Melhoria de Processos

06/06/2020

Última atualização: 13/12/2024

Metodologia: O que é? Como definir e fazer?

Quando se fala em metodologia, a primeira coisa que vem à cabeça são os relatórios em que você descreve pesquisas e estudos. Neles, geralmente, você descreve a metodologia científica utilizada e ela vem acompanhada de análise de dados e da famosa conclusão.

A metodologia se faz presente em outros tipos de pesquisa, não só qualitativa ou quantitativa. Em diversas situações do nosso dia a dia, como no trabalho e até mesmo na resolução de problemas, o uso se faz necessário, uma vez que descrevem uma abordagem para chegar a determinado objetivo.

Além disso, são importantes aliadas, pois descrevem em detalhes cada etapa a ser seguida e segmentam um objetivo principal em pequenos objetivos.

Neste blog, vamos explorar o que é a metodologia, seus tipos, a importância e como definir uma. 

Acompanhe para descobrir como você pode integrar em sua rotina e transformar a maneira como aborda desafios e oportunidades.

O que é Metodologia?

A palavra metodologia é uma derivação da palavra “método” (do Latim “methodus“), cujo significado, de origem latina, é “caminho ou via para realização de algo.” Já a palavra “metodologia”, consiste no campo que estuda os melhores métodos praticados.

Assim, é a explicação detalhada da abordagem de pesquisa e estudos, além da lente através da qual a análise de dados ocorre. Dito de outra maneira, descreve a estratégia geral que dita como as pesquisas e estudos devem ser realizados. A metodologia deve impactar nos diferentes métodos para um empreendimento de pesquisa selecionado, a fim de gerar dados convincentes.

São aplicáveis em diversos ramos como: ensino, pesquisa, projetos, ciência, direito, engenharia, carreira e muitas outras áreas.

Quais os tipos de metodologias?

Existem diversas metodologias que são aplicáveis às mais diversas áreas do conhecimento. Vamos conhecer algumas:

Metodologia Científica

Consiste no estudo do método científico que um cientista irá utilizar para conduzir a sua pesquisa, ou seja, é a busca pelo caminho/procedimento para realização de pesquisas e estudos científicos.

A partir disso, seguem uma série de regras e técnicas para o desenvolvimento da pesquisa científica, bem como todos os métodos científicos para realização da mesma, em busca dos objetivos que queremos alcançar.

Esta metodologia possui aplicação em atividades relacionadas com a elaboração de conteúdo e respostas de questões com base em tópicos, etapa e processos, situações, projeções e ideias.

Metodologia de Ensino

Envolvem todas as ferramentas utilizadas pelos educadores para transmitir conhecimentos aos alunos. Nesse processo, podem ser utilizadas ferramentas como a leitura de livros e também os recursos audiovisuais.

Ou seja, a de ensino é o direcionamento/caminho para a realização do objetivo de ensinar. O construtivismo e as metodologias ativa, Montessoriana e Freiriana, são as mais clássicas metodologias de ensino.

Metodologia de Pesquisa

Trata-se dos procedimentos ou técnicas específicas usadas para identificar, selecionar, processar e analisar informações sobre um tópico bastante utilizada no trabalho científico ou mesmo em trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Em um artigo de pesquisa, a seção de metodologia permite ao leitor avaliar criticamente a validade e confiabilidade geral de um estudo de caso. A seção responde a algumas questões principais:

Em outras palavras, quando utilizada em artigos, pesquisa e estudos de caso, o capítulo de metodologia deve justificar as escolhas de projeto, mostrando que os métodos e técnicas escolhidos são os mais adequados para alcançar os objetivos e metas. Uma boa metodologia de pesquisa fornece resultados cientificamente sólidos explicados por métodos científicos, ao passo que uma pobre não.

Metodologias de Gestão de Projetos

Usar metodologias na gestão de projetos permite uma execução adequada de todas as atividades envolvidas e garante eficiência.

Em palavras mais claras é basicamente definir qual o método será seguido para fazer um bolo. É importante que o método escolhido esteja alinhado com os valores da empresa, melhorando seus resultados e unificando os setores envolvidos. Entre as metodologias de gestão de projetos, a mais tradicional é o modelo cascata.

Atualmente já existem muitos outros métodos que contrariam o modelo cascata, pois especialistas afirmam que é um modelo mais engessado. A metodologia ágil, Scrum e o PMBoK, por exemplo, são vertentes mais atuais com um novo modo de se realizar a gestão de projetos.

