Metodologia Ágil: Como funciona, melhores práticas, ferramentas
A Metodologia Ágil é uma abordagem focada em pessoas e também em resultados para o desenvolvimento de software que respeita o mundo em rápida transformação. Além disso, centra-se em torno de planejamento adaptativo, auto-organização e prazos de entrega curtos. É flexível, rápida e visa melhorias contínuas na qualidade, usando ferramentas como Scrum e eXtreme Programming.
Como funciona a Metodologia Ágil?
A princípio, essa metodologia faz o indivíduo perceber que o velho método “cascata” de desenvolvimento de software deixa muito a desejar, ou seja, que processo de “planejar, projetar, construir, testar, entregar” funciona bem para fazer carros ou edifícios, mas não tão bem para criar sistemas de software. Em um ambiente de negócios no qual o hardware, a demanda e a concorrência são variáveis e que mudam rapidamente, o ágil funciona percorrendo a linha tênue entre muitos processos e não o suficiente.
Visão geral da Metodologia Ágil
Ao abandona o risco de passar meses ou anos em um processo que acaba por falhar devido a algum pequeno erro em uma fase inicial, confia em funcionários e equipes que trabalham diretamente com os clientes para entender as metas e fornecer soluções de maneira rápida e incremental.
- Mais rápido, menor: Enquanto o desenvolvimento tradicional de software dependia de fases como delineamento dos requisitos, planejamento, projeto, construção, teste e entrega, a metodologia ágil, por outro lado, procura implantar o primeiro incremento em algumas semanas e todo o software em alguns meses;
- Comunicação: Equipes ágeis dentro do negócio trabalham juntas diariamente em todas as etapas do projeto por meio de reuniões face a face. Essa colaboração e comunicação garantem que o processo permaneça no caminho certo, mesmo que as condições mudem.
- Feedback: Em vez de esperar até a fase de entrega para avaliar o sucesso, as equipes que utilizam a metodologia Agile rastreiam a velocidade, medida após a entrega de cada incremento, e o êxito do processo de desenvolvimento regularmente.
- Confiança: Equipes ágeis e funcionários são auto-organizados. Em vez de seguir um manifesto de regras da administração destinado a produzir o resultado desejado, eles entendem os objetivos e criam seu próprio caminho para alcançá-los.
- Ajuste: Os participantes sintonizam e ajustam o processo continuamente, seguindo o princípio KIS ou Keep It Simple.
Dica: Nesta nossa apostila totalmente gratuita, falaremos sobre o SCRUM. Ele é um conjunto de práticas para a gestão ágil de projetos. Com esta técnica, as equipes são capazes de produzir mais em menos tempo.
Exemplos de Metodologia Ágil
Os exemplos mais populares e comuns são Scrum, eXtreme Programming (XP), Desenvolvimento Dirigido por Funções (FDD), Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (DSDM), Desenvolvimento de Software Adaptável (ASD), Crystal e Desenvolvimento de Software Lean (LSD). As equipes geralmente escolhem um ou dois métodos, sendo as mais utilizadas o Scrum e o XP, que se encaixam bem.
O Scrum é um sistema prático que consiste em etapas e componentes simples de intertravamento:
- O proprietário de um produto faz uma lista de desejos priorizada, conhecida como um backlog de produto;
- A equipe do Scrum leva uma pequena parte do topo da lista de desejos chamada de sprint backlog e planeja implementá-la;
- A equipe conclui sua tarefa de backlog de sprint em um sprint (um período de 2 a 4 semanas). Eles avaliam o progresso em uma reunião chamada um scrum diário;
- O ScrumMaster mantém a equipe focada no objetivo;
- No final do sprint, o trabalho está pronto para ser enviado ou exibido. A equipe fecha o sprint com uma revisão e, em seguida, inicia um novo sprint.
Aplicação
Aqui está um exemplo de como o Scrum funciona: Bill se encontra com um cliente para discutir as necessidades de sua empresa. Essas necessidades são o backlog do produto. Bill escolhe as tarefas mais importantes para trabalhar nas próximas duas semanas. Sua equipe se reúne diariamente para direcionar o trabalho para o dia seguinte e lidar com os obstáculos. No final do sprint, Bill entrega o trabalho, analisa o backlog e define a meta para o próximo método sprint. O ciclo se repete até que o software esteja completo.
Programação extrema (XP): Frequentemente usado com scrum, o XP é um exemplo de como o Agile pode aumentar a satisfação do cliente. Em vez de entregar tudo o que o cliente poderia desejar no futuro, isso dá a eles o que precisam agora, rápido. O XP é centrado em versões frequentes e ciclos de desenvolvimento curtos. Ele usa revisão de código, programação em pares, teste de unidade e comunicação frequente com o cliente.
Veja um exemplo de como o XP funciona: Bill cria uma lista de requisitos do cliente fazendo com que este informe “histórias do usuário” que descrevam os recursos. A partir disso, ele constrói um plano de lançamento de software, que será entregue em iterações, com uma entregue a cada duas semanas. A equipe trabalha em pares de programadores, usando reuniões diárias para suavizar os roadblocks. O cliente fornece feedback na forma de mais histórias de usuários. O ciclo se repete até que o software seja entregue.
