O que você precisa saber para implantar o Seis Sigma?
Seis Sigma é um processo altamente disciplinado que nos ajuda a focar no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços quase perfeitos.
Quais são as características do Seis Sigma?
- O objetivo da Seis Sigma é eliminar o desperdício e a ineficiência, aumentando assim a satisfação do cliente, por oferecer aquilo que o cliente espera.
- Segue uma metodologia estruturada e definiu funções para os participantes.
- É uma metodologia baseada em dados e requer uma coleta precisa de dados para os processos que estão sendo analisados.
- É sobre colocar resultados em Demonstrações Financeiras.
- É uma abordagem estruturada e orientada a negócios para:
- Melhorar processos
- Reduzir defeitos
- Reduzir a variabilidade do processo
- Reduzir custos
- Aumentar a satisfação do cliente
- Aumentar os lucros
A palavra Sigma é um termo estatístico que mede até que ponto um determinado processo se desvia da perfeição.
A ideia central por trás do Seis Sigma: Se você pode medir quantos "defeitos" você tem em um processo, você pode descobrir de forma sistemática como eliminá-los e obter o máximo possível de "zero defeitos" e, especificamente, significa uma taxa de falha de 3,4 partes por milhão ou 99,9997% perfeito.
Quais são os conceitos-chave do Seis Sigma?
No seu núcleo, o Seis Sigma gira em torno de alguns conceitos-chave.
- Crítico para Qualidade (CTC ou CTQ): Atributos mais importantes para o cliente.
- Defeito: não entregar o que o cliente deseja.
- Capabilidade do processo: o que seu processo pode fornecer.
- Variação: o que o cliente vê e sente.
- Operações estáveis: garantindo processos consistentes e previsíveis para melhorar o que o cliente vê e sente.
- Design para Seis Sigma: projetando para atender às necessidades do cliente e capacidade de processo.
Nossos clientes sentem a diferença, não a média. Então, o Seis Sigma concentra-se primeiro na redução da variação do processo e, em seguida, na melhoria da capabilidade do processo.
Quais sãos os mitos sobre Seis Sigma?
Existem vários mitos e mal-entendidos em torno do Seis Sigma. Alguns deles estão listados abaixo:
- Apenas se preocupa com a redução de defeitos
- É um processo de produção ou engenharia
- Não pode ser aplicado às atividades de engenharia
- Usa estatísticas difíceis de entender
- É apenas treinamento
Quais os benefícios do Seis Sigma?
Oferece seis grandes benefícios que atraem empresas:
- Gera sucesso sustentado
- Define uma meta de desempenho para todos
- Melhora o valor para os clientes
- Acelera a taxa de elaboração de melhorias
- Promove aprendizagem e melhoria cruzada
- Executa mudanças estratégicas
Qual a origem do Seis Sigma?
Originou-se na Motorola no início da década de 1980, em resposta a uma meta de redução de 10X nos níveis de falha do produto em 5 anos. O engenheiro Bill Smith inventou o Seis Sigma, mas morreu de um ataque cardíaco na cafeteria da Motorola em 1993, sem conhecer o alcance dos resultados e da polêmica que ele havia provocado.
O Seis Sigma baseia-se em várias teorias de gerenciamento de qualidade (por exemplo, 14 pontos de gerenciamento da Deming, 10 etapas de Juran para obter qualidade).
Quais são os três elementos-chave do Seis Sigma?
- Clientes
- Processos
- Empregados
Os clientes
Os clientes definem a qualidade. Eles esperam desempenho, confiabilidade, preços competitivos, entrega no prazo, serviço, processamento de transações corretos e muito mais. Isso significa que é importante fornecer o que os clientes precisam para obter prazer no atendimento das suas necessidades.
Os Processos
Definir processos, bem como definir suas métricas e medidas é o aspecto central do Seis Sigma. Em uma empresa, a qualidade deve ser vista da perspectiva do cliente e, portanto, devemos olhar para um processo definido do lado de fora. Ao entender o ciclo de vida da transação, as necessidades e processos do cliente, podemos descobrir o que eles estão vendo e sentindo. Isso dá a chance de identificar áreas fracas em um processo, para assim melhorá-las.
