Carreira

15/05/2019

Última atualização: 31/10/2022

Multitarefa: pode ajudar você a fazer mais ou pode atrapalhar?

Multitarefa: pode ajudar você a fazer mais ou pode atrapalhar?

Quando você está ocupado, pode ser tentador lidar com várias tarefas de uma só vez. Por exemplo, você pode estar em uma reunião da equipe do projeto, esperando que ninguém perceba que está verificando seu e-mail e atualizando sua lista de tarefas para o dia. Três trabalhos feitos no espaço de uma hora soam muito mais produtivos do que apenas ouvir a atualização do projeto. Mas é isso mesmo? Neste artigo, examinamos o "mito da multitarefa" e exploramos estratégias eficazes para quebrar esse hábito inútil.

Multitarefa e o Mito da Produtividade

A multitarefa foi colocada sob o microscópio muitas vezes. E a maioria das pesquisas, como este estudo de 2012, chega à mesma conclusão: um alto nível de multitarefa não equivale a alta produtividade!

O simples fato é que não podemos nos concentrar efetivamente em mais de uma tarefa por vez. Quando trocamos de tarefa, nosso cérebro precisa se ajustar para processar as novas informações e elas ficam sobrecarregadas à medida que saltamos entre diferentes atividades. Como resultado, a qualidade do nosso trabalho sofre. E, quanto mais multitarefa, pior fica. Se suas tarefas exigem um alto nível de precisão e concentração, isso pode ter sérias consequências.

Outro perigo de multitarefa é o estresse que isso pode causar. A curto prazo, lidar com várias coisas de uma só vez pode lhe dar um "zumbido" e fazer com que você se sinta super produtivo. Mas, com o tempo, pode deixar você se sentindo sobrecarregado e esgotado.

Estes são sintomas comuns de doença da pressa, onde você sente uma necessidade intensa de trabalhar em "super velocidade" em todos os momentos. Sem surpresa, isso não é bom para sua saúde e pode levar ao esgotamento.

Por outro lado, pense em como você se sente satisfeito quando dedica toda a sua atenção a uma tarefa. Você é capaz de se concentrar claramente, e você pode sentir orgulho em completar uma tarefa com o melhor de sua capacidade. Isso é chamado de estado de fluxo e é um estado de espírito que você pode desenvolver com a prática.

Detectando a Tendência Multitarefa

Para muitos de nós, a multitarefa está tão arraigada na maneira como vivemos e trabalhamos que pode ser difícil identificá-la quando estamos fazendo isso. Mas você pode aprender a identificar os sinais reveladores.

Para fazer isso, tente estar ciente de seus próprios hábitos e comportamentos. Se, por exemplo, você se vir verificando o telefone enquanto fala, trabalha ou assiste à TV, é uma boa indicação de que você está no modo de multitarefa.

Da mesma forma, se você tiver várias guias abertas no seu computador, é provável que você seja multitarefa. O mesmo vale para a sua mesa - ter vários arquivos ou documentos para trabalhar ao mesmo tempo sinaliza a multitarefa.

Outra pista comum é a sensação de "desconsolo", quando você não tem 100% de certeza sobre o que deveria estar trabalhando em um determinado momento. Se você está dizendo coisas como: "Agora, onde eu estava?" ou "O que eu deveria estar fazendo?" no meio de uma tarefa, você provavelmente caiu na armadilha multitarefa.

Existem também pressões sociais em torno da multitarefa. Cada vez mais, esperamos estar sempre disponíveis e responder a tudo imediatamente. Você pode combater isso e impedir que outras pessoas definam sua agenda para você, tomando medidas para gerenciar seus limites pessoais.

Uma vez que você consiga reconhecer sua tendência para multitarefa, quando ela ocorre mais para você e quais são seus principais gatilhos, você pode enfrentá-la de frente.

Como parar a multitarefa

Reduzir a multitarefa pode melhorar a qualidade e a eficiência do seu trabalho e reduzir o estresse. Aqui estão algumas estratégias para você começar: