Análise de dados

18/12/2019

Última atualização: 31/10/2022

Os dashboards de KPI de amanhã serão seu chefe

Os dashboards de KPI de amanhã serão seu chefe

À medida que os dashboards de KPI evoluem, eles estão transformando a maneira como os executivos se gerenciam.

Em consonância com as tecnologias existentes, as ambições conceituais e técnicas dos dashboards vêm crescendo constantemente. É nesse sentido que as organizações mais sofisticadas orientadas a KPIs procuram constantemente maneiras de obter maior valor e insights de seus KPIs - e assim vai-se construindo o KPI de amanhã.

Expandir como as pessoas se envolvem e interagem com os dashboards expandirá como elas se envolvem e interagem com os KPIs. Isso é poderoso. Já que, segundo a definição contemporânea, “Um dashboard é uma exibição visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos, consolidada e organizada em uma única tela para que as informações possam ser monitoradas rapidamente”. Mas a inovação de dispositivos multimídia simultaneamente estende e subverte esse design: os infográficos do dashboard simplesmente começaram a refletir e respeitar o potencial interativo.

Tão certo quanto a inovação em automação e autonomia reformularão o design de dashboards de aviões e automóveis, o aprendizado de máquina e os algoritmos de IA reinventarão a forma como os dashboards de KPI podem orientar as organizações. Os dashboards estão se tornando mais inteligentes, mais antecipadores e mais personalizados. O visual permanece vital, mas é apenas uma parte de um ecossistema da plataforma KPI.

A Netflix-zação dos Dashboards de KPI

As mesmas técnicas e tecnologias que transformaram a exibição de vídeo transformarão o envolvimento do KPI. Os dashboards de KPI serão projetados para aprender explicitamente sobre seus usuários, fazer recomendações baseadas em dados e, assim, incentivar que o KPI seja assistido compulsivamente. Mais de 60% dos participantes da pesquisa da Netflix, por exemplo, dizem que a assistem regularmente. Que parte da gerência sênior o KPI pode vigiar em busca de melhores ideias e decisões? Quando configurados adequadamente, os KPIs - individual e coletivamente - tornam-se um conteúdo envolvente que analisa CFOs, CMOs e placas. Você pode exibir dashboards da Netflix destacando - ou até animando - sequências específicas de KPI: deslize para a esquerda para KPIs que atendam às expectativas; deslize para a direita para aqueles que exigem revisão adicional; toque duas vezes para reproduzir seus últimos 10 dias. São técnicas de engenharia de recursos e algoritmos de sistema de recomendação que tornam isso possível.

A personalização contínua - e não apenas de conteúdo - é central no sucesso da Netflix. A Netflix rastreia assiduamente as interações do usuário. Uma "visualização" que descreve uma coleção de eventos é criada sempre que um assinante começa a assistir a um filme ou episódio de TV. Enquanto o sistema da Netflix coleta sinais em todas as visualizações para determinar se os espectadores estão de fato assistindo ao programa. O sistema também rastreia pesquisas individuais, classificações, dados de geolocalização, informações do dispositivo, comportamento de navegação, hora do dia e semana, quando os programas são abandonados e quando eles pausam ou avançam rapidamente.

Os dados e metadados dos KPIs Netflix-zados devem ser úteis na avaliação de como os gerentes monitoram de forma confiável os KPIs. Assim vários tipos de inovação no dashboard de KPIs não apenas se tornam possíveis, mas desejáveis.

Dashboards de KPI como sistemas de recomendação

Os dados de visualização da Netflix fortalecem as recomendações excepcionalmente bem-sucedidas da plataforma. "Setenta e cinco por cento dos usuários selecionam filmes com base nas recomendações da empresa", observa um cientista sênior de dados da Netflix, "e a Netflix quer aumentar esse número ainda mais".

Tecnicamente, não há razão para que os sistemas de recomendação não possam priorizar, personalizar e contextualizar KPIs da mesma forma para obter a atenção dos executivos: os que observam essas pontuações de promotor líquido olham para esses clientes. Os gerentes que monitoram esse KPI de marketing estratégico podem estar interessados ​​em visualizá-los com um olhar financeiros e funcional. Quando esse KPI diminuir em mais de 10% em uma semana, ajuste as expectativas para esses KPIs em 5% no próximo mês.

O objetivo aqui não é convencer os usuários a experimentar novos programas, mas expor os gerentes a novos relacionamentos de KPI que eles poderiam ter perdido. Seus dashboards aprendem com o tempo a personalizar os conjuntos de KPI mais interessantes e relevantes. Quão valioso isso pode ser? Os recomendadores de dashboard de KPI comprometidos pela Netflix são bem-sucedidos quando gerentes e executivos descobrem insights ​​com potencial de mudança de idéia e comportamento.

Dashboards de KPI como "Cutucadas"

Como as organizações podem ajudar a garantir que seus funcionários usem os dashboards de KPI de maneira eficaz? A pesquisa sobre economia comportamental ganhadora do Prêmio Nobel sugere que os dashboards podem ser projetados para "induzir" os usuários a revisar e responder produtivamente aos KPIs. Ou seja, eles podem ser apresentados de maneira a melhorar os resultados para os gerentes e para a empresa. Em vez de simplesmente exibir informações, os dashboards podem gerar melhores comportamentos.

“Uma cutucada é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de maneira previsível, sem proibir nenhuma opção ou alterar significativamente seus incentivos econômicos”, observam Cass Sunstein, professor da Harvard Law School e Richard Thaler, economista ganhador do Prêmio Nobel de 2017. Uma cutucada no dashboard do KPI pode ser, por exemplo, um botão de compartilhamento que facilita o envio de um KPI - com um comentário ou anotação - ou um padrão que envia um resumo, com data e hora, de todas as suas atividades relacionadas ao dashboard de KPI para sua caixa de entrada no final do dia ou no início da jornada de trabalho seguinte, se for mais eficaz. Incentivar o engajamento construtivo com os KPIs sem coerção evidente é o objetivo.

Críticos e defensores de cutucadas frequentemente descrevem o conceito como um exemplo de paternalismo libertário - ou seja, os indivíduos são cutucados em relação a escolhas que são normativamente de seu interesse, sem realmente limitar a escolha. Dito isso, mais organizações orientadas a comando e controle podem considerá-las "empurrões" digitais para garantir ou reforçar a conformidade com os KPIs. A crescente onipresença do KPI garante que as arquiteturas de escolha se tornem dramaticamente mais importantes para influenciar o comportamento gerencial. Os dashboards de KPI tornam-se "catedrais de decisão" para os arquitetos escolhidos.