Os Empregados
Uma empresa deve envolver todos os seus funcionários no programa Seis Sigma. A empresa deve fornecer oportunidades e incentivos para que os funcionários concentrem seus talentos e a capacidade no satisfazer dos clientes. É importante para o Seis Sigma que todos os membros da equipe tenham um papel bem definido com objetivos mensuráveis.
Como é a estrutura organizacional para o Seis Sigma?
Sob um programa Seis Sigma, os membros de uma organização recebem papéis específicos, cada um com um título. Este formato altamente estruturado é necessário para implementar o Seis Sigma em toda a organização.
Quais são as sete responsabilidades específicas em um programa Seis Sigma?
Liderança
Uma equipe ou conselho de liderança define as metas e objetivos no processo Seis Sigma. Assim como um líder corporativo estabelece um tom e um curso para alcançar um objetivo, o conselho Seis Sigma define os objetivos a serem abordados pela equipe. Aqui está a lista de responsabilidades do Conselho de Liderança:
- Define o objetivo do programa Seis Sigma
- Explica como o resultado irá beneficiar o cliente
- Define um cronograma de trabalho e prazos intermediários
- Desenvolve um meio para revisão e supervisão
- Apoia membros da equipe e defende posições estabelecidas
Patrocinador
Os patrocinadores Seis Sigma são indivíduos de alto nível que entendem o Seis Sigma e estão empenhados em seu sucesso. O indivíduo na função de patrocinador atua como um solucionador de problemas para o projeto Seis Sigma em andamento. O Seis Sigma é geralmente liderado por um champion de alto nível de tempo integral, como um vice-presidente executivo.
Os patrocinadores são proprietários de processos e sistemas, que ajudam a iniciar e coordenar atividades de melhoria Seis Sigma em suas áreas de responsabilidades.
Líder de Implementação
A pessoa responsável pela supervisão do esforço da equipe Seis Sigma, que apoia o conselho de liderança, assegurando que o trabalho da equipe seja completado da maneira desejada, é o líder da implementação.
Sua função é assegurar o sucesso do plano de implementação e resolver os problemas à medida que surgem. Também é sua responsabilidade, treinar conforme necessário e ajudar os patrocinadores a motivar a equipe.
Treinador (Coach)
O treinador é um especialista ou consultor do Seis Sigma que define um cronograma, define o resultado de um projeto e intermedia o conflito ou a resistência ao programa.
Os deveres incluem trabalhar como intermediário para o patrocinador e a liderança, agendando o trabalho da equipe, identificando e definindo os resultados desejados do projeto, mediando desentendimentos, conflitos e resistência ao programa e identificando o sucesso conforme ele ocorre.
Líder do Time
É um indivíduo responsável por supervisionar o trabalho da equipe e por atuar como intermediário com o patrocinador e os membros da equipe. As responsabilidades incluem a comunicação com o patrocinador na definição dos objetivos do projeto.
Para isso, o líder irá investir seu tempo escolhendo e auxiliando os membros da equipe, mantendo o projeto agendado e acompanhando os passos no processo conforme eles são concluídos.
Membro da equipe
Um funcionário que trabalha em um projeto Seis Sigma, com tarefas específicas dentro de um projeto, e que tem prazos para alcançar os objetivos específicos do projeto. Os membros da equipe executam tarefas específicas do Seis Sigma e trabalham com outros membros, dentro de um cronograma definido do projeto, para alcançar objetivos especificamente identificados.
Proprietário do processo
O indivíduo que assume a responsabilidade por um processo após uma equipe Seis Sigma completar seu trabalho.
Definições ampliadas dos Belts
A atribuição de cores dos belts para vários papéis é derivada da fonte óbvia, das artes marciais. Com base em experiência, as seguintes funções evoluíram ao longo dos anos.
NOTA: Os nomes das faixas são uma ferramenta para definir níveis de experiência. Eles não alteram ou substituem as funções organizacionais no processo Seis Sigma.
