Carreira

14/10/2019

Última atualização: 31/10/2022

O que é trabalho fantasma? Como fazê-lo funcionar para sua empresa?

O que é trabalho fantasma? Como fazê-lo funcionar para sua empresa?

O trabalho fantasma está alimentando sozinho a economia digital, pois vários profissionais sem nome estão fornecendo serviços nos bastidores de muitas empresas. O trabalho fantasma é o que a antropóloga Mary L. Gray chama de trabalho invisível que alimenta a plataforma de tecnologia. Mary cunhou o termo em seu livro de mesmo nome e está se referindo a uma nova classe de trabalhadores que trabalham para organizações de tecnologia, geralmente sem nenhum reconhecimento. Eles também precisam tolerar escalas salariais precárias e nenhum benefício.

Por exemplo, todos nós usamos assistentes de voz em nossos telefones para fazer consultas o tempo todo. No entanto, esses sistemas exigem que muitos dados sejam classificados e limpos constantemente. O preenchimento dos campos de dados, a rotulagem e a atualização de novas informações são realizadas por dezenas de trabalhadores manuais. Como parece, a internet tem suas próprias fábricas.

Mas, trabalho fantasma não é apenas outro nome para freelancer?

Sim e não. Na maioria das vezes, o trabalho fantasma inclui trabalhos como entrada de dados, preenchimento de pesquisas, tradução, pesquisa na web etc. Embora os freelancers possam fazer um trabalho fantasma, nem todos eles escolherão. O freelancer pode incluir trabalhos creditados e não creditados.

O trabalho fantasma no vernáculo moderno, por outro lado, cai em uma área cinzenta onde o trabalhador não é creditado por seu trabalho, mas às vezes também não é compensado adequadamente por ele. Alguns tipos de trabalhos também podem ser "fantasma". Por exemplo, trabalhos de entrada de dados ou rotulagem manual serão difíceis de serem creditados a uma determinada pessoa.

Isso não quer dizer que "fantasmas" seja sempre uma má ideia. Alguns dos romances e autobiografias mais famosos foram escritos por escritores fantasmas. No entanto, nesses casos, os escritores são sempre bem remunerados e podem exibir seu trabalho (com a permissão do cliente) para clientes em potencial.

Por que o trabalho fantasma é realmente uma coisa boa?

Diante de tudo isso, o trabalho fantasma parece uma péssima ideia. No entanto, a questão central aqui é como os trabalhos fantasmas estão sendo manipulados, não o trabalho em si. Há muitos empregos que uma empresa pode terceirizar para pessoas localizadas fora de sua vizinhança imediata e economizar por não ter que contratar e treinar funcionários em período integral.

Uma empresa não precisa mais investir em infraestrutura dispendiosa, precisa pagar apenas por tarefas produtivas e pode encontrar rapidamente a combinação certa para sua organização, testando vários candidatos por uma fração do custo de um funcionário em período integral. Esse modelo é especialmente útil para startups que estão sempre em desvantagem financeira.

Também vale a pena para o trabalhador, pois ele não está vinculado a nenhuma empresa, pode definir seu próprio horário e usar qualquer equipamento em que esteja confortável trabalhando. Pendulares também não é mais um problema e as pessoas podem ganhar o quanto quiserem. A moderna economia de trabalhos temporários está prosperando exatamente porque o resultado final é uma melhor colaboração entre empregadores e trabalhadores em todo o mundo.

Problemas enfrentados pelos trabalhadores fantasmas

Saiba que os trabalhadores da economia de trabalhos temporários estão bem cientes das desvantagens de seu estilo de trabalho. A ideia de uma força de trabalho contingente está estabelecendo um precedente doentio, onde as empresas classificam seus trabalhadores fantasmas como contratados independentes, negando-lhes os mesmos salários e benefícios que os funcionários regulares comandarão.

Por sua vez, isso afeta a segurança do trabalhador e pode incentivar a exploração. É muito comum ver trabalhadores fantasmas e freelancers concluírem seu trabalho e, em seguida, aguardar incessantemente que suas faturas sejam pagas ou, pior, não receberem nada porque a empresa com a qual trabalhavam foi adquirida ou teve uma mudança de gerenciamento. Claro, eles podem assinar acordos digitais, mas como um trabalhador estrangeiro litiga contra uma quebra de contrato em outro país? Claramente, o campo de jogo é inclinado a favor do empregador.

