Gestão de Projetos

15/06/2019

Última atualização: 31/10/2022

O que é a abordagem Diamante de Leavitt? Como ela funciona?

O que é a abordagem diamante de Leavitt? Como ela funciona?

O diamante de Leavitt é útil na implementação de mudanças dentro da organização. Projetado por Harold J. Leavitt em 1965, o modelo é uma estrutura para entender a conexão entre os fatores-chave em uma organização e para construir uma estratégia de mudança integrada.

Parece que há uma epidemia de mudança lá fora! Reengenharia, reestruturação, renovação - os locais de trabalho hoje parecem estar lançando uma iniciativa de mudança após a outra. Mas a dura verdade é que muitas iniciativas de mudança fracassam. Por quê? A resposta pode estar na maneira como vemos a mudança. Você vê isso como um processo isolado? E você se concentra apenas em uma parte de sua organização isoladamente? Isso pode ser um erro fatal.

Tudo em uma organização está conectado e mudar uma peça pode impactar outra. É por isso que a mudança só será bem-sucedida se considerar todas essas partes interconectadas.

Entendendo a Ferramenta

Diamante de Leavitt baseia-se no princípio de que uma organização tem quatro componentes principais que são todos interdependentes:

Qualquer tipo de mudança ou reprojeto em um componente afetará os outros três.

Diagrama do diamante de Leavitt

De acordo com essa abordagem, antes de provocar a mudança em qualquer um dos quatro componentes, você deve avaliar o impacto nos outros três componentes. Para implementar a mudança com sucesso, você precisa encontrar o equilíbrio certo entre todos eles.

Um exemplo clássico é a introdução de novas tecnologias. Uma mudança na tecnologia significa que as pessoas precisam mudar também - elas precisarão de treinamento para usar a nova tecnologia. Isso pode afetar a estrutura organizacional, porque as pessoas podem exigir salários mais altos e melhores posições. A nova tecnologia também pode alterar tarefas antigas. Por exemplo, se a alteração automatizar processos antigos, o trabalho que as pessoas fazem será diferente.

Como usar a ferramenta

O modelo de Leavitt pode ser um bom ponto de partida para qualquer processo de análise de mudanças. Se você planeja uma reformulação de processo simples ou uma reestruturação organizacional completa, o diamante de Leavitt ajuda você a avaliar o impacto da mudança proposta - para que você possa planejar e fornecer esses impactos com antecedência.

Para usar o diamante de Leavitt, siga este processo de duas etapas.

Primeiro Passo: Definir Cada Componente

Tarefas

Identifique as principais tarefas da sua unidade de trabalho, incluindo tarefas de rotina e tarefas chave. Por exemplo, se sua unidade de trabalho é um restaurante, as principais tarefas podem ser receber pedidos, preparar refeições e servir refeições. As tarefas de rotina podem ser limpeza, configuração de tabelas e assim por diante.

Para ajudar a definir suas tarefas, considere estas perguntas:

Pessoas

Defina as "pessoas" dentro de sua unidade de trabalho. As pessoas são muitas vezes a principal consideração em qualquer iniciativa de mudança, porque os conjuntos de habilidades e as atitudes do pessoal afetam muito o sucesso da mudança em qualquer organização.

Para ajudar a definir seu componente "pessoas", considere o seguinte:

Estrutura

Determine como as pessoas são agrupadas dentro da unidade de trabalho. Em outras palavras, qual é a sua estrutura organizacional? Se voltarmos ao nosso exemplo de restaurante, a estrutura poderia ser definida em termos de garçons, chefs, gerentes, faxineiros e assim por diante.

Faça a si mesmo estas perguntas:

Tecnologia

Identifique a tecnologia que sua unidade de trabalho usa fazendo estas duas listas:

Etapa dois: Analise o impacto da mudança proposta

Determine como a mudança principal afetará cada um dos quatro componentes.

O "como fazer" da análise é melhor explicado por meio de um exemplo. A ABC Company decidiu introduzir um novo procedimento de avaliação baseado em habilidades para seus engenheiros de campo. Sob este sistema, os engenheiros serão avaliados principalmente em suas habilidades. Espera-se que eles acompanhem os desenvolvimentos mais recentes em seu campo e os usem de maneira eficaz. Além disso, em vez do chefe, será solicitado aos colegas que avaliem outros engenheiros.

Quais serão os impactos?

Tarefa - A principal alteração ocorrerá no componente de tarefa do losango. A unidade de trabalho terá que assumir a nova tarefa de realizar avaliações baseadas em habilidades. Então, qual é o impacto dessa mudança primária nos outros três componentes do diamante de Leavitt?

Pessoas - Engenheiros podem ficar desconfortáveis ​​com o novo sistema. Eles podem pensar "Eu sou bom o suficiente?" "Não vai envolver muito trabalho?" "Terei tempo para acompanhar novos desenvolvimentos?" "Como eu avalio meus colegas?" Essas preocupações precisarão ser abordadas para que a mudança seja bem-sucedida.

Estrutura - Padrões antigos de progresso na carreira podem não se alinhar com o novo procedimento de avaliação. O novo procedimento pode criar um grupo de pessoas mais qualificado. Essas pessoas, por sua vez, podem exigir salários mais altos e melhores posições.

Tecnologia - Essa alteração pode precisar de alterações nos sistemas de computador: uma vez estabelecido, o novo procedimento pode precisar de um banco de dados para armazenar e rastrear as avaliações baseadas em habilidades de forma contínua. A organização também pode precisar de seminários de tecnologia e treinamento para ajudar no aprendizado contínuo dos engenheiros.

Em resumo, a análise da ABC Company revelou que seu novo procedimento de avaliação provavelmente encontrará muita resistência por parte dos engenheiros. O procedimento precisa ser apoiado por um upgrade na tecnologia. Além disso, a estrutura antiga e o novo procedimento não estão realmente alinhados entre si. Para uma mudança bem-sucedida, a ABC Company deve projetar uma estratégia integrada que aborde todos esses problemas.

Usando esse modelo, você pode realizar uma análise semelhante para uma proposta de alteração diferente. As principais conclusões de sua análise se tornarão as bases da sua estratégia de mudança.

Pontos chave

A mudança não pode ser implementada isoladamente, pois pode ter muitos impactos indiretos em toda a organização, tanto esperados quanto inesperados.

As organizações são estruturas interconectadas, onde a mudança de uma parte pode afetar muitas outras. Portanto, para implementar a mudança com sucesso, você deve adotar uma estratégia de mudança integrada. A ideia do diamante de Leavitt pode ajudá-lo a construir essa estratégia integrada.

Ele fornece uma estrutura fácil para entender a interdependência entre quatro variáveis-chave: tarefas, pessoas, estrutura e tecnologia. Usando essa estrutura, você pode analisar o impacto da alteração proposta e usar os resultados em sua estratégia de implementação.