Black Belt
A pessoa que possui esse cinto alcançou o nível de habilidade mais alto e é um especialista experiente em várias técnicas. Conforme aplicado ao programa Seis Sigma, o indivíduo designado como Black Belt completou um programa de treinamento interno completo e tem experiência em vários projetos.
O portador do black belt geralmente recebe o papel de líder da equipe, a pessoa responsável pela execução e agendamento.
Master Black Belt
Uma pessoa que lida com a equipe ou sua liderança. Porém não é um membro direto da própria equipe. Isso pode ser equivalente ao papel desempenhado pelo treinador, ou para projetos mais técnicos e complexos.
O Master Black Belt está disponível para responder questões processuais e para resolver os problemas técnicos que surgiram.
Green Belt
A designação do Green Belt também pode pertencer ao líder da equipe ou a um membro da equipe que trabalha diretamente com o líder da equipe. Um Green Belt é menos experiente do que um Black Belt, mas é lançado em um papel-chave dentro da equipe.
Seis Sigma é certo para você?
Há uma série de questões e fatos essenciais que você precisa considerar para ver se vale a pena sugerir a sua empresa para encabeçar um Programa Seis Sigma:
- O objetivo estratégico é claro para a empresa?
- O negócio é saudável o suficiente para atender às expectativas dos analistas e investidores?
- Existe um tema ou visão forte para o futuro da organização que é bem compreendida e comunicada de forma consistente?
- A organização é boa em responder eficaz e eficientemente a novas circunstâncias?
- Avaliando os resultados gerais do negócio.
- Avaliando com que eficiência nos concentramos e atendemos aos requisitos dos clientes.
- Avaliando com que eficácia estamos operando.
- Quão eficazes são os seus atuais sistemas de gerenciamento de mudanças?
- Quão bem são gerenciados seus processos multifuncionais?
- Que outros esforços ou atividades de mudança podem entrar em conflito ao apoiar a iniciativa Seis Sigma?
- Exige investimentos. Se você não pode fazer aportes para o retorno futuro, então talvez seja melhor ficar longe.
- Se você já possui uma oferta forte, eficaz, de desempenho e de melhoria de processo, então por que você precisa do Seis Sigma?
Poderia haver muitas perguntas a serem respondidas para ter uma avaliação completa antes de decidir se você deveria seguir com o Seis Sigma ou não. Isso pode precisar de tempo e uma consulta completa com especialistas para tomar uma decisão melhor.
Qual é o custo da implementação do Seis Sigma?
Alguns dos itens de orçamento Seis Sigma mais importantes podem incluir o seguinte:
- Folha de pagamento direta para os indivíduos dedicados ao esforço em tempo integral.
- Pagamento indireto pelo tempo dedicado por executivos, membros da equipe, proprietários de processos e outros, envolvidos em atividades como coleta de dados e medição.
- Valor do treinamento e consultoria para ensinar as habilidades Seis Sigma e obter apoio sobre como fazer esforços com sucesso.
- Custo de implementação de melhoria.
Como fazer o Startup do Programa Seis Sigma?
A implantação dentro de uma organização é um grande passo e envolve muitas atividades, incluindo definir, medir, analisar, melhorar e controlar as fases. Aqui estão algumas etapas, que são necessárias para uma organização no momento de iniciar a implementação do Seis Sigma:
- Planeje sua própria rota: pode haver muitos caminhos para o Seis Sigma, mas o melhor é o que funciona para sua organização.
- Defina seu objetivo: é importante decidir o que deseja alcançar e as prioridades que são importantes.
- Fique atento ao que é viável: configure seus planos para que eles possam combinar suas influências, recursos e escopo.
- Prepare seus Líderes: eles são obrigados a apoiar e orientar o Esforço Seis Sigma.
- Crie a organização Seis Sigma: isso inclui a preparação de Black Belts e outros papéis, atribuindo-lhes suas responsabilidades.
- Treine a organização: além de ter Black Belts, é obrigado disseminar treinamento do Seis Sigma a todos os funcionários da organização (White Belt).
- Pilote o esforço Seis Sigma: pode ser aplicada a qualquer aspecto, incluindo soluções derivadas de projetos de melhoria de processos ou redesenho de projetos.