Gestão de Projetos

01/12/2017

Última atualização: 25/01/2023

O que é estratégia? Como diferenciá-la de Plano Estratégico?

A resposta comum à pergunta "O que é estratégia?" Seria algo assim:

Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.

Estar olhando para a frente sempre há incerteza e risco associado à estratégia de decisão. A questão "o que é estratégia?" Portanto, também implica um conjunto de opções estratégicas a partir das quais se escolhe um curso de ação para obter vantagem. A estratégia é mais sobre um conjunto de opções ou "escolhas estratégicas" do que um plano fixo.

Henry Mintzberg da Universidade McGill abordando a questão do que a estratégia argumenta que a palavra  tem múltiplos significados.

O que é estratégia por Mintzberg?

Mintzberg responde à pergunta com 5Ps, que adaptaremos aqui para o português!

A palavra "estratégia" tem uma multiplicidade de significados, e em sua escrita sobre a teoria da gestão estratégica, Henry Mintzberg, mais do que a maioria dos autores reconhece explicitamente isso. Ele identifica cinco usos comuns do termo, cada um começando com 'P'.

Plano

Em uso comum, a estratégia é um plano – um curso de ação um tanto deliberadamente e conscientemente escolhido. Isso significa que as pessoas fazem estratégias antes das ações a que se aplicam e as desenvolvem de forma consciente e proposital.

Ploy

Uma estratégia pode ser um estratagema, no sentido da manobra particular, projetada para enganar ou distrair um jogador-chave, como um competidor de negócios.

Padronizar

Isso nos leva ao resultado de planos que se transformam em ações, decisões que estão tendo algum resultado ou impacto. Se as estratégias podem ser intenções incorporadas nos planos de ação, elas são as decisões realizadas.

Os resultados das decisões sob a forma de uma cascata de ações podem assumir formas, que podem ou não estar muito próximas das intenções originais. Haverá um padrão, ou um conjunto de padrões, no fluxo de ações. Mintzberg afirma que uma estratégia pode ser consistente no comportamento, seja ou não pretendido.

As definições de estratégia e plano podem ser bastante independentes umas das outras: os planos podem não ser realizados, enquanto os padrões podem aparecer sem um conjunto prévio de decisões ou planos formalmente documentados.

Os planos são uma estratégia, enquanto os padrões são discerníveis na estratégia realizada. A partir daí Mintzberg distingue as que são deliberadas, onde as intenções conscientes anteriores que foram realizadas e as emergentes onde os padrões se desenvolvem na ausência de tal planejamento prévio, ou apesar disso.

Posição

O que é estratégia? Mintzberg sugere que pode ser considerado como uma posição. Ele tem em mente a localização de uma organização em seu ambiente. Esta pode ser uma intenção geográfica de expansão internacional, ou a posição de uma empresa em uma determinada indústria. Por esta estratégia de definição, torna-se um mecanismo de correspondência, mediando a relação entre organização e seu contexto.

Perspectiva

Estratégia pode ser uma perspectiva no sentido de uma mentalidade persistente em relação ao mundo em que a organização opera. Os membros mais influentes da organização compartilham essa mentalidade ou perspectiva. Esta visão prevalecente é como uma personalidade organizacional. Esta visão de mundo mostra as intenções e / ou as ações dos membros, os indivíduos ligados pelo pensamento comum e pelo comportamento.

Estratégia é plano e uma posição?

Todas as cinco palavras de Mintzberg parecem ser sugestões plausíveis do uso da palavra estratégia em vários contextos. No entanto, na prática de gestão geral, provavelmente plano ou posição são os significados mais comuns da palavra estratégia.

Lembre-se do início deste artigo, quando definimos o que é estratégia, dissemos que uma ela é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes. Em muitos contextos, a estratégia é plano e posição de vantagem.

É uma posição de vantagem?

O professor da Universidade de Harvard, Michael E Porter, abordando a questão "O que é estratégia?", Em um artigo clássico desse nome, em 1992, definiu a estratégia, separando-a da eficiência e eficácia operacional e colocando-a em termos de posicionamento no mercado.

Porter afirma que a eficácia operacional (OEE) significa realizar atividades similares melhor do que os rivais. Melhor significa mais eficiente, mais rápido e mais barato. É necessário alcançar uma rentabilidade superior. No entanto, enquanto OEE é necessário, não é suficiente. A eficácia operacional por si só não é uma estratégia. É apenas o preço da admissão no jogo, por assim dizer. Uma empresa precisa estabelecer uma diferença que possa sustentar.

A estratégia é diferenciar sua organização de empresas concorrentes. Trata-se de ser diferente na escolha de uma mistura diferente de atividades para fornecer um produto ou serviço. Posições estratégicas podem surgir de três fontes distintas, que servem de base para o posicionamento:

Posicionamento baseado em variedades: uma empresa pode se especializar em um subconjunto de um produto da indústria (por exemplo, cadeiras de escritório de venda, e não móveis de escritório em geral).

