Liderança

18/05/2019

Última atualização: 31/10/2022

Millennials no local de trabalho - obtendo o melhor da geração Y

Millennials no local de trabalho - obtendo o melhor da geração Y

Se você tem entre 20 e 30 anos, pode se sentir frustrado com a incapacidade de o gerente mais antigo respeitar sua autonomia e apreciar sua perspectiva colaborativa. Talvez eles não lhe dêem feedback ou ignorem suas sugestões para fazer as coisas de maneira mais eficiente. Mas se você gerenciou membros Millennials da equipe, você pode tê-los considerado desrespeitosos, descompromissados ou indisciplinados. Talvez eles não tenham feito as coisas exatamente como você mandou. Frustrante, certo?

Este artigo destaca os pontos fortes que os Millennials (ou Geração Y) trazem para o local de trabalho e as expectativas que eles têm para suas carreiras. Ele também oferece conselhos sobre como gerenciá-los de forma sensível e produtiva, para maximizar sua criatividade, senso de propósito e ambição para ter sucesso.

Quem são a geração Y?

A geração Y refere-se tipicamente a pessoas nascidas entre o início dos anos 80 e o final dos anos 90 ou início dos anos 2000. Em outras palavras, os membros mais antigos da geração provavelmente estiveram no mercado de trabalho por quase duas décadas, enquanto os mais jovens ainda podem estar na faculdade ou apenas começando suas carreiras.

Um Millennial mais antigo entrando no mercado de trabalho no final da década de 1990 enfrentou perspectivas de carreira e financeiras muito melhores do que um Millennial mais jovem, após o crash global de 2008. O declínio da provisão de pensão, a ascensão da economia e exigências de empréstimo mais rígidas significam que os Millennials mais jovens são menos propensos a possuir propriedades ou ter planos de aposentadoria viáveis.

Pesquisas mostram que, desde 2017, a Geração Y é o maior grupo etário da força de trabalho norte-americana e provavelmente fornecerá mais de 70% da força de trabalho total até meados da década de 2020.

Como os Millennials funcionam e como gerenciá-los

Muitos Millennials se comportam de maneira diferente das gerações mais velhas. Infelizmente, alguns gerentes veem esses atributos de maneira negativa, caracterizando os Millennials como egoístas, indisciplinados e carentes.

De fato, as habilidades valiosas e a nova abordagem do trabalho da Geração Y estão causando grandes mudanças no ambiente de trabalho moderno e continuarão a fazê-lo à medida que a influência delas na força de trabalho aumentar.

As seções a seguir abordam alguns dos principais atributos e valores dos Millennials e mostram como você pode gerenciá-los para o benefício de todas as partes.

Autonomia

A geração do milênio gosta de agir de forma independente e ter autonomia em suas vidas e trabalho. Muitos cresceram com a liberdade de tomar suas próprias decisões e tendem a ser otimistas, confiantes e entusiasmados.

Mas muitos também terão visto seus pais serem afetados pelo downsizing ou por estilos de trabalho corporativos restritivos. Consequentemente, os Millennials frequentemente buscam um equilíbrio entre trabalho e vida mais enriquecedor. Benefícios como períodos sabáticos e horários de trabalho flexíveis podem atrair mais do que incentivos em dinheiro.

Sua maior apreciação pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não deve ser confundida com falta de comprometimento ou desempenho. Na verdade, é provável que seja o oposto - trabalhadores mais felizes são menos propensos ao desgaste e mais propensos a serem altamente engajados e produtivos.

Para os Millennials, a mudança entre empregos é comum. O enraizamento que as gerações anteriores ganharam com conexões pessoais no trabalho agora é frequentemente substituído por uma rede virtual vitalícia. Mas o ceticismo da Geração Y em relação às estruturas corporativas tradicionais também significa que, em geral, eles estão menos preocupados com autoridade e hierarquia do que as gerações anteriores.

Como gerente, tenha em mente que os Millennials acreditam que as organizações devem conquistar sua lealdade e oferecer oportunidades de desenvolvimento.