Dica: A certificação de Especialista SCRUM visa capacitar o aluno na metodologia SCRUM de maneira rápida e prática. Também existem exercícios para quem está buscando a certificação de SCRUM Master.
Benefícios da Metodologia Ágil
Portanto, os benefícios do Agile estão ligados diretamente à sua mentalidade mais rápida, mais leve e mais engajada. O processo, em poucas palavras, entrega o que e quando o cliente quiser. Há muito menos tempo desperdiçado na direção errada e todo o sistema é mais rápido para responder às mudanças.
- Mais rápido: A velocidade é um dos maiores benefícios da Metodologia Ágil. Um ciclo de vida de desenvolvimento de software mais rápido significa menos tempo entre pagar e receber. Isso, por sua vez, significa um negócio mais lucrativo.
- Maior satisfação do cliente: Com o Agile, os clientes não esperam meses ou anos apenas para obter exatamente o que não querem. Em vez disso, eles obtêm iterações de algo muito próximo do que querem, muito rapidamente. O sistema se ajusta rapidamente para refinar a solução de sucesso do cliente, adaptando-se às mudanças no ambiente geral.
- Valores empregados: Os funcionários, cujas ideias são valorizadas, são muito mais produtivos do que aqueles que são obrigados a seguir um conjunto de regras. A Metodologia Ágil respeita os funcionários, dando-lhes o objetivo e confiando neles para alcançá-los. Como são eles que estão com as mãos nos controles e aqueles que vêem os obstáculos que surgem todos os dias, os funcionários estão na melhor posição para responder aos desafios e atingir as metas em mãos.
- Elimina o retrabalho: Envolvendo o cliente em mais do que apenas as fases de requisitos e entrega, o projeto permanece na tarefa e em sintonia com as necessidades do cliente em cada etapa. Isso significa menos retrocesso e menos tempo fora de contrato entre o momento em que fazemos o trabalho e o tempo que o cliente sugere as revisões.
Melhores práticas
A lista de melhores práticas é longa e envolvida com dezenas de ferramentas para escolher. Nós descrevemos uma pequena lista dos principais benefícios abaixo.
- Definir prioridades: Um backlog do produto é uma lista de tarefas priorizadas mantidas pelo proprietário do produto;
- Mantenha pequenos ciclos de liberação: O produto deve ser lançado em incrementos a cada 2-4 semanas, com as partes interessadas dando feedback antes de prosseguir;
- Use programação em par: Dois programadores trabalham lado a lado em um único computador. Essa técnica realmente resulta em um grau idêntico de produtividade para separar a programação, mas oferece maior qualidade;
- Refatorar: Rework código regularmente para alcançar o mesmo resultado com maior eficiência e clareza;
- Use o desenvolvimento orientado a testes: Codifique primeiro o teste de unidade para manter o projeto em andamento. O desenvolvimento orientado a testes como uma prática recomendada do Agile também produz um maior engajamento dos funcionários, uma vez que transforma os testes de um trabalho chato em um desafio de codificação.
Ferramentas de Metodologia Ágil
A lista abaixo mostra algumas das melhores ferramentas oferecidas:
- ActiveCollab: Uma ferramenta acessível para pequenas empresas, o ActiveCollab é fácil de usar. Este auxílio de desenvolvimento de software requer pouco treinamento e fornece excelente suporte;
- Agilo para Scrum: As partes interessadas são atualizadas automaticamente no progresso do projeto com o Agilo for Scrum. Apresenta relatórios de sprint e gráficos de queima para melhor mineração de dados;
- Atlassian Jira + Agile: Esta poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos facilita o desenvolvimento, incorporando Scrum, Kanban e fluxos de trabalho personalizáveis;
- Rastreador Pivotal: Essa ferramenta de metodologia é voltada especificamente para projetos móveis. Um pouco pesado de jargão, é fácil de usar após um breve período de orientação;
- Prefixo: Essa ferramenta gratuita do Stackify fornece um loop de feedback instantâneo para capturar e corrigir erros antes que eles possam ser implantados.
- Retrace: Para uma solução mais robusta completa com monitoramento, erros, logs e mais, o Retrace do Stackify fornece insights de desempenho do aplicativo, desde a integração ao controle de qualidade até a produção, no nível do código.
Recursos adicionais
Faça uso das ferramentas e recursos de estilo não relacionados a produtos para o sucesso abaixo, incluindo o manifesto Agile original e alguns modelos para download para implementação.
- Manifesto Ágil - Este é o documento original que deu início ao movimento Ágil. Ele contém todos os 12 princípios fundamentais da metodologia em geral.
- Queimar gráficos - Estas são representações visuais do trabalho deixado versus tempo restante.
- Plano de projeto ágil - Esta é uma ferramenta para rastrear o progresso do projeto geral do Agile.
- Backlog de produto ágil - Isso ajuda os proprietários de produtos a acompanhar e priorizar as mudanças de requisitos do cliente.