Posicionamento baseado em necessidades: uma empresa pode tentar atender a mais necessidades de um grupo-alvo que os rivais (por exemplo, não só vendem cadeiras de escritório, mas outros móveis de escritório e talvez equipamentos de negócios também).

Posicionamento baseado em acesso: uma empresa pode segmentar clientes acessíveis de diferentes maneiras (por exemplo, apenas vendem cadeiras nos distritos centrais das grandes cidades).

Requisitos de compensação necessários quando duas atividades são incompatíveis. Por exemplo, você vende cadeiras de baixo custo, oferecendo serviços de design e design de escritório altamente personalizados.. As empresas devem garantir que suas atividades sejam coerentes, o que implica abster-se de certas atividades.

A estratégia consiste em escolher o que não fazer, tanto quanto escolher o que fazer.

Outro aspecto importante é como uma organização combina atividades. Ao criar um ajuste entre as atividades, os competidores acham mais difícil imitar a configuração de atividades e recursos que compõem o modelo de negócios de entrega de valor.

Obviamente, a força de uma empresa pode resultar de uma combinação de atividades. Podemos pensar em temas (por exemplo, de baixo custo), que abrangem as atividades. O ajuste estratégico é fundamental não só para a vantagem competitiva, mas também para a sustentabilidade dessa vantagem.

A maior ameaça à estratégia é o desejo de crescer. Os trade-offs estabelecidos pela estratégia parecem limitar o crescimento. Tentando competir em vários níveis ao mesmo tempo cria confusão e prejudica a motivação e o foco organizacional. A solução é crescer ao aprofundar a posição estratégica. Isso significa tornar as atividades ainda mais distintivas, reforçar o ajuste e comunicar a estratégia para novos clientes.

O que é estratégia para as organizações em geral?

Útil, pois as ideias da Porter podem ser nas discussões de planejamento estratégico e na tomada de decisões sobre a estratégia de marketing da empresa, pode não fornecer a resposta abrangente à questão sobre a estratégia necessária para todas as organizações.

Em outros lugares, o planejamento estratégico é visto como um processo sistemático e formalmente documentado para decidir o punhado de decisões-chave de que uma organização, vista como corporativa, completa deve ter direito para prosperar ao longo dos próximos anos. O processo resulta na produção de um plano estratégico corporativo.

Um conjunto de declarações que descrevem o propósito e a conduta ética para uma organização, juntamente com as estratégias específicas projetadas para atingir os objetivos estabelecidos para cada uma dessas.

Então, nós o temos - planejamento estratégico e plano estratégico definido.

Note-se que a definição não se limita ao tipo de "decisões-chave". Eles não são apenas decisões de marketing. Portanto, esta definição de planejamento estratégico é aplicável a organizações não-empresariais, bem como a empresas comerciais. Também permite o fato de que nem todas as decisões estratégicas enfrentadas por uma empresa caem necessariamente na cesta de estratégia de mercado. '

Como distinguir entre "A estratégia " e "plano estratégico"?

Uma estratégia tem cinco elementos essenciais, que a distinguem de todos os outros tipos de planejamento, incluindo, claro, operacional, orçamento, negócios, projeto...

Uma estratégia é "uma decisão que fará uma diferença substancial para o desempenho a longo prazo de uma organização. Inevitavelmente, portanto, apenas um membro muito sênior da administração pode determinar. Além disso, porque ele produz efeitos em um horizonte de longo prazo, uma declaração sobre o risco para uma organização é uma concomitância essencial.

Em outras palavras, qualquer decisão aprovada por um gerente sênior, tem efeitos que são substanciais e de longo prazo, e é acompanhada por uma análise de risco integral é estratégica. A ausência de qualquer um sugere que não é estratégico.

Um Plano Estratégico consiste em um número muito pequeno de decisões estratégicas que, em conjunto, destinam-se a ter um efeito substancial sobre o desempenho a longo prazo de uma organização. Esse plano conterá uma análise de risco integral e será aprovado pelo CEO da organização e, em alguns casos, pelo órgão de governo.

"O Número muito pequeno" pode incomodá-lo. Supondo que seja uma coisa de julgamento: um plano estratégico contendo 20 estratégias pode ser estratégico e certamente deve conter uma grande quantidade de decisões não-estratégicas. Por quê? Porque, segundo a definição acima, as estratégias em um plano estratégico visam ter "um efeito substancial ..." e não é praticamente concebível para um plano estratégico para abraçar 20 estratégias individuais, todas as quais têm um "efeito substancial" desempenho geral.