O que são o Green Belt e o Black Belt do Six Sigma?
Como surgiu a necessidade por profissionais com certificação Six Sigma?
Nos últimos anos, juntamente com a economia da recessão, mais e mais indústrias de negócios não só descobriram o que são Green Belt e Black Belt, como também estão aproveitando o que é conhecido como métodos de treinamento Six Sigma. Um profissional treinado nessa estratégia, também conhecido como "belt", é totalmente qualificado nesses procedimentos em um determinado nível e trabalha dentro de uma empresa para realizar determinadas tarefas.
Existem literalmente centenas, senão milhares, de empresas atualmente contratando Green Belts Six Sigma em um esforço para melhorar todas as áreas de negócios. Por exemplo relações com clientes, processamento e até lucros. Ou seja, a certificação do Green Belt não só beneficia a pessoa que o detém, mas também a empresa que o contrata.
Afinal, com o trabalho de um Green Belt, todos os níveis de funcionamento e trabalho em equipe tornam-se coesos e garantem melhorias drásticas.
Quem mais procura esses profissionais?
Todos os líderes, em suas respectivas indústrias, que treinaram ou contrataram profissionais do Seis Sigma para seus negócios, viram uma ótima melhoria em muito pouco tempo. Na verdade, muitos acreditam que este método seja uma das maneiras mais rápidas e eficazes de transformar o calibre de gerenciamento dentro de qualquer empresa.
Mas é importante frisar que existem diferentes níveis de Certificação Six Sigma, sendo o Black Belt, o Green Belt e o Yellow Belt os três principais. Os Green Belts mais especificamente aprendem os fundamentos basilares do programa Seis Sigma, os quais lhes permitem efetiva e eficientemente melhorar a satisfação geral do consumidor. Mas não só: tudo isso dentro de um curto período de tempo e refletindo em maiores e melhores margens de lucro.
Os métodos de produção também podem se beneficiar das habilidades de Green Belt. Neste aspecto, a melhoria mais importante é a diminuição dos produtos defeituosos durante o processo de montagem e processamento. Além disso, o papel do Green Belt no Seis Sigma inclui a responsabilidade de ser o principal "membro" da operação. Afinal, são eles os responsáveis pela maior parte da coleta de dados e "trabalho" real que é feito para alcançar um bom resultado. Já os Black Belts, por sua vez, estão lá para liderar o time e para orientar e delegar tarefas para outros. Por fim, os Yellow Belts desempenham a função de dar o suporte necessário aos Green Belts e trabalhar como funcionários auxiliares.
Como funciona a carreira em Lean Seis Sigma?
Com tantas coisas positivas que podem surgir do processo Six Sigma no geral, não é de admirar que tantos gerentes e empresários estejam se interessando por esse treinamento. Portanto, eles estão querendo contratar profissionais que já possuem a certificação ou, ainda, incentivando um plano de carreira, buscam candidatos para a certificar-se e assumir o cargo de dentro da própria empresa. Aliás, o Seis Sigma funciona melhor quando é implantado em toda a organização de cima para baixo.
Ainda não possui certificação Lean Six Sigma e não sabe por onde começar? Você pode iniciar o processo de certificação no nível do White Belt. Com ele, você entenderá mais sobre os conceitos básicos da metodologia e será capaz de estruturar projetos de baixa complexidade, desenvolvendo e implementando soluções para resolução de problemas. Confira nosso curso gratuito de Certificação White Belt FM2S:
No entanto, quando falamos de consultoria ou treinamento em 6 sigma três nomes sempre vêm à cabeça: green belts, black belts e master black belts. Mas afinal, o que isto significa e quais são suas diferenças? Vamos utilizar este post para explicar as principais diferenças neste modelo de graduação de pessoas copiado do caratê.
Quem são os Green Belts?
Green Belts são usualmente colaboradores que receberam um treinamento suficiente em 6 Sigma. Isso os habilita a participarem em equipes de melhoria ou, dependendo da organização, trabalhar individualmente num projeto de menor porte.