Você precisa ser um bom modelo e mostrar o tipo de comportamento e ética de trabalho que deseja ver em sua equipe. É importante definir metas para os Millennials, mas permitir que eles decidam como irão alcançá-los e evitar qualquer forma de microgerenciamento.

Domínio

A geração dos Millennials gosta de fazer as coisas encontrando soluções criativas e aprendendo novas habilidades. Eles querem liderança que lhes conceda a flexibilidade de aprender e trabalhar como eles escolhem.

Parte dessa atitude independente em relação à aprendizagem vem de seu conhecimento tecnológico. Eles consomem e usam mais informações e mídias do que qualquer geração anterior. Quanto mais jovem o indivíduo, maior a probabilidade de ser um “nativo digital”, tendo sido exposto a recursos on-line e mídias sociais desde a infância.

Muitos chefes mais antigos não entendem o uso da nova tecnologia e das mídias sociais pelos Millennials. Muitas vezes é o seu principal meio de comunicação e permite-lhes trabalhar e aprender de forma rápida e flexível.

Essa geração deseja dominar novas habilidades e conhecimentos e embora sua atitude seja “poder fazer”, provavelmente responderão bem a um gerente que os ajuda a aprender. Ouça seus funcionários Millenials e esteja disposto a aprender com eles. Em um ambiente de negócios agora caracterizado pelo pensamento disruptivo, criatividade e novas tecnologias, eles têm muito a oferecer.

Colaboração

A geração Y espera trabalhar de forma colaborativa e compartilhar ideias, recursos e redes de apoio com seus colegas de trabalho. Eles também estão confortáveis ​​trabalhando com pessoas de diferentes culturas e origens. Eles tendem a ter a mente aberta e querem explorar novas ideias.

Eles não favorecem as avaliações tradicionais de final de ano, preferindo feedback contínuo, honesto e construtivo - isso pode ser um ponto problemático, especialmente se eles estiverem trabalhando em uma organização com um sistema de avaliação rígido.

Como gerente, preste atenção às suas realizações e elogie seus esforços quando apropriado. Faça o seu feedback o mais oportuno, específico e pessoal possível. Os Millennials vão apreciar conversas corajosas, honestas e abertas para lidar com os problemas. Isso ajudará a construir empatia e a estabelecer as bases para a confiança.

Se as pessoas cometem erros, não se concentre no fracasso. Em vez disso, use-o como uma oportunidade de aprendizado. Pergunte-lhes o que eles precisam fazer para evitar esses erros no futuro e deixe-os descobrir a resposta por conta própria.

Propósito

Em uma amostra de pesquisa, 62% dos Millennials disseram que era importante sentir que o que estavam fazendo fazia uma diferença positiva para o mundo. O mesmo estudo descobriu que o aspecto mais importante do trabalho para os Millennials era o prazer, com uma classificação significativamente maior do que a remuneração ou a progressão na carreira.

Esses resultados refletem outros dados sobre os Millennials e sugerem um forte senso de responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente. Como gerente, quanto mais você puder ilustrar como o trabalho deles beneficia a equipe, a organização ou a sociedade, mais cumpridos, comprometidos e esforçados serão.

No entanto, eles também querem saber que você está ciente do seu trabalho árduo. Use Narrativas Positivas para reforçar seu valor para outros membros da equipe e para sua organização mais ampla.

Desenvolvimento

Uma das melhores maneiras de motivar, conectar e reter Millennials é fornecer oportunidades de desenvolvimento contínuo. Ofereça uma Avaliação de Necessidades de Treinamento, mas também tente descobrir o que eles querem aprender e como. Ofereça-lhes tarefas e projetos que ajudem em seu desenvolvimento e lhes dê novos desafios.

O "mentoring" também é muito eficaz para os Millennials e isso pode funcionar nos dois sentidos - os profissionais da Geração Y terão conhecimento e habilidades que também podem beneficiar os trabalhadores mais velhos em sua organização.