fabricação em 3D permite maior flexibilidade e, portanto, criatividade. Como é mais barato "arriscar" e criar novos produtos, os fabricantes estão experimentando mais, o que, por sua vez, leva a novos processos, produtos e maiores níveis de inovação. A impressão 3D dá aos fabricantes liberdade criativa para projetar enquanto ainda estão no estágio conceitual, antes mesmo que um protótipo entre na equação. Como resultado, eles estão perdendo menos tempo com tentativa e erro, que é tradicionalmente associado à criação de protótipos. Eles também reduzem a quantidade de materiais que caem no caminho e fazem um uso muito mais eficiente de seu tempo.

Comece a usar a manufatura aditiva na sua empresa

E se a fabricação enxuta e a impressão 3D permitissem melhorar sua produtividade em 20%? E se você pudesse aumentar suas entregas no prazo? A manufatura aditiva pode realmente permitir que você altere e aprimore seu sistema de produção e, como vimos acima, pode ser uma maneira de começar a usar a manufatura enxuta. Esse sistema de produção está sempre usando manufatura just-in-time, você não precisa mais se preocupar com estoques, superprodução e excesso de processos, como já citado acima. Você se concentrará nas demandas dos clientes e no essencial: a satisfação dos clientes e sua satisfação.