Em algumas companhias, os black belts e especialmente os master black belts ocupam funções nas quais dedicam-se ao 6 Sigma em tempo integral. Nesses casos, espera-se que orientem vários times de melhoria de uma só vez. Inclusive, frequentemente espera-se que os black belts concluam um certo número de melhorias de processo m um determinado período de tempo ou economizem um determinado volume financeiro por meio da redução de defeitos. Uma definição precisa do trabalho dos black belts e dos master black belts pode variar dependendo das necessidades da organização. Além do estágio de desenvolvimento de sua estrutura, indo da funcional completa para a totalmente projetizada.
Quem são os Black Belts?
Originalmente usado na Motorola, no despertar do 6 Sigma, o termo black belt nasceu para classificar alguém que orientava ou liderava uma equipe de melhoria 6 Sigma. Dessa forma, os black belts geralmente eram treinados por várias semanas para analisar processos e conduzir equipes, desenvolvendo importantes habilidades neste período.
Já para empresas da área técnica e de manufatura, o treinamento dos black belts incluía uma sólida dose de ferramentas estatísticas como amostragem, análise multivariada e planejamento de experimentos. Por fim, para as empresas de áreas relacionadas a serviços e negócios, uma menor ênfase era dada a essas áreas, priorizando, por outro lado, mapeamento e análise de processos além da utilização de algumas ferramentas como o diagrama causa-efeito, histogramas e gráficos de Pareto.
Quem são os Master Black Belts?
Master Black Belt é quem recebeu um profundo treinamento em ferramentas estatísticas e de melhoria de processos. Ele exerce um papel semelhante ao do black belt, mas trabalha com um número maior de equipes. Normalmente, os Master Black Belts têm amplas experiências em gerenciamento de sucesso de várias equipes. Além disso, em algumas empresas os Master Black Belts atuam como consultores em gerenciamento de mudanças para o conselho administrativo e outros gerentes.
Mas o que é melhoria de processo, mesmo?
Melhoria de Processo basicamente significa desmembrar todas as atividades e procedimentos da sua empresa e identificar onde você pode implementar eficiências e aprimoramentos. A melhoria do processo deve ser realizada durante o desenvolvimento organizacional regular e quando os negócios são reestruturados.
Os profissionais Lean Seis Sigma, portanto, identificam, analisam e aprimoram os processos de negócios existentes para atender a novos padrões ou metas, modificando ou eliminando um processo ou complementando os subprocessos. Depois de tomar decisões sobre o que alterar, faça uma análise sobre quaisquer melhorias tangíveis.
No entanto, a melhoria de processos é mais complexa e desafiadora do que muitos gerentes imaginam e requer o uso de uma abordagem sistemática com uma das metodologias disponíveis.
Além disso, os profissionais de melhoria de processos devem sempre incorporar princípios de gerenciamento de mudanças, para que possam ter uma maneira sistemática de lidar com quaisquer mudanças de processo. O gerenciamento de mudanças busca garantir que quaisquer alterações feitas nos processos sejam implementadas corretamente e que seus benefícios sejam alcançados ao longo do tempo.
Como utilizar a metodologia Six Sigma?
A melhoria é uma mentalidade, não uma atividade única. Como mentalidade, as atividades se tornam parte do fluxo de trabalho regular. Faça disso uma prática, não um evento único. Para obter melhores resultados, pratique a mudança em toda a empresa. Até porque todas as partes devem estar dispostas a revisar regularmente o fluxo de trabalho para obter melhorias. Sem toda a empresa a bordo, existe até o risco de que as otimizações em um departamento realmente façam com que outro departamento se torne menos eficaz.
Sua empresa agregará mais valor mais rapidamente. Usando uma abordagem sistemática e científica para a melhoria de processos, você notará que sua empresa pode oferecer melhores resultados em um período mais curto. A prova está nas métricas.