Como a economia de trabalhos temporários ainda está em desenvolvimento, muitas dessas barreiras precisarão ser negociadas antes que uma associação equitativa entre empregadores e funcionários possa ser estabelecida. Então, o que sua empresa pode fazer para integrar o trabalho fantasma em suas operações sem nenhuma das desvantagens acima mencionadas?

Para iniciantes, considere entender as prioridades, expectativas e desafios dos trabalhadores fantasmas. Provavelmente, eles estão procurando empregos bem remunerados e estão preocupados com o fato de o trabalho existente poder terminar a qualquer momento ou não resultar em outro.

Como gerenciar o trabalho fantasma?

Pode parecer difícil de acreditar, mas você pode usar a situação acima mencionada para sua vantagem. Lembre-se de que o problema não é um trabalho fantasma, é como está sendo implementado. Se seus concorrentes não estão dispostos a fazer uma tentativa séria de valorizar os trabalhadores, você pode avançar à frente deles, oferecendo uma melhor experiência e uma compensação justa. Ao fazer isso, você pode atrair trabalhadores de alta qualidade para sua organização. Considere o seguinte ao integrar trabalhadores fantasmas:

Ofereça compensação justa

Muitas vezes, o trabalho fantasma envolve tarefas que podem não oferecer muito valor intrínseco. Como você sem dúvida estará economizando ao optar por trabalhadores temporários ou mesmo estrangeiros, considere gastar um pouco mais em salários. É sabido que o custo de uma má contratação é bastante alto e isso se aplica também à economia de trabalhos temporários. Se os trabalhadores fantasmas receberem baixos salários, terão que assumir vários empregos para sobreviver. Isso, por sua vez, fará com que eles se apressem nas tarefas e inevitavelmente se esgotarão rapidamente, afetando sua produtividade e aumentando as taxas de erro. Uma maneira melhor será garantir a lealdade de alguns trabalhadores fantasmas selecionados, oferecendo salários e benefícios competitivos.

Faça com que um fantasma trabalhe com um processo de integração específico

Simplesmente esperar no Freelancer ou no Fiverr e seguir as primeiras opções pode não funcionar bem a longo prazo. Além de entrevistar e fazer referência cruzada, considere conectar seus trabalhadores fantasmas a outras pessoas em seu escritório. Isso os ajudará a se sentirem valorizados e não hesitarão em pedir ajuda quando estiverem presos. Além disso, considere compartilhar todos os documentos de que precisam com eles. Guias de estilo, perguntas frequentes, artigos e postagens no blog são ótimas maneiras de compartilhar seu conhecimento com sua equipe fantasma.

Crie o ambiente digital certo

Enquanto trabalhadores independentes preferem usar suas próprias ferramentas, reunir muitos exigirá que você forneça uma solução para a falta de um fluxo de trabalho simplificado. Felizmente, as ferramentas de produtividade baseadas na nuvem permitem que você colabore com os membros da equipe, independentemente de onde eles estejam.

Incentive perguntas

Ao lidar com o trabalho fantasma, sua principal preocupação é o anonimato. Todo o processo parece opaco, o que pode causar desconfiança. Para garantir que isso nunca aconteça, peça aos membros da sua equipe que façam perguntas livremente. Quanto melhor eles entenderem o seu negócio, mais bem orientados serão seus esforços. Eles também serão menos propensos a cometer erros e acertar na primeira tentativa.

Claro, você não precisa fazer tudo sozinho. A automação de processos permite que você coloque o máximo possível no piloto automático sem sacrificar a qualidade.

Derrube a indiferença

A Internet sem dúvida criou mais oportunidades do que jamais poderíamos imaginar. Mas, a desgraça de trabalhar com alguém atrás da tela do computador é que a impassibilidade inevitavelmente se aproxima. Paradoxalmente, quanto mais conectados nos tornamos, mais isolados nossos relacionamentos parecem estar ficando. As tarefas atribuídas como trabalho fantasma podem parecer triviais no grande esquema das ambições de uma empresa, mas sua sobrevivência depende também da conclusão bem-sucedida. Lembrar constantemente a nós mesmos que as pessoas com quem trabalhamos on-line são tão reais quanto as próximas a nós serão essenciais para fazer a economia digital funcionar.