S & OP

16/08/2019

Última atualização: 31/10/2022

O que é Planejamento de Vendas e Operações (S & OP)?

O que é Planejamento de Vendas e Operações (S & OP)?

S & OP - ou Planejamento de Vendas e Operações - é um processo de gerenciamento de negócios mensal integrado que capacita a liderança a focar nos principais direcionadores da cadeia de suprimentos, incluindo vendas, marketing, gerenciamento de demanda, produção, gerenciamento de estoque e introdução de novos produtos.

De olho no impacto financeiro e nos negócios, o objetivo do S & OP é permitir que os executivos tomem decisões mais bem informadas por meio de uma conexão dinâmica de planos e estratégias em toda a empresa. Frequentemente repetido mensalmente, o S & OP permite o gerenciamento efetivo da cadeia de suprimentos e concentra os recursos de uma organização em fornecer o que seus clientes precisam enquanto permanecem lucrativos.

Quais são as 6 etapas dos processos de S & OP?

Revisão do Produto

Nessa primeira fase, os planejadores envolvidos em P & D, desenvolvimento de produtos e introdução de novos produtos analisam a integridade dos produtos no mercado, examinam os pipelines de produtos e chegam às decisões sobre o planejamento de produtos. Essas decisões podem incluir a definição de datas para nova produção ou desativação para determinar a priorização do projeto e a alocação de recursos.

Revisão de demanda

O objetivo dessa fase é uma previsão irrestrita ou um planejamento de demanda por consenso, incorporando um quadro holístico de demanda independente e dependente. Os fatores que influenciam a demanda independente e dependente podem incluir marketing, introdução de novos produtos, tendências de consumo, hierarquia de produtos e demanda de peças entre fábricas. O plano de demanda de consenso é baseado em uma combinação de vendas, marketing e planos de produtos. A previsão estatística é combinada com a contribuição dos clientes e planos de marketing para estimar, refinar e chegar a um plano de consenso.

Revisão de Suprimento

O objetivo dessa fase é um plano de suprimento que seja sincronizado com o plano de demanda de consenso. O plano de suprimento deve equilibrar o atendimento ao cliente e minimizar o estoque, bem como os custos operacionais. Um plano de produção de linha de base e um plano de capacidade aproximada são desenvolvidos, juntamente com planos de fornecimento alternativos que influenciam as variações de capacidade e demanda. “E se” cenários desempenham um papel fundamental nessa fase do processo, por isso é essencial ter uma plataforma com a capacidade de executá-los usando dados em tempo real.

Revisão Financeira

Sua missão é produzir um conjunto de linhas de base que se tornam ajustes no produto, demanda e revisão de suprimento, juntamente com insumos usados ​​em revisões pré-S & OP e S & OP executivas. Nessa fase, o desempenho financeiro do mês anterior é consolidado para fornecer dados para a análise do ciclo de S & OP do mês atual. O Financeiro é proprietário desse processo e pode incluir diferentes categorias ou visualizações, incluindo produto, localização geográfica, cliente e canal.

Pré-S & OP

O Pré-S & OP é uma série de reuniões conduzida com líderes em vários níveis que demonstram a conectividade de planos entre produto, demanda, suprimento e finanças. Essas reuniões se concentram em torno de uma plataforma baseada na nuvem que abriga todos os planos em um único local. O objetivo do pré-S & OP é identificar as principais lacunas e desconexões e criar estratégias para lidar com esses problemas. Os planos são analisados ​​em painéis compartilhados e a variância versus real é analisada, tendo em mente as metas e os orçamentos.

S & OP Executivo

A fase final do S & OP reúne todos os planos e dados em uma plataforma unificada baseada na nuvem para ser usada em reuniões executivas de S & OP. Os cenários hipotéticos e os riscos associados são analisados ​​e os pontos de decisão são anotados para que a liderança saiba quando precisará fazer as escolhas apropriadas. Todas as principais decisões que não foram resolvidas nas cinco primeiras fases são abordadas nesta fase, as razões para o escalonamento são examinadas e os prazos de decisão são definidos. O objetivo do S & OP executivo é gerar um plano final agregado que é enviado aos proprietários interfuncionais e distribuído a jusante para todas as áreas afetadas.

3 mitos comuns sobre S & OP

Mito 1: As empresas não precisam de uma solução de planejamento para impulsionar um processo eficaz de S & OP

Na verdade, é mais uma questão de encontrar a solução certa para melhorar a eficácia do atual processo de S & OP da sua empresa. De acordo com o relatório, as organizações relutam em adotar software de planejamento de operações e vendas a longo prazo, já que já estão confortáveis ​​com a configuração atual de planilhas e aplicativos de negócios corporativos. Imagine um mundo em que você não tem escolha a não ser acompanhar todos os processos de vendas e operações manualmente em uma planilha. Mas com as planilhas, quão eficiente pode ser o seu negócio? Quanto pode crescer?

Mito 2: S & OP pode ser efetivamente modelado usando uma planilha

Claro que pode, mas o mercado está constantemente mudando e a modelagem em planilhas pode comprometer a capacidade da sua empresa de responder a interrupções. As planilhas são importantes para os negócios e um bom ponto de partida, mas simplesmente não conseguem enfrentar os desafios para ajudar a impulsionar o crescimento e melhorar a lucratividade, pois não conseguem executar cenários hipotéticos ou fornecer uma visualização ultra detalhada de dados.

Mito 3: As cadeias de suprimentos estão se movendo tão rápido que as empresas não têm tempo para planejar

Vamos reformular para o seguinte: "As cadeias de suprimento estão se movendo tão rapidamente que as empresas que não têm a plataforma de planejamento correta não têm tempo para planejar."

Quais são as 4 melhores práticas de S & OP?

Apoio executivo e participação no processo de S & OP

O sinal vital mais importante de S & OP é se o líder executivo está diretamente envolvido no processo participando e fornecendo liderança em cada reunião executiva de S & OP. Nesse contexto, o líder executivo é o líder da organização no cargo de CEO, presidente, diretor administrativo, gerente geral ou proprietário de P & L. O S & OP é bem-sucedido porque alinha o planejamento entre as funções para atender aos objetivos da empresa e melhorar o desempenho. Compromisso é frequentemente necessário entre áreas funcionais e, às vezes, líderes funcionais podem discordar sobre a melhor abordagem.

Setor de S & OP totalmente multifuncional

O sucesso do S & OP depende da participação de todos os líderes funcionais para fornecer um esforço sincronizado para atingir os objetivos da empresa. A ausência de qualquer área funcional do processo de S & OP prejudica a capacidade de fornecer valor ao cliente e desempenho financeiro. As consequências de um lugar vazio de S & OP aparecem de muitas maneiras, dependendo do proprietário do banco e podem resultar em pouca coordenação na introdução de novos produtos, vendas inesperadas, promoções inesperadas, restrições materiais ou restrições de capacidade.

Praticando resolução de problemas construtivos

Por sua própria natureza, o S & OP produz discordância. Afinal, é o processo de desenvolvimento dos planos táticos necessários para alcançar a estratégia corporativa. Os chefes funcionais certamente terão opiniões diferentes sobre a melhor abordagem.

A tecnologia está atrasando você?

A seleção de uma solução S & OP normalmente inclui uma avaliação inicial de critérios funcionais e técnicos para determinar o que a solução faz e se ela atende aos requisitos da empresa. Mais difícil de avaliar, mas igualmente importante, é a questão de como uma solução funciona e como ela se encaixa nas operações comerciais exclusivas de uma empresa. O sucesso de uma solução de S & OP depende de sua capacidade de ativar, em vez de ditar, as operações de negócios.

5 pontos a considerar ao avaliar o software S & OP

Compromisso de processo: Coloque alta prioridade no ajuste da solução às suas operações comerciais. Dependendo do tipo de solução, mais tempo pode ser necessário para a confirmação do ajuste.

Facilidade de implantação: Tempos de implementação mais longos aumentam o risco de que a solução estará desatualizada após a conclusão devido a mudanças nas condições ou oportunidades de negócios. Minimize o tempo para o valor nas fases de seleção da solução e planejamento do projeto.

Facilidade de mudança: A tecnologia deve flexionar-se com o negócio ou se torna um ponto de fricção e desacelera o negócio. Seja cauteloso se modificações menores exigirem mais de uma hora para entrar em produção.

Administração de usuários de negócios: As soluções modernas podem ser administradas por um usuário corporativo sem suporte significativo da TI. Esse é um desenvolvimento bem-vindo, já que a maioria dos departamentos de TI opera em capacidade. Evite uma solução se os recursos técnicos forem necessários para a administração do aplicativo.

Nenhum pedido de alteração: O autoatendimento do usuário empresarial elimina a necessidade de pedidos de alteração para o provedor de tecnologia ou para o integrador de sistemas. As requisições de mudança são caras e demoradas e colocam um processo formal de justificação e aprovação entre você e flexibilidade.

Blogs relacionados