Impulsione sua carreira com o curso gratuito de Fundamentos da Gestão de Projetos oferecido pela FM2S

Este curso é uma excelente oportunidade para quem deseja aprofundar suas habilidades em planejamento estratégico, otimização de recursos e solução de problemas. 

Metodologias da Engenharia

Na Engenharia, existem diferentes métodos científicos para resolver problemas específicos. Inclusive, se há algo em que a Engenharia é excelente são nas pesquisas e estudos de métodos para solução de problemas.

Além disso, a engenharia ensina a importância de se atentar aos métodos científicos, pois estes são imprescindíveis para que se chegue ao resultado final esperado.

Quaisquer divergências dos resultados esperados são frutos de desvios de regras. Confira algumas da Metodologias essenciais na Engenharia.

Metodologia Seis Sigma

O Seis Sigma é uma metodologia para melhoria de processos que se baseia em fatos e dados na busca de mudanças que vão gerar melhorias. Tradicionalmente, ela emprega uma série de ferramentas de análise de processos e de dados, com forte viés estatístico, para buscar tais mudanças, principalmente em qualidade e produtividade.

A base do Seis Sigma é o ciclo DMAIC, que organiza o trabalho em cinco etapas:

Metodologia Lean Manufacturing

Lean Manufacturing, pela frequente e esmagadora cultura popular, consiste em um grupo de métodos que, quando combinados e amadurecidos, permitem a redução de desperdícios com foco em maximizar o valor do cliente. Em sua raiz, ser Lean significa criar mais valor com menos recursos.

Metodologia PDCA

É um método científico para solução de problemas cuja causa não é conhecida ou não está clara. Geralmente, são problemas que não foram resolvidos, apesar de várias tentativas de solução, ou são aqueles desafios que todos sabem que a empresa enfrenta, mas que ninguém resolveu eliminá-lo.

O ciclo PDCA faz parte das Ferramentas da Qualidade e tem foco na Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM). O ciclo PDCA é de aplicação bastante ampla, usado para prever falhas, planejar  e aprimorar processos em um ciclo iterativo. Pode ser utilizado por diferentes tipos de empreendimentos, atuando em diversas áreas com foco na melhoria contínua.

Esse método científico divide-se, como a sigla indica, nas seguintes etapas:

Como fazer uma Metodologia científica?

Nesse caso, a metodologia não é feita, e sim usada, metodologias são conjuntos de procedimentos ou técnicas usadas para conduzir pesquisa e análise dentro de disciplinas científicas.

Se você está começando ou irá começar um trabalho científico, precisa de uma metodologia para conduzir esse trabalho, nesse caso, vamos te ajudar:

Qual a importância da escolha de uma Metodologia?

Não apenas focando em um trabalho acadêmico, como o TCC, mas também em situações reais no dia a dia de trabalhadores, a escolha se faz imprescindível, pois, como já foi visto acima, ela ditará qual o caminho ou abordagem a seguir para o problema ser resolvido.

O maior problema na escolha de uma metodologia é selecionar uma. Dependendo da aplicação, a má escolha poderá resultar em métodos científicos causadores de perdas excessivas de tempo e, principalmente, dinheiro.

Mas qual é a melhor Metodologia?

Não existe uma metodologia que seja melhor do que outra e, sim, mais adequada. A mais adequada, será aquela que proporciona os melhores métodos científicos para solucionar o seu problema.

Cada metodologia seguirá uma abordagem diferente, adequando-se às condições do problema a ser enfrentado. Neste quesito é importante seguir as que se relacionam com a sua área de atuação.

Por exemplo, se você atua na área do direito, provavelmente deve estudar metodologias relacionadas, como a fuzzy. Se você atua na área da engenharia, deve compreender outras metodologias como o Lean Manufacturing e o Seis Sigma.

Como definir a Metodologia?

A definição da melhor metodologia para seu trabalho depende de vários fatores e, na hora de decidir, é importante considerá-los:

Seja na ciência, nos negócios ou na educação, uma abordagem estruturada, combinada com a flexibilidade certa, é o caminho para resultados consistentes. Ao entender, escolher e adaptar metodologias de maneira inteligente, podemos não apenas enfrentar os desafios de hoje, mas também moldar um futuro mais eficiente e inovador.

Leia Mais: