Gestão de Equipes

12/05/2023

Última atualização: 04/02/2025

Planejamento estratégico, tático e operacional

O planejamento organizacional pode ser dividido em três níveis básicos: estratégico, tático e operacional. Cada um desses tem um objetivo principal e um grau de detalhamento diferente, assim garante que a organização funcione de maneira eficiente e estruturada. 

Neste Blog, separamos tudo o que você precisa saber sobre planejamento estratégico, tático e operacional. Considerando conceitos, diferenças e exemplos de como isso é aplicado nas empresas. 

3 níveis de planejamento: importância 

Os três níveis de planejamento organizacional incluem o estratégico, tático e operacional. Sendo que cada um deles tem um impacto nos negócios. 

Dessa forma, o planejamento estratégico é voltado para a orientação da rota que a empresa irá seguir. Enquanto isso, o tático promove o desdobramento dessa visão, transformando-a em planos de ação menores. 

Ao final, o planejamento operacional faz com que aquilo que foi definido seja executado. 

Neste cenário, cada um dos níveis estão conectados, mas são diferentes tanto no que envolve, quanto nas definições, prazos e resultados. Logo, três blocos distintos, mas unidos ou vinculados. 

O que é o planejamento estratégico? 

O planejamento estratégico é aquele planejamento que irá definir os objetivos a longo prazo da organização e a direção em que ela deve seguir para que esses propósitos sejam alcançados.

Esse tipo de planejamento é o nível mais alto do planejamento.  

Características:

Ou seja, planejamento estratégico, como o nome sugere, se refere à estratégia de uma organização para atingir um determinado objetivo ou meta. Neste cenário, engloba a situação atual, reconhecendo as dificuldades e possibilidades, ao mesmo tempo que faz uma projeção do que pode ser alcançado no futuro

Vale destacar que isso significa querer garantir um futuro. Assim, há mudanças que vão garantir uma diferenciação, para se destacar, enquanto foca em transmitir confiança ao público. 

A melhor forma de entender o planejamento estratégico é comparar isso a um GPS. Entendo onde você e seu time querem chegar e, isso, define seu destino.

Com esse “destino”, cria-se uma linha ou caminho, que será a rota que a empresa deve percorrer para atingir o objetivo. Essa rota envolve um planejamento de como tudo vai acontecer. 

Inclusive, é o planejamento estratégico que facilita correções e ações diante de imprevistos

Ainda pensando no GPS, se uma rua está interditada naquele dia, você consegue seguir outro caminho e ainda chegar ao seu destino final. Aqui, funciona da mesma maneira, já que a estratégia permite que novas rotas sejam definidas ou mesmo uma ação diante de problemas que possam surgir.

Ferramentas usadas no planejamento estratégico

 

Quer aprender a ferramenta dos OKRs para realizar o planejamento estratégico de maneira eficiente? Inscreva-se no curso gratuito de “OKR o que é e como implementar” da FM2S e execute seu planejamento organizacional com excelência. 

O que é o planejamento tático?

Após a estratégia ser definida, cada departamento precisará elaborar um plano tático para contribuir nas metas gerais. O planejamento tático é o mais detalhado e define como os setores da empresa devem e vão trabalhar para atingir a visão da organização. 

Ou seja, o planejamento tático é definido como o nível intermediário, visando o alcance de objetivos específicos. Por isso, esse processo é usado no médio prazo. 

Características 

Então, para entender esse tipo de planejamento, a melhor alternativa é considerar um técnico de futebol. Ou seja, é aquele indivíduo que está sempre preparando o time para as partidas que virão. O foco é ganhar e, para isso, avalia os jogadores, define as melhores posições, ideias de ataques e defesa, etc. 

Tudo isso é um planejamento tático: estratégias definidas para que, futuramente, o resultado esperado seja alcançado.

Ferramentas usadas no planejamento tático

O que significa planejamento operacional 

Para finalizar, o planejamento operacional é o mesmo que um plano de trabalho. Logo, é uma área ou desdobramento do estratégico. Cabe destacar que aqui há um enfoque no funcionamento diário

Na prática, o operacional é voltado para atingir todas as metas e objetivos e transformá-los em tarefas menores e objetivos mais “curtos”. Isso significa garantir que o dia-a-dia seja melhor executado, conforme o que pode ser feito agora, mesmo com algo maior por vir. 

Ao mesmo tempo, o operacional é algo mais prático e palpável, trabalhando com questões internas, observando todos os recursos disponíveis e assim por diante. 

Enfim, o planejamento operacional é focado no curto prazo e no alinhamento de ações, para que os setores funcionem de forma harmônica. Logo, tudo aquilo que foi determinado no planejamento estratégico é colocado em prática no operacional. 

Características 

Ferramentas usadas no planejamento operacional 

Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional? 

O planejamento estratégico, tático e operacional se diferenciam pelo seu grau de detalhamento, prazos e quem se responsabiliza dentro da empresa. 

Ou seja, o planejamento estratégico é mais genérico e define a direção em que a empresa deve seguir a longo prazo. O tático traduz a estratégia definida para cada setor, criando planos concretos para cada área da organização. Já o operacional se preocupa com a execução, garantindo que as ações planejadas sejam realizadas no dia a dia. 

Quando bem alinhados, a empresa consegue ser mais eficiente, competitiva e preparada para desafios, garantindo um funcionamento de qualidade e coerente. 

Planejamento estratégico, tático e operacional – Exemplo no setor móveis planejados: novos modelos 

Por fim, separamos um exemplo claro e direto de como a sua empresa deve começar a pensar no curto, médio e longo prazo. 

Dessa forma, vamos considerar a empresa que faz móveis customizados/personalizados que tem o objetivo de aumentar a cartela de produtos que serão oferecidos aos clientes. 

Em resumo, podemos apresentar o seguinte planejamento: 

Enfim, o planejamento estratégico, tático e operacional envolve todos os setores da empresa, sendo indispensável para o funcionamento e sucesso.

Leia mais: