Metas de Desempenho e GAP Analysis
Definição de metas de desempenho
As metas de desempenho permitem que os funcionários planejem e organizem seu trabalho de acordo com a obtenção de resultados ou resultados predeterminados. Ao definir e completar metas de desempenho efetivas, os funcionários são mais capazes de:
- Desenvolver conhecimentos e habilidades profissionais que os ajudem a prosperar em seu trabalho, assumir responsabilidades adicionais ou buscar suas aspirações profissionais;
- Apoiar ou promover a visão, missão, valores, princípios, estratégias e objetivos da organização;
- Colaborar com seus colegas com maior transparência e compreensão mútua;
- Planejar e implementar projetos e iniciativas de sucesso; e
- Permanecer resiliente quando surgirem obstáculos e aprender com esses contratempos.
Sem estabelecer metas claras de desempenho, os funcionários podem se sentir sem objetivo quanto a priorizar e concluir seu trabalho e se desconectar de seus empregos, e as equipes podem ficar atoladas em confusão, mal-entendidos e conflitos. Tanto para indivíduos quanto para equipes, a ausência de estabelecimento efetivo de metas reduz substancialmente a produtividade.
Embora a atenção concentrada nas metas de desempenho normalmente ocorra durante o processo de avaliação anual, a definição de metas realmente vale quando os funcionários monitoram o progresso das metas ao longo do ano, discutem o status das metas com o gerente regularmente e propõem e fazem ajustes permanecer no caminho certo para a conclusão.
O estabelecimento eficaz de metas começa com uma análise de todos os aspectos da meta, incluindo:
- Razões para perseguir o objetivo;
- Resultados pretendidos ou resultados e medidas de sucesso;
- Alinhamento com a visão, missão, valores, princípios, estratégias e objetivos da organização;
- Potenciais stakeholders ou outros que possam ser impactados;
- Recursos ou capacidades necessárias, desejadas e disponíveis; e
- Possíveis barreiras que podem surgir ao longo do caminho.
A lista de perguntas a seguir ajudará os funcionários e gerentes a conduzir uma análise completa de uma meta sendo considerada:
- Quais são as razões para perseguir esse objetivo agora e por que essas razões são importantes?
- Quais resultados específicos ou são pretendidos? Que benefícios são esperados para atingir este objetivo e quais são as possíveis consequências ou custos de não o fazer?
- Como o sucesso será determinado? Como os outros saberão o que foi realizado?
- Como essa meta alinha, apoia ou avança a visão, missão, valores, princípios, estratégias e metas da equipe, departamento e / ou instituição?
- Quando o objetivo será alcançado? Há marcos que precisam ser cumpridos ao longo do caminho?
- Quais recursos são necessários para atingir esse objetivo? Quais recursos adicionais podem ser úteis? Esses recursos estão disponíveis e a que custo? Se algum recurso não estiver disponível, existem alternativas viáveis ou o objetivo precisa ser mudado?
- Quais possíveis bloqueios poderiam surgir enquanto se busca esse objetivo? O que pode ser feito agora para evitar esses obstáculos ou resolvê-los se e quando surgirem?
O modelo SMART é uma ferramenta popular de definição de objetivos. Como um acróstico, é fácil de lembrar. Cada letra na palavra "SMART" representa um elemento-chave de uma meta completa e acionável:
- S - Específico: O objetivo é explicado com detalhes suficientes para que possa ser bem compreendido pelos envolvidos em sua conclusão e por quaisquer partes interessadas?
- M - Mensurável: Como as pessoas envolvidas no cumprimento da meta saberão o que foi realizado e como as partes interessadas determinarão seu sucesso?
- A - Possível: o objetivo é atingível ou viável, considerando os recursos disponíveis?
- R - Relevante: O objetivo alinha, apoia ou promove a visão, a missão, os valores, os princípios e as estratégias da organização?
- T – Com Prazo: A meta tem uma data prevista para conclusão?
Embora útil devido à sua simplicidade, depender apenas do modelo SMART para estabelecimento de metas pode resultar em uma meta sem detalhes importantes, ou a meta pode ser muito rígida, inibindo ideias criativas ou flexibilidade para fazer ajustes para alcançar um resultado melhor do que originalmente pretendido.
[caption id="attachment_12539" align="aligncenter" width="700"] Apostila Black Belt[/caption]
Lidando com obstáculos da meta
A resposta às perguntas a seguir pode ajudar os funcionários e gerentes a trabalhar por meio de obstáculos nas metas, caso eles surjam:
- Qual é o obstáculo e como isso aconteceu?
- O que você já fez para superar o bloqueio? O que você não fez?
- O que você pode realisticamente controlar ou mudar?
- Você precisa ajustar seu objetivo?
- Quais recursos adicionais ou suporte você precisará?
- Se você é incapaz de fazer o progresso que você antecipou, quais são as consequências e como você sabe que essas consequências realmente acontecerão?
- O que você decidiu fazer a seguir e quando você fará isso?
O que é análise de lacunas ou GAP Analysis?
Vamos responder à sua pergunta antecipadamente: o que é análise de lacunas? É um processo de relatório usado para melhorar processos em vários setores. Por fim, um forte processo de análise de lacunas permite que os gerentes de projetos determinem onde a empresa está - e onde ela quer estar.
Se você está se perguntando como fazer uma análise de lacunas, siga estes três passos simples. Independentemente do seu setor, você poderá aplicar essas dicas em qualquer disciplina e atingir suas metas de negócios.
Analise seu estado atual
Para aqueles que querem saber como fazer uma análise de lacunas, primeiro você precisa descobrir o que estamos chamando de “presente e futuro” - onde sua organização está atualmente e onde você gostaria de estar.
Comece com o seu estado atual. Sua análise pode incluir informações qualitativas, como processos / metodologias de equipe e informações quantitativas, como o número de chamadas de vendas feitas a cada semana. Na verdade, seu processo de análise de lacunas deve avaliar tudo o que você faz atualmente para obter uma visão geral.
Identifique o estado futuro ideal
Uma vez que você tenha uma visão geral e entenda como sua equipe ou organização funciona atualmente, você precisa se tornar estrategicamente idealista. Onde você gostaria de estar? O que não está acontecendo que deveria estar? O que poderia estar acontecendo que não aconteceu antes - ou talvez tenha sido mudado? Mas o mais importante, o que precisa acontecer para chegar lá?
Talvez você tenha uma equipe de marketing excepcional que terceiriza todo o seu conteúdo; talvez seu objetivo seja trazer de volta o processo criativo para as diretrizes da sua marca. Talvez você perceba que quer criar uma mudança cultural para melhor corresponder ao seu produto ou serviço. O céu é o limite e você deve sonhar alto!
Atravesse essa lacuna
Essa é a parte mais difícil: ir daqui para lá. Você tem que determinar quais lacunas existem e como elas estão impedindo você de atingir sua meta. A melhor parte é descobrir como transcender as dificuldades. Estabeleça objetivos claros que ajudarão você a concretizar sua transição. Você pode usar as ferramentas descritas abaixo durante este processo de análise